Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Remédios para dor no nervo ciático

O tratamento para a dor no nervo ciático ou ciatalgia, pode ser realizado com diferentes remédios, que devem ser sempre prescritos pelo médico, como analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares, antidepressivos tricíclicos ou corticoides, por exemplo.

Além disso, quando a dor ciática é muito grave e a pessoa não consegue nem mesmo ficar de pé, sentada ou caminhar, por estar com a coluna 'travada', como se houvesse um pinçamento do nervo ciático, pode ser necessário usar injeções de corticoides, que devem ser administradas por um profissional de saúde.

Remédios para dor no nervo ciático

Alguns dos medicamentos que podem ser receitados pelo médico para o tratamento da dor ciática são:

Anti-inflamatórios não esteróidesCetoprofeno (Profenid), ibuprofeno (Alivium), naproxeno (Flanax)
AnalgésicosParacetamol (Tylenol)
Analgésicos opioidesCodeína (Codein), tramadol (Tramal)
Relaxantes muscularesCiclobenzaprina (Miosan), orfenadrina (Miorrelax)
AnticonvulsivantesGabapentina (Gabaneurin), pregabalina (Lyrica)
Antidepressivos tricíclicosImipramina (Tofranil), nortriptilina (Pamelor) e amitriptilina (Amytril)

Geralmente, os medicamentos que são prescritos inicialmente para o alívio da dor ciática são o paracetamol e os anti-inflamatórios não esteroides. Caso estes remédios não sejam suficientes, o médico pode receitar outros mais fortes, mas só se se justificar o seu uso, já que possuem mais efeitos colaterais.

A dor ciática é caracterizada por uma espécie de queimação, que pode ir desde o fundo das costas, afetando o bumbum, a parte de trás ou da frente da coxa até o pé. Ela é geralmente causada pela compressão do nervo ciático, devido a alterações na coluna lombar, como hérnia de disco ou desvio da coluna, mas também pode acontecer pelo fato do nervo passar por dentro do músculo piriforme, e sempre que este fica muito tenso, a crise ciática pode aparecer, causando dor, formigamento ou queimação no fundo das costas, glúteos e pernas.

Saiba como identificar a síndrome do piriforme.

Como curar a dor ciática mais rápido

O tratamento para evitar a dor ciática pode ser feito com sessões de fisioterapia, osteopatia, acupuntura, hidroginástica e Pilates clínico. Nos casos mais graves, pode ser necessário realizar uma cirurgia para descomprimir o nervo ciático inflamado ou reduzir a hérnia de disco, caso seja esta a raiz do problema, mas cerca de 90% das pessoas não precisam de cirurgia e alcançam a cura através da fisioterapia. Saiba todas as opções de tratamento para dor no nervo ciático.

Saiba como fazer os exercícios mais indicados para curar o nervo ciático inflamado, no vídeo seguinte:

Sinais de melhora

Os sinais de melhora surgem logo após o início da toma dos remédios indicados pelo médico, com o alívio da dor e da sensação de perna presa, o que facilita a realização dos movimentos e as tarefas diárias. 

Possíveis complicações

Se o nervo continuar com baixo suprimento de sangue, podem ocorrer complicações, como danos permanentes no nervo, o que pode fazer com que se sinta muita dor em todo o trajeto do nervo ciático, ou até mesmo perda da sensibilidade nestes locais. Quando o nervo sofre uma grave lesão, devido a um acidente automobilístico, por exemplo, o melhor tratamento é a cirurgia e quando o cirurgião não consegue reparar completamente a lesão, pode ser preciso fazer fisioterapia por longos períodos.

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • LAROCHE, Françoise; PERROT, Serge. Managing Sciatica and Radicular Pain in Primary Care Practice. 1.ed. London, UK: Springer Healthcare, 2013.
  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Sciatica: Of all the nerve. 2016. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/pain/sciatica-of-all-the-nerve>. Acesso em 14 Nov 2019
  • STUMP, Patrick R. N. A. G. et al. Lombociatalgia. Rev. dor. Vol.17(1). S63-6, 2016
  • MERCK MANUAL. Sciatica. 2019. Disponível em: <https://www.merckmanuals.com/professional/musculoskeletal-and-connective-tissue-disorders/neck-and-back-pain/sciatica>. Acesso em 14 Nov 2019
  • SANOFI. BI-PROFENID® (cetoprofeno) . 2016. Disponível em: <http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmVisualizarBula.asp?pNuTransacao=14930452016&pIdAnexo=3264906>. Acesso em 29 Mai 2019
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem