Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tomar o Suplemento Vitamínico de Complexo B

O complexo B é um suplemento vitamínico essencial para o funcionamento normal do organismo, indicado para compensar a carência múltipla de vitaminas do complexo B. Algumas vitaminas do Complexo B facilmente encontradas em farmácias são ​Beneroc, Citoneurim e complexo B do laboratório EMS ou da Medquímica, por exemplo.

Os suplementos vitamínicos do complexo B podem ser encontradas comercialmente na forma de xaropes, gotas, ampolas e drágeas e podem ser comprados em farmácias por um preço que pode variar muito, devido às diferentes dimensões de embalagem disponíveis.

Como tomar o Suplemento Vitamínico de Complexo B
 

Para que serve

As vitaminas do complexo B estão indicadas para o tratamento das carências dessas vitaminas e suas manifestações, como neurites, gravidez e aleitamento. Conheça os sintomas da falta de vitaminas do complexo B.

Na dermatologia, podem ser usadas para melhorar o estado geral de furunculose, dermatites, eczema endógeno, seborreia, lúpus eritematoso, líquen plano, tratamento de deformidades na unha e geladuras. 

Na pediatria podem ser usadas para aumentar o apetite e para tratar casos de debilidade, má digestão e perda de peso, em particular nos prematuros, doença celíaca e crosta láctea.

Além disso, os suplementos vitamínicos de complexo B também estão indicados para tratar estados de desnutrição, restabelecer a flora intestinal, nas dietas de diabéticos e ulcerosos, em casos de estomatite, glossite, colite, doença celíaca, alcoolismo crônico, coma hepático, anorexia e astenia. 

Como tomar

A dose recomendada depende muito da dosagem do complexo B que se está a usar, da forma farmacêutica em que estão as vitaminas e das carências de cada pessoa. 

Geralmente, a dose recomendada para assegurar níveis saudáveis de vitaminas do complexo B em adultos é de 5 a 10 mg de vitamina B1, 2 a 4 mg de vitamina B2 e B6, 20 a 40 mg de vitamina B3 e 3 a 6 mg de vitamina B5, por dia.

Em lactentes e crianças, geralmente são prescritas gotas, e a dose recomendada é de 2,5 mg de vitamina B1, 1 mg de vitamina B2 e B6, 10 mg de vitamina B3 e 1,5 mg de vitamina B5.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o uso de suplementos com vitaminas do complexo B são diarreia, náusea, vômito e cólicas.

Além disso, embora seja mais raro, podem ainda ocorrer reações de hipersensibilidade, síndromes neuropáticas, inibição da lactação, coceira, vermelhidão facial e formigamento.

Quem não deve usar

Os suplementos vitamínicos do complexo B não devem ser usados em pessoas com hipersensibilidade a qualquer um dos componentes presentes na fórmula, pessoas com Parkinson que estão usando levodopa isolada, menores de 12 anos e grávidas e lactantes sem recomendação médica.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...