Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Sinovite Transitória do Quadril

A sinovite transitória é uma inflamação articular, que normalmente cura-se sozinha, sem necessidade de tratamento específico. Essa inflamação dentro da articulação normalmente surge após um quadro viral, e afeta mais as crianças entre 2-8 anos, levando ao surgimento de sintomas como dor no quadril, na perna ou no joelho, e necessidade de andar mancando. 

A principal causa da sinovite transitória é migração de vírus ou bactérias, através da circulação sanguínea para a articulação. Assim, é comum que os sintomas se manifestem após um episódio de gripe, resfriado, sinusite ou infecção no ouvido.

Sinovite Transitória do Quadril

Sintomas e diagnóstico 

Os sintomas da sinovite transitória surgem após uma infecção viral e incluem dor dentro da articulação do quadril, joelho, que dificulta o caminhar, e a criança anda mancando. A dor afeta a parte da frente do quadril e sempre que movimenta o quadril a dor está presente.

O diagnóstico é feito pelo pediatra ao observar os sintomas e nem sempre há necessidade de realizar exames. Contudo para despistar outras doenças, que podem apresentar os mesmos sintomas, como Legg Perthes Calvés, tumores ou doenças reumáticas, o médico pode solicitar exames como raio-x, ultrassonografia ou ressonância magnética, por exemplo.

Como aliviar a dor 

O médico pode recomendar que a criança fique de repouso, numa posição confortável, evitando que ela fique de pé. Analgésicos, como Paracetamol podem ser indicados pelo médico e colocar uma compressa morna pode trazer alívio do desconforto. A cura pode ser alcançada em cerca de 10-30 dias.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem