Pelagra: o que é, sintomas, causas e tratamento

A pelagra é uma doença rara causada pela deficiência de vitamina B3, também conhecida como niacina, no organismo, o que pode provocar alterações na pele, diarreia e alterações neurológicas, como dor de cabeça, confusão mental e perda de memória, por exemplo.

A deficiência dessa vitamina pode acontecer devido ao baixo consumo de alimentos ricos nessa vitamina, ou ser consequência da má-absorção da vitamina B3 no intestino, o que pode ser devido à doença de Crohn, por exemplo. Assim, é importante que a causa da pelagra seja identificada para que seja possível iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver alteração nos hábitos alimentares e uso de suplementos de vitamina B3, por exemplo.

Pelagra: o que é, sintomas, causas e tratamento

Sintomas de pelagra

A pelagra pode ser caracterizada pela tríade de sintomas: dermatite, diarreia e demência, que não necessariamente acontecem nessa ordem, além de poder acontecer em intensidades diferentes entre as pessoas. De forma geral, os principais sintomas que podem ser indicativos de pelagra são:

  • Lesões simétricas na pele que fica mais exposta ao sol;
  • Vermelhidão no rosto, com padrão semelhante à asa de borboleta;
  • Lesões no pé que não envolvem a região do pé que normalmente é envolvida por chinelos de dedo;
  • Vermelhidão e coceira no dorso da mão;
  • Presença de bolhas na pele;
  • Espessamento e escurecimento da pele;
  • Surgimento de fissuras nos pés, que pode causar dor ao andar;
  • Vômitos;
  • Dor de cabeça;
  • Confusão mental e desorientação;
  • Perda de memória;
  • Alterações do humor.

Na presença desses sintomas, é importante que o médico seja consultado para que sejam feitos exames que ajudem a confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado, pois caso isso não seja feito, é possível que a pessoa comece a apresentar delírios e evoluir para um quadro de coma e, em seguida, morte devido à falência múltipla de órgãos.

Assim, para confirmar o diagnóstico da pelagra, o médico pode indicar a realização de exames de urina e de sangue, além de exames de imagem e biópsia da pele para descartar outras doenças em que os mesmos sintomas possam estar presentes.

Pelagra: o que é, sintomas, causas e tratamento

Possíveis causas

De acordo com a causa, a pelagra pode ser classificada em dois tipos principais:

  • Pelagra primária, que acontece devido ao consumo insuficiente de alimentos ricos em niacina e triptofano, que é um aminoácido que é convertido à niacina no organismo;
  • Pelagra secundária, que acontece devido a alterações na absorção da vitamina B3 no organismo, o que pode ser devido ao consumo excessivo de álcool, uso de medicamentos, doenças de Crohn, malnutrição, cirrose e realização de diálise, por exemplo.

Além disso, alguns tipos de câncer também podem favorecer o desenvolvimento da pelagra, pois podem interferir diretamente no metabolismo do triptofano, que não é convertido em niacina.

Como é feito o tratamento

O tratamento para a pelagra deve ser orientado pelo médico e nutricionista de acordo com a causa da deficiência da vitamina B3 e sintomas apresentados pela pessoa. Assim, pode ser indicado o uso de suplementos nutricionais, como niacinamida e ácido nicotínico em associação com outras vitaminas do complexo B, numa dosagem que deve ser determinada pelo médico, em função do estado de saúde da pessoa.

Além disso, é recomendado o aumento do consumo de alimentos ricos em triptofano, como queijo, castanha de caju, amêndoa, ovo, ervilha e abacate, por exemplo, assim como alimentos ricos em vitamina B3, como frango, peixes, sementes de gergelim, tomate e amendoim. Conheça outros alimentos ricos em vitamina B3 

É também importante tratar a doença que está na origem do défice de niacina e/ou alterar os estilos de vida que possam contribuir para a diminuição desta vitamina, como é o caso do uso excessivo de álcool, uso inadequado de certos medicamentos ou realização de dietas pobre em vitaminas.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Equipe Tua Saúde - em Junho de 2021. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão, Oftalmologista - em Fevereiro de 2016.

Bibliografia

  • PORTAL DO GOVERNO BRASILEIRO. Qual o tratamento para pelagra?. 2019. Disponível em: <https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/13656/1/Telessauders_pelagra.pdf>. Acesso em 23 Jul 2020
  • BADAWY, Abdulla A.-B et. al.. Pellagra and Alcoholism: A Biochemical Perspective. Alcohol and Alcoholism. Vol.49. 3.ed; 238-250, 2014
  • ALVES, Andreia O.; BORTOLATO, Thaissa; FILHO, Fred B. Pellagra. The Journal of Emergency Medicine. Vol 54. 2 ed; 238-240, 2018
  • JUNIOR, José Vitor O.; ZACCARIOTTO, Lílian Maria; MACIEL, Juliana N.; SITTART, José Alexandre. Pelagra. Rev Soc Bra Clin Med. Vol 6. 4 ed; 139-141, 2008
Mais sobre este assunto: