Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em Vitamina B5

A vitamina B5, também conhecida como ácido pantotênico, pode ser encontrada em alimentos como fígado, farelo de trigo e queijos, sendo importante principalmente para a produção de energia no corpo.

Essa vitamina também atua melhorando a saúde da pele e dos cabelos, mas apesar de sua deficiência ser rara, pode causar problemas como apatia, fadiga, irritabilidade, estresse e cãibras musculares. Para adultos, as necessidades de vitamina B5 são de 5 mg/dia, o que pode ser atingido com uma alimentação saudável e variada. Veja todas as funções desta vitamina aqui.

Alimentos ricos em Vitamina B5

Quantidade de Vitamina B5 nos alimentos

A tabela a seguir traz a quantidade de vitamina B5 em 100 g de cada alimento.

Alimentos ricos em Vit. B5Vit. B5 por 100 gEnergia por 100 g
Fígado5,4 mg225 kcal
Farelo de trigo2,2 mg216 kcal
Farelo de arroz7,4 mg450 kcal
Sementes de girassol7,1 mg570 kcal
Cogumelo3,6 mg31 kcal
Salmão1,9 mg243 kcal
Abacate1,5 mg96 kcal
Frango1,3 mg163 kcal

Além dos alimentos, essa vitamina também é produzida pela flora intestinal, sendo importante evitar o consumo excessivo de produtos industrializados que enfraquecem as bactérias do intestino, como salsichas, bacon e comida pronta congelada.

Além disso, é importante lembrar que a suplementação com vitamina B5 só é recomendada em casos de diagnóstico de carência dessa vitamina, pois uma alimentação variada e saudável oferece as quantidades necessárias dessa vitamina, assegurando a saúde do organismo. Veja todos os sintomas da deficiência de B5.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...