O complexo B é um suplemento vitamínico essencial para o funcionamento normal do organismo, indicado para compensar a carência múltipla de vitaminas do complexo B. Algumas vitaminas do Complexo B facilmente encontradas em farmácias são Beneroc, Citoneurim e complexo B do laboratório EMS ou da Medquímica, por exemplo.
Os suplementos vitamínicos do complexo B podem ser encontradas comercialmente na forma de xaropes, gotas, ampolas e drágeas e podem ser comprados em farmácias por um preço que pode variar muito, devido às diferentes dimensões de embalagem disponíveis.

Para que serve
As vitaminas do complexo B estão indicadas para o tratamento das carências dessas vitaminas e suas manifestações, como neurites, gravidez e aleitamento. Conheça os sintomas da falta de vitaminas do complexo B.
Na dermatologia, podem ser usadas para melhorar o estado geral de furunculose, dermatites, eczema endógeno, seborreia, lúpus eritematoso, líquen plano, tratamento de deformidades na unha e geladuras.
Na pediatria podem ser usadas para aumentar o apetite e para tratar casos de debilidade, má digestão e perda de peso, em particular nos prematuros, doença celíaca e crosta láctea.
Além disso, os suplementos vitamínicos de complexo B também estão indicados para tratar estados de desnutrição, restabelecer a flora intestinal, nas dietas de diabéticos e ulcerosos, em casos de estomatite, glossite, colite, doença celíaca, alcoolismo crônico, coma hepático, anorexia e astenia.
Veja quais as causas que podem estar na origem da astenia e saiba o que fazer.
Como tomar
A dose recomendada depende muito da dosagem do complexo B que se está a usar, da forma farmacêutica em que estão as vitaminas e das carências de cada pessoa.
Geralmente, a dose recomendada para assegurar níveis saudáveis de vitaminas do complexo B em adultos é de 5 a 10 mg de vitamina B1, 2 a 4 mg de vitamina B2 e B6, 20 a 40 mg de vitamina B3 e 3 a 6 mg de vitamina B5, por dia.
Em lactentes e crianças, geralmente são prescritas gotas, e a dose recomendada é de 2,5 mg de vitamina B1, 1 mg de vitamina B2 e B6, 10 mg de vitamina B3 e 1,5 mg de vitamina B5.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso de suplementos com vitaminas do complexo B são diarreia, náusea, vômito e cólicas.
Além disso, embora seja mais raro, podem ainda ocorrer reações de hipersensibilidade, síndromes neuropáticas, inibição da lactação, coceira, vermelhidão facial e formigamento.
Quem não deve usar
Os suplementos vitamínicos do complexo B não devem ser usados em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, pessoas com Parkinson que estão usando levodopa isolada, menores de 12 anos e grávidas e lactantes sem recomendação médica.