Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e tratar a Pelagra

A pelagra é uma doença causada pela deficiência de niacina que é a Vitamina B3, também chamada de niacina, no organismo. Esta doença não é contagiosa e por isso ela não passa de um indivíduo para o outro.

As causas da pelagra podem ser a carência de vitamina B3 no organismo ou o alcoolismo. Veja os sintomas da falta dessa vitamina aqui.

Sintomas de pelagra

Como identificar e tratar a Pelagra
Como identificar e tratar a Pelagra
Como identificar e tratar a Pelagra

Os sintomas de pelagra incluem:

  • Surgimento de manchas negras na pele, que após alguns dias geram crostas;
  • Diarreia;
  • Demência.

O diagnóstico da pelagra é estabelecido baseando-se nos hábitos alimentares, nos sintomas e também com um exame de urina onde é possível se verificar concentrações baixas dos subprodutos da niacina na urina, embora exames de sangue possam ser úteis.

Tratamento para pelagra

O tratamento da pelagra consiste na administração suplemento de niacina disponíveis como niacinamida e ácido nicotínico em associação com outras vitaminas do complexo B.

O médico deverá adequar a quantidade a se suplementar  que poderá ir de 100 a 300 mg 3 vezes ao dia de nicotinamida . É importante considerar para esta suplementação a presença de doenças como gota para se ponderar o custo-benefício do tratamento e adequar medicação.

A pelagra ocorre também em indivíduos com doença de Hartnup, um distúrbio hereditário raro caracterizado pela deficiência da absorção de triptofano, que está envolvido na produção orgânica da vitamina B3, nesses casos também é preciso fazer uma suplementação com doses elevadas de niacina. 

Alguns alimentos ricos em Niacina

Frango12,8 miligramas
Carne de porco 11,0 miligramas
Carne de vaca10,2 miligramas
Gérmem de trigo 9,8 miligramas
Queijo Cheddar0,4 miligramas
Pão integral5,9 miligramas

A dose normalmente recomendada de Vitamina B3 (niacina) é de 18 miligramas por dia.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...