Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Alimentos ricos em Vitamina B2

A vitamina B2, que também é chamada de riboflavina, faz parte das vitaminas do complexo B e pode ser encontrada principalmente no leite e nos seus derivados, como queijos e iogurtes, além de também estar presente em alimentos como fígado, cogumelos, soja e ovo.

Essa vitamina traz benefícios para o organismo como estimular a produção de sangue, manter o metabolismo adequado, favorecer o crescimento e a prevenir problemas no sistema nervoso e de visão, como a catarata. Veja outras funções aqui.

Alimentos ricos em Vitamina B2

Quantidade de vitamina B2 nos alimentos

A tabela a seguir traz os principais alimentos fontes de vitamina B2 e a quantidade desta vitamina em cada 100 g de alimento.

Alimentos (100g)Quantidade de vitamina B2Energia
Fígado de boi cozido2,69 mg140 kcal
Leite integral0,24 mg260 kcal
Queijo minas frescal0,25 mg264 kcal
Iogurte natural0,22 mg51 kcal
Levedo de cerveja4,3 mg345 kcal
Aveia em flocos0,1 mg366 kcal
Amêndoas1 mg640 kcal
Ovo cozido0,3 mg157 kcal
Espinafre0,13 mg67 kcal
Lombo de porco cozido0,07 mg210 calorias

Assim, como existem diversos alimentos ricos em vitamina B2 que são facilmente incluídos na dieta, normalmente a deficiência desta vitamina está relacionada a casos de anorexia ou desnutrição, que são problemas onde a ingestão geral de alimentos está bastante reduzida.

Quantidade diária recomendada

A recomendação vitamina B2 para homens adultos saudáveis é de 1,3 mg por dia, enquanto para mulheres a quantidade deve é de 1,1 mg.

Quando consumida em menor quantidade ou diante de grandes problemas de saúde como cirurgias e queimaduras, a falta de vitamina B2 pode causar complicações como feridas na boca, visão cansada e diminuição do crescimento. Veja quais os sintomas da falta de vitamina B2 no organismo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...