Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

7 benefícios de comer lentilhas para a saúde

A lentilha é um alimento muito rico em vitaminas e minerais que pode trazer vários benefícios para a saúde, como diminuir o colesterol, desintoxicar o organismo ou prevenir a anemia. Além disso, podem ser preparadas sem adição de gorduras, se tornando uma ótima refeição para uma dieta de emagrecimento.

Apesar de ser consumida com mais frequência na ceia de ano novo, a lentilha podem ser consumida no dia-a-dia, durante todo o ano, para substituir o feijão, por exemplo.

Embora tenha vários benefícios, o consumo de lentilhas deve ser controlado por pessoas que sofrem com gota ou que têm o ácido úrico aumentando, já que são um alimento muito rico em purinas.

7 benefícios de comer lentilhas para a saúde

Os 7 principais benefícios de comer lentilhas incluem:

  1. Ajudar a diminuir o colesterol - porque têm fibras insolúveis que diminuem a absorção de gorduras.
  2. Desintoxicar o organismo - regulando o intestino e, por isso, limpam os intestinos absorvendo as toxinas.
  3. Diminuir a Tensão Pré-Menstrual - pois contêm uma substância chamada de lignanas, que tem uma ação semelhante aos hormônios femininos como os estrogênios que ajudam a diminuir os sintomas de TPM.
  4. Combater a diabetes - porque apesar de ter muitos carboidratos, têm muitas fibras e fazem com que o açúcar não aumente muito sangue.
  5. Prevenir e tratar a anemia - alimento muito rico em ferro, recomendado especialmente para vegetarianos com tendência a desenvolver anemia.
  6. Ajudar a prevenir o câncer - porque além de serem ricas em fibras que diminuem o risco de câncer no cólon têm antioxidantes que protegem as células do corpo.
  7. Melhorar a saúde dos ossos - além de ter cálcio, contém isoflavonas que ajudam a produzir hormônios importantes para fortalecer os ossos.

Além disso, as lentilhas são ricas em zinco, que ajuda a fortalecer o sistema imune e são muito boas para tratar a anemia porque têm muito ferro e, além disso, sua alta quantidade de fibras melhora o trânsito intestinal e alivia a prisão de ventre e o inchaço da barriga.

Como fazer lentilhas

As lentilhas podem ser feitas como se faz o feijão e, por isso, basta cobrir as lentilhas com água e deixar cozinhar por 30 minutos. Assim, para fazer uma sopa rápida e nutritiva basta cozinhar as lentilhas secas junto com cenoura, salsão e cebola, por exemplo, e comer em forma de sopa ou junto com arroz.

Existem vários tipos de lentilhas, mas normalmente todos os tipos devem ficar de molho para que produzam menos gases intestinais, assim como o feijão.

As lentilhas podem ser verdes, marrons, pretas, amarelas, vermelhas e laranja, contendo consistências diferentes e ficando mais firmes ou macias após a cozedura. Por isso, as lentilhas laranja, como ficam macias e pastosas, são geralmente utilizadas na alimentação dos bebês, porém, é necessário colocar de molho, para não provocar prisão de ventre ou cólicas no bebê.

Tabela de informação nutricional

ComponentesQuantidade por 100 g de lentilhas cozidas
Energia93 calorias
Proteínas6,3 g
Gorduras0,5 g
Carboidratos16,3 g
Fibras7,9 g
Vitamina B10,03 mcg
Sódio1 mg
Potássio220 mg
Cobre0,17 mg
Zinco1,1 mg
Magnésio22 mg
Manganês0,29 mg
Cálcio16 mg
Fósforo104 mg
Ferro1,5 mg

Receita saudável com lentilhas

7 benefícios de comer lentilhas para a saúde

Uma receita deliciosa e fácil de fazer com lentilhas é a salada quente de batata e lentilhas.

Ingredientes

  • 85 g de lentilhas
  • 450 g de batatinhas novas
  • 6 cebolinhas verdes
  • 1 colher de sopa de azeite virgem extra
  • 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico
  • Sal e pimenta

Modo de preparo

Colocar as lentilhas em uma panela com água a ferver por 20 minutos, retirar as lentilhas da água e reservar. Em outra panela colocar as batatas em água fervente por 20 minutos, retirar e cortar ao meio para uma taça. Adicionar às batatas as cebolas cortadas em rodelas e as lentilhas. Por fim, adicionar o azeite, vinagre, sal e a pimenta.

Confira no vídeo a seguir como preparar o hambúrguer de lentilha:

Bibliografia >

  • UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS . Tabela Brasileira de Composição de Alimentos – TACO. 2011. Disponível em: <http://www.nepa.unicamp.br/taco/contar/taco_4_edicao_ampliada_e_revisada.pdf?arquivo=taco_4_versao_ampliada_e_revisada.pdf>. Acesso em 10 Abr 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem