O arroz é um cereal rico em carboidratos e seu principal benefício para a saúde é o fornecimento de energia para o organismo. Além disso, também contém aminoácidos, vitaminas e minerais essenciais para o funcionamento do corpo.
Quando a proteína do arroz é combinada com feijão, grão, favas, lentilhas ou ervilhas fornece proteínas completas para o organismo que são importantes para construção dos tecidos do organismo, e ajuda ainda a reforçar a imunidade e na manutenção das células, possuindo benefícios principalmente pelas pessoas vegetarianas ou veganas.
O consumo do arroz branco pode não ser ideal para as pessoas que desejam perder peso, que possuem diabetes ou doenças cardíacas, principalmente quando consumido em grandes quantidades. Nesse caso, a melhor opção é o arroz integral, uma vez que possui mais fibras e, consequentemente, mais benefícios para o organismo, de acordo com alguns estudos.

No entanto, no caso das pessoas que possuem problemas digestivos, como gastrite, refluxo, diarreia ou diverticulite, e que necessitam de uma alimentação baixa em fibras, o consumo de arroz branco é uma excelente opção, já que é mais fácil de ser digerido.
O recomendado é que o arroz seja consumido em pequenas porções e sempre combinado com alguma leguminosa e vegetais, pois assim é possível aumentar o seu valor nutricional. Também é importante ler as informações nutricionais do alimento, pois assim é possível escolher o arroz branco que seja fortificado com vitaminas e minerais para ter maior benefícios.
Qual a diferença entre o arroz branco e o integral?
A principal diferença entre o arroz branco e o integral é que durante o processo de branqueamento a casca e o gérmen são retirados e, por isso, a concentração de fibras e a concentração de vitaminas e minerais são menores no arroz branco em comparação com o integral.
Além disso, o consumo de arroz banco está associado com um maior risco de diabetes do tipo II, doenças cardíacas e obesidade por promover maior aumento do açúcar no sangue, diferentemente do arroz integral, que de acordo com alguns estudos, poderia diminuir o risco dessas doenças crônicas.
O arroz integral possui muito mais nutrientes, minerais e um pouco menos de carboidratos que o arroz branco, o qual perde nutrientes no seu processamento Dessa forma, o arroz integral possui vitaminas do complexo B, minerais como zinco, selênio, cobre e magnésio, assim como fitoquímicos com ação antioxidante.
Informação nutricional do arroz
A tabela a seguir traz as informações nutricionais de 100 gramas de arroz branco e integral cozidos:
Como fazer arroz branco
A proporção para cozinhar o arroz branco sempre será de 1 para 2, ou seja, a quantidade de água sempre será o dobro da quantidade de arroz.
Para preparar o arroz, deve-se colocar em uma panela 1 a 2 colheres de sopa de azeite e quando estiver quente, acrescentar 1 xícara de arroz e misturar. Em seguida, acrescentar duas xícaras de água e uma pitada de sal e deixar cozinhar no fogo alto até a água ferver. Depois disso, baixar o fogo e tapar a panela, deixando cozinhar por 15 minutos.
Quando forem observados furos no arroz, apagar o fogo e deixar descansar por alguns minutos com a panela tampada para permitir que o arroz termine de absorver a água.
Receita de arroz de forno light

Essa receita é deliciosa e muito simples de fazer.
Ingredientes
- 2 copos de arroz integral lavado e escorrido
- 1 cebola ralada
- 5 dentes de alho esmagados
- 1 folha de louro
- 1/2 pimentão picado em pedacinhos
- 4 copos de água
- sal à gosto
Modo de preparo
Refogue o alho e a cebola numa panela e depois coloque numa travessa de ir ao forno. A seguir coloque os outros ingredientes na travessa e leve ao forno por cerca de 20 minutos, observando se o arroz está devidamente cozido no fim. Se for necessário acrescente um pouquinho mais de água fervente e deixe no forno até secar.
Para variar o sabor você pode adicionar fatias de tomate, algumas folhas de manjericão e um pouquinho de queijo por cima, no final da cozedura.
Receita de arroz com legumes rico em proteína
Ingredientes:
- 100 g de arroz selvagem
- 100 g de arroz comum
- 75 g de amêndoas
- 1 abobrinha
- 2 talos de aipo
- 1 pimentão
- 600 ml de água
- 8 quiabos ou espargos
- 1/2 lata de milho verde
- 1 cebola
- 2 colheres de azeite
Para temperar: 1 malagueta, 1 pitada de pimenta preta, 1 colher de coentro, 2 colheres de molho de soja, 2 colheres de salsinha picada e sal à gosto
Modo de preparo
Refogue a cebola no azeite até dourar e depois acrescente o arroz mexendo durante alguns minutos. Depois acrescente a água, os legumes e as amêndoas. Depois acrescente os temperos mas deixe o coentro e a salsinha para ser adicionado no fim, quando o arroz estiver quase secando.
Para evitar que o arroz fique empapado, deve-se manter sempre o fogo baixo e não mexer depois de acrescentar os legumes na panela.
Receita rápida de bolinho de arroz

Ingredientes:
- 1/2 xícara de chá de leite
- 1 ovo
- 1 xícara de chá de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- 2 xícaras de chá de arroz cozido
- Sal, alho e pimenta do reino a gosto
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- Óleo para fritar
Modo de preparo:
Bater no liquidificador o leite, o ovo, a farinha, o parmesão, o fermento em pó, o arroz, o sal, o alho e a pimenta, até formar uma massa homogênea. Despejar em uma tigela e adicionar a salsa picado, misturando bem com uma colher. Para fritar, coloque colheradas da massa no óleo quente, e deixe dourar. Ao retirar o bolinho, deve-se deixá-lo escorrer em papel toalha para retirar o excesso de óleo.