Vitamina B9: para que serve, alimentos ricos e quantidade recomendada

Atualizado em agosto 2023

A vitamina B9, ou folato, é um nutriente essencial para muitas funções no organismo, como atuar na formação do sistema nervoso do bebê, prevenir a anemia, manter a saúde do cérebro e evitar doenças cardiovasculares, como aterosclerose, infarto e e AVC.

Essa vitamina pode ser encontrada em diversos alimentos, como espinafre, fígado bovino, aspargos, feijão e castanha-de-caju. Além disso, a vitamina B9 também é encontrada na forma de ácido fólico, em suplementos, que podem ser indicados para o tratamento de anemias e para evitar o risco de malformações no bebê durante a gravidez.

A carência de vitamina B9 no organismo pode causar sintomas como dor de cabeça, queda de cabelo e diarreia. Além disso, a deficiência de vitamina B9 em mulheres grávidas pode causar problemas como parto prematuro, pressão alta ou aborto espontâneo.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

A vitamina B9 desempenha as seguintes funções no organismo:

1. Mantém a saúde do cérebro

A vitamina B9 mantém a saúde do cérebro por participar da formação dos neurônios e de neurotransmissores, como dopamina e norepinefrina, que ajudam a melhorar a memória e a concentração, ajudando, assim, a evitar problemas como depressão, demência e Alzheimer.

2. Atua na formação do sistema nervoso do bebê

A vitamina B9 atua na formação do sistema nervoso do bebê, promovendo o crescimento e o desenvolvimento adequado e evitando malformações, como espinha bífida, fenda palatina e lábio leporino, ma condição onde os lábios têm uma divisão que pode chegar até o nariz.

3. Evita a anemia

Níveis normais de B9 no organismo ajuda a evitar a anemia, porque esse nutriente atua na formação das células vermelhas, ou hemácias, do sangue, que têm como função o transporte de oxigênio pelo corpo e que, quando estão reduzidas indicam a presença de anemia.

4. Mantém a saúde da pele

Por ser é um dos responsáveis ​​pelo crescimento e manutenção das células da pele, a vitamina B9 ajuda a manter a saúde da pele, prevenindo inflamações e podendo evitar o surgimento de situações como envelhecimento precoce e acne, por exemplo.

5. Participa do metabolismo de aminoácidos

A vitamina B9, junto com a vitamina B12 e a vitamina C, participa do metabolismo de diversos aminoácidos, ajudando na absorção, no uso e na formação de novas proteínas no organismo.

6. Previne doenças cardiovasculares

A vitamina B9 reduz o risco de doenças cardiovasculares, porque pode diminuir os níveis de homocisteína no organismo, um aminoácido que em níveis elevados, está relacionado com o surgimento de doenças cardiovasculares como AVC, trombose ou infarto, por exemplo.

7. Evita o surgimento de alguns tipos de câncer

Níveis adequados de vitamina B9 no organismo, pode ajudar a evitar o surgimento de alguns tipos de câncer, como colorretal, de mama e de próstata. Isso porque a vitamina B9 atua na formação do DNA e RNA, e na expressão de genes.

No entanto, mais estudos com seres humanos são necessários para comprovar os benefícios da vitamina B9 na prevenção do câncer.

Alimentos ricos em vitamina B9

Os principais alimentos ricos em vitamina B9 são:

  • Amêndoas;
  • Feijão;
  • Fígado bovino;
  • Beterraba;
  • Espinafre;
  • Sementes de girassol.

Além disso, outros alimentos com boas quantidades de vitamina B9, ou ácido fólico, incluem laranja, levedura de cerveja, aspargos, fígado de galinha. Confira mais sobre os alimentos ricos em ácido fólico.

Quantidade diária recomendada

A quantidade diária recomendada de vitamina B9 varia conforme a idade e as fases da vida, conforme a tabela a seguir:

Idade / fase da vida Quantidade recomendada por dia
De 0 a 6 meses 65 mcg
De 6 a 12 meses 80 mcg
De 1 a 3 anos 150 mcg
De 4 a 8 anos 200 mcg
De 9 a 13 anos 300 mcg
Homens e mulheres de 14 anos em diante 400 mcg

Além disso, durante a gravidez, a recomendação diária de vitamina B9 é de 600 mcg. Já durante o período de amamentação, a quantidade indicada de vitamina B9 para a mulher é de 500 mcg.

Carência de vitamina B9

A carência, ou deficiência, de vitamina B9 pode surgir em situações como baixa ingestão alimentar, problemas que diminuem a absorção dessa vitamina, como consumo regular de bebidas alcoólicas, doença celíaca ou doenças inflamatórias intestinais, ou ainda devido ao aumento das necessidades dessa vitamina, como acontece durante a gravidez.

Os principais sintomas da carência de vitamina B9 são perda do apetite, náuseas, vômitos, diarreia, aftas e queda de cabelo. Já a deficiência dessa vitamina por longos períodos pode causar anemia megaloblástica, provocando sintomas como cansaço excessivo, dor muscular e palidez. Conheça todos os sintomas da anemia megaloblástica.

A carência vitamina B9 também está relacionada a problemas durante a gravidez, como pressão alta, aborto e parto prematuro. Já nos bebês, a deficiência da vitamina pode causar malformações, como a espinha bífida, fenda palatina e lábio leporino.

Excesso de vitamina B9

Embora seja raro, o consumo de suplementos ou alimentos fortificados com vitamina B9, acima de 1000 mcg por dia, pode causar os seguintes sintomas:

  • Hiperatividade;
  • Perda do apetite;
  • Náuseas;
  • Barriga inchada.

Além disso, o excesso de vitamina B9 também pode causar reações alérgicas em pessoas hipersensíveis a essa vitamina, incluindo sintomas como febre, coceira na pele e dificuldades para respirar.

Quando usar suplementos

O suplemento de vitamina B9, na forma de ácido fólico, é indicado pelo médico para mulheres que planejam engravidar ou para aquelas que já estejam grávidas. Além disso, esse suplemento também é recomendado para o tratamento da anemia megaloblástica e da anemia macrocítica.

Esse suplemento é encontrado na forma de comprimidos, sozinho ou junto com outras vitaminas, onde a dosagem recomendada varia conforme os objetivos a serem tratados. Entretanto, a dose indicada do suplemento oral de ácido fólico para adultos pode variar entre 1 a 5 mcg por dia. Conheça mais sobre os suplementos de ácido fólico.

Vídeos relacionados