Arroz e feijão: boa fonte de proteína?

Atualizado em maio 2023

O arroz e feijão são uma fonte de proteínas de excelente qualidade, já que fornecem todos os aminoácidos essenciais para manter a saúde, ajudar no ganho de massa muscular e produzir alguns hormônios.

Além disso, o arroz e feijão são ricos em fibras, vitamina B9, magnésio, fósforo e manganês, nutrientes que favorecem na perda de peso, no bom funcionamento do intestino, na prevenção da anemia e da osteoporose, por exemplo.

Por ser uma combinação que fornece uma proteína de alto valor biológico, o arroz e feijão podem substituir as proteínas encontradas nos alimentos de origem animal, como ovos, frango e laticínios.

Imagem ilustrativa número 1

Arroz e feijão são uma boa fonte de proteína?

O arroz e feijão é uma boa fonte de proteínas de alto valor biológico, porque essa combinação fornece todos os aminoácidos essenciais para o funcionamento do organismo.

Isso acontece porque o arroz é rico no aminoácido metionina, enquanto não contém lisina. Já o feijão não possui metionina, mas contém a lisina. Assim, essa combinação é uma excelente fonte de proteínas de origem vegetal.

Principais benefícios

Os principais benefícios do consumo do arroz e feijão para a saúde são:

1. Favorecer o emagrecimento

Essa combinação favorece o emagrecimento, porque o arroz, especialmente o integral, e o feijão são ricos em fibras, que aumentam o tempo de digestão dos alimentos e ajudam a controlar a fome ao longo do dia. Conheça mais alimentos que ajudam a emagrecer.

No entanto, para emagrecer é fundamental também manter uma alimentação saudável e variada, e fazer exercícios físicos regularmente.

2. Ajudar no ganho de massa muscular

O arroz e feijão ajudam no ganho de massa muscular por ser uma boa fonte proteínas de alto valor biológico, que são essenciais para a formação dos músculos. Veja mais alimentos indicados para ganhar massa muscular.

Além disso, o arroz e feijão também contém carboidrato, um nutriente que fornece a energia necessária durante os treinos, melhorando o desempenho físico.

3. Controlar a diabetes

Por ser uma combinação rica em fibras, o arroz e feijão ajudam a reduzir a velocidade de absorção dos carboidratos, equilibrando os níveis de glicose no sangue e ajudando a controlar a diabetes.

4. Prevenir a anemia

O arroz e feijão ajudam a prevenir a anemia, pois fornecem ótimas quantidades de ácido fólico, ou vitamina B9, uma vitamina que atua na formação de células do sangue, incluindo hemácias, plaquetas e glóbulos brancos. Confira alguns alimentos ricos em ácido fólico.

Além disso, essa combinação também contém ferro, um mineral que participa da produção da hemoglobina, um dos componentes dos glóbulos vermelhos do sangue que transporta o oxigênio no organismo e que geralmente está diminuída na anemia.

5. Combater a prisão de ventre

As fibras, que estão presentes em ótimas quantidades no arroz e feijão, ajudam a combater a prisão de ventre, porque aumentam o volume das fezes e melhoram o trânsito intestinal, facilitando a evacuação.

6. Evitar o envelhecimento precoce

Sendo uma importante fonte de proteínas de alto valor biológico, o arroz e feijão mantêm a saúde da pele, favorecendo a formação de colágeno e evitando o surgimento de rugas, a flacidez e o envelhecimento precoce.

7. Controlar a pressão arterial

O arroz e feijão são ricos em magnésio e potássio, minerais que promovem o relaxamento das artérias, facilitando a circulação sanguínea, além de eliminarem o excesso de sódio do sangue.

8. Prevenir a osteoporose

Por conter ótimas quantidades de minerais como magnésio e manganês, o arroz e feijão ajudam na formação dos ossos e cartilagem, além de favorecerem a concentração de vitamina D no organismo, sendo essenciais para prevenir a osteoporose.

Arroz e feijão engorda?

Quando consumidos com moderação, o arroz e feijão não engordam. Isso porque essa combinação é rica em fibras que promovem a saciedade e ajudam a controlar a fome, sendo, por isso, uma ótima opção para incluir em dietas para emagrecimento.

No entanto, por conterem carboidratos, o arroz e feijão podem engordar quando são consumidos em grandes quantidades. Além disso, preparações que incluem muito calóricas, como feijão com bacon e/ ou linguiça, e arroz com muito óleo, também podem favorecer o ganho de peso.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional de 140 g de arroz e feijão, contendo 3 colheres de sopa (75g) de arroz integral e 1 concha pequena (65g) de feijão preto cozidos:

Componentes

75g de arroz integral e 65g de feijão preto cozidos

Energia

143 calorias

Proteínas

4,9 g

Gorduras

1 g

Carboidratos

28,4 g

Fibras

7,5 g

Vitamina B9

99,9 mcg

Ferro

1 mg

Potássio

287 mg

Magnésio

70, 2 mg

Fósforo

170,5 mg

Manganês

0,71 mg

Zinco

0,5 mcg

Para se obter todos os benefícios com o consumo de arroz e feijão, é fundamental também manter uma alimentação saudável e balanceada, e fazer exercícios físicos regularmente.

Como consumir

O arroz e feijão podem ser consumidos diariamente no almoço e/ou no jantar. O arroz e feijão devem ser consumidos de preferência junto com legumes e verduras, e também podem ser acompanhados de outras proteínas como ovos, frango, tofu ou peixe.

Além do arroz e feijão, existem também vários outros tipos de cereais e leguminosas saudáveis, como milho, quinoa, lentilha, grão-de-bico e soja, que quando combinados, também fornecem proteínas de alto valor biológico e nutrientes essenciais.

A quantidade recomendada de arroz e feijão na dieta varia conforme o peso, o estado de saúde e a prática de atividades físicas de cada pessoa. Por isso, é aconselhado sempre consultar um nutricionista para fazer uma avaliação geral e indicar um plano alimentar individualizado.

Vídeos relacionados