Alimentos ricos em vitaminas

Atualizado em março 2023

Os alimentos ricos em vitaminas, como vitamina A, vitaminas do complexo B e vitamina D, são importantes para a manutenção das funções básicas do corpo, ajudando a evitar o surgimento de doenças, como anemias, escorbuto, pelagra ou problemas hormonais.

Além disso, os alimentos ricos em vitaminas também promovem a saúde da pele, dos cabelos e das unhas, prevenindo a flacidez, a queda de cabelo e unhas rachadas.

Uma alimentação saudável e variada geralmente garante a ingestão adequada de vitaminas. No entanto, na presença de situações como cirurgias, gravidez ou má absorção intestinal, o uso de suplementos de vitaminas pode ser indicado pelo médico ou nutricionista.

Imagem ilustrativa número 1

Tipos de vitaminas

Exitem dois tipos de vitaminas: as lipossolúveis, como a vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K, que estão presentes principalmente em alimentos como leite, óleo de peixe, sementes e verduras.

E as vitaminas hidrossolúveis, como as vitaminas do complexo B e a vitamina C, que se encontram em alimentos como fígado, levedo de cerveja e frutas cítricas, por exemplo.

Lista alimentos ricos em vitaminas

A tabela a seguir contém alguns alimentos ricos em vitaminas e as suas respectivas funções:

Vitamina Principais alimentos Principais funções
Vitamina A Fígado, leite, ovos. Manter a saúde dos olhos e da pele, e prevenir o envelhecimento precoce.
Vitamina B1 (Tiamina) Carne de porco, castanha-do-pará, aveia. Melhora a digestão, favorece o crescimento e mantém os nervos saudáveis.
Vitamina B2 (Riboflavina) Fígado, levedo de cerveja, farelo de aveia. Favorece a cicatrização, mantém a saúde da tireoide e prevenir doenças cardíacas.
Vitamina B3 (Niacina) Levedo de cerveja, fígado, amendoim. Regula o metabolismo de energia e fortalece o sistema imunológico.
Vitamina B5 (Ácido pantotênico) Massa fresca, fígado, sementes de girassol. Promove a cicatrização e equilibra alguns hormônios.
Vitamina B6 (Piridoxina) Fígado, banana, salmão. Produz anticorpos, alivia sintomas da TPM e de artrite reumatoide.
Vitamina B7 (Biotina) Amendoim, avelã, farelo de trigo. Fortalece e hidrata o cabelo, a pele e as unhas.
Vitamina B8 (Colina) Ovo, levedo de cerveja, fígado de frango.

Atua na produção de acetilcolina, um neurotransmissor que ajuda a regular a memória, a contração muscular e o humor.

Vitamina B9 (Ácido fólico) Fígado, levedo de cerveja, lentilha. Participa da formação das células do sangue, prevenindo anemia e fortalecimento do sistema imunológico.
Vitamina B12 (Cobalamina) Fígado, mariscos, ostras. Atua na formação dos glóbulos vermelhos do sangue na manutenção da saúde do sistema nervoso e do metabolismo.
Vitamina C Morango, kiwi, laranja. Previne a anemia, fortalece os vasos sanguíneos e acelera a cicatrização de feridas e queimaduras.
Vitamina D Óleo de fígado de bacalhau, óleo de salmão, ostras. Fortalece os ossos e o sistema imunológico e melhora a saúde do coração.
Vitamina E Óleo de gérmen de trigo, sementes de girassol, avelã. Prevenir doenças neurológicas e cardiovasculares e manter a saúde da pele.
Vitamina K Couve-de-bruxelas, brócolis, couve-flor. Participa da coagulação do sangue e mantém a saúde dos ossos.

Os alimentos ricos em vitaminas também contêm minerais, como magnésio e ferro, que ajudam a combater o cansaço físico, mental, cãibras e até anemias, por exemplo.

Quando tomar suplementos vitamínicos

Os suplementos vitamínicos são geralmente indicados quando existe uma necessidade maior do organismo por estes nutrientes, como durante gravidez ou na amamentação, por exemplo.

Além disso, os suplementos vitamínicos também podem ser usados para enriquecer a dieta de atletas ou após as cirurgias, por exemplo, porque nessas situações o organismo precisa de mais nutrientes.

No entanto, a ingestão de suplementos de vitaminas só deve ser feita com a orientação de um médico ou nutricionista.

As vitaminas que engordam?

As vitaminas não têm calorias e, por isso, não engordam. Porém, como as vitaminas, principalmente as do complexo B, ajudam a equilibrar as funções do organismo, regulando também o apetite, o uso desse suplemento pode provocar um aumento da fome, favorecendo o ganho de peso em algumas pessoas.