Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Remédios para Dor no nervo ciático

Os remédios para dor no nervo ciático, também chamada de ciatalgia, que podem ser prescritos pelo médico incluem analgésicos e antiinflamatórios como Paracetamol, Ibuprofeno ou Naproxeno, em caso de dor leve ou moderada. Os relaxantes musculares como Carisoprodol ou Ciclobenzaprina também podem ser úteis para aliviar a dor ciática e podem ser facilmente comprados na farmácia, mesmo sem receita médica.

No entanto, quando a ciatalgia é muito grave e a pessoa não consegue nem mesmo ficar de pé, sentada ou caminhar, por estar com a coluna 'travada', como se houvesse um pinçamento do nervo ciático, o médico pode dar injeções de corticóides durante 7 a 10 dias.

Como tomar 

O remédio receitado deve ser tomado segundo orientação do médico ou do farmacêutico mas geralmente consiste em:

  • Paracetamol ou outros analgésicos: tomar no máximo 4 g por dia;
  • Ibuprofeno ou outros antiinflamatórios: tomar até 1,2 g por dia;
  • Injeção de corticoide: Tomar apenas 1 por dia na farmácia ou na clínica médica.

As pomadas como Diclofenaco também podem ser úteis para aliviar a dor e podem ser aplicadas até 3 vezes por dia, com uma massagem no local da dor, até que seja totalmente absorvida pela pele. 

Assim, se está tomando comprimidos de Paracetamol ou Tylenol, por exemplo, se achar que não está sendo suficiente porque não alivia a dor, poderá passar uma pomada antiinflamatória no local da dor, antes de pensar em tomar outro comprimido, por que assim evita-se os efeitos colaterais que os remédios podem causar no fígado. Se achar que o remédio e a pomada não estão tendo o efeito esperado deve voltar ao médico para que ele possa indicar e aplicar a injeção. 

Remédios para Dor no nervo ciático

A dor ciática é caracterizada por uma espécie de queimação, que pode ir desde o fundo das costas, afetando o bumbum, a parte de trás ou da frente da coxa até o pé. Ela é geralmente causada pela compressão do nervo ciático devido a uma alteração na coluna lombar como hérnia de disco ou desvio da coluna, mas também pode acontecer devido ao fato do nervo passar por dentro do músculo piriforme, e sempre que este ficar muito tenso, a crise ciática pode aparecer com sintomas como dor, formigamento ou queimação no fundo das costas, glúteos e pernas. Saiba como identificar a síndrome do piriforme.

Como curar a dor ciática mais rápido

Depois de tomar os remédios durante a crise de dor ciática, é preciso descobrir o que levou ao surgimento da dor para iniciar o tratamento adequado, para que assim a dor não volte mais.

O tratamento para que a dor ciática não volte pode ser feito com sessões de fisioterapia, osteopatia, acupuntura, hidroginástica e Pilates clínico. Nos casos mais graves é preciso realizar uma cirurgia para descomprimir o nervo ciático inflamado ou reduzir a hérnia disco, caso seja esta a raiz do problema, mas cerca de 90% das pessoas não precisam de cirurgia e alcançam a cura através da fisioterapia. Saiba todas as opções de tratamento para dor no nervo ciático.

Confira como fazer os exercícios mais indicados para curar o nervo ciático inflamado nesse vídeo: 

Sinais de melhora e piora

Os sinais de melhora surgem logo após o início da toma dos remédios indicados pelo médico e a maior evidência é o alívio da dor e da sensação da perna presa, o que facilita a realização dos movimentos e as tarefas diárias. 

Possíveis complicações

Se o nervo continuar com baixo suprimento de sangue, pode haver complicações como danos permanentes no nervo, e isto pode fazer com que a pessoa sinta muita dor em todo o trajeto do nervo ciático, ou até mesmo perca a sensibilidade nestes locais. Quando o nervo sofre uma grave lesão, devido a um acidente automobilístico, por exemplo, o melhor tratamento é a cirurgia e quando o cirurgião não consegue reparar completamente a lesão pode ser preciso fazer fisioterapia por longos períodos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...