Tendinite no quadril: principais sintomas e tratamento

Revisão clínica: Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
abril 2021

A tendinite no quadril é um problema comum em atletas que utilizam em excesso os tendões à volta do quadril, fazendo com que fiquem inflamados e provoquem sintomas como dor ao caminhar, que irradia para a perna, ou dificuldade para mexer uma ou as duas pernas.

Geralmente, a tendinite no quadril afeta atletas que praticam atividades físicas que envolvam o uso excessivo das pernas, como corrida, ciclismo ou futebol, mas também pode surgir em idosos devido ao desgaste progressivo da articulação do quadril. Conheça outras causas de dor no quadril. 

A tendinite no quadril tem cura na maior parte dos casos, no entanto, as chances de cura são maiores em pessoas jovens que fazem fisioterapia.

Principais sintomas

Os principais sintomas indicativos de tendinite no quadril são:

  • Dor no quadril, que piora ao longo do tempo;
  • Dor no quadril, que irradia para a perna;
  • Dificuldade para movimentar as pernas;
  • Cãibras nas pernas, especialmente após longos períodos de repouso;
  • Dificuldade para caminhar, sentar ou ficar deitado sobre o lado afetado.

Na presença de sinais e sintomas de tendinite no quadril, é recomendado que a pessoa consulte o ortopedista ou fisioterapeuta para que seja feito um exame físico para diagnosticar a tendinite e, assim, ser iniciado o tratamento mais adequado.

Como é feito o tratamento

O tratamento para tendinite no quadril deve ser orientado por um ortopedista ou fisioterapeuta, mas normalmente pode ser iniciado em casa com repouso e aplicação de uma bolsa de gelo por 20 minutos, até ao dia da consulta com o médico ortopedista.

Após a consulta, e dependendo da causa de tendinite no quadril, pode ser recomendado tomar remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno, e fazer fisioterapia para tendinite no quadril, que inclui um conjunto de exercícios que ajudam a aliviar a pressão sobre os tendões, diminuindo a dor.

Nos casos mais graves, o tratamento para tendinite no quadril pode incluir cirurgia para retirada de lesões nos tendões ou para substituir a articulação do quadril, especialmente no caso de pacientes idosos.

Exercícios para tendinite no quadril

Os exercícios para tendinite no quadril ajudam a fazer o aquecimento dos tendões e, por isso, aliviam as dores. Porém, devem ser evitados caso estejam causando dor intensa e é importante que sejam recomendados pelo profissional de educação física ou fisioterapeuta.

1. Balançar as pernas

Para fazer este exercício, deve-se ficar de pé ao lado de uma parede, segurando a parede com o braço mais próximo. Depois, deve-se levantar ligeiramente a perna mais afastada da parede e balançá-la 10 vezes para a frente e para trás, levantando-a o máximo possível.

Depois, a perna deve voltar à posição inicial e o exercício deve ser repetido, balançando a perna de um lado para o outro em frente da perna que está apoiada no chão. Terminar o exercício, repetindo os passos com a outra perna.

2. Alongamento do quadril

Para realizar o exercício de alongamento do quadril, a pessoa deve-se deitar de barriga para cima e dobrar o joelho direito em direção ao peito. Com a mão esquerda, puxar o joelho direito para o lado esquerdo do corpo, mantendo a posição, durante 20 segundos. Depois, deve-se voltar à posição inicial e repetir o exercício com o joelho esquerdo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em abril de 2021. Revisão clínica por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta, em abril de 2021.
Revisão clínica:
Marcelle Pinheiro
Fisioterapeuta
Formada em Fisioterapia pela UNESA em 2006 com registro profissional no CREFITO- 2 nº. 170751 - F e especialista em dermatofuncional.