Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Para que serve a farinha de arroz

A farinha de arroz é o produto que surge após a moagem do arroz, que pode ser branco ou integral, variando especialmente na quantidade de fibras presentes na farinha, que é superior no caso do arroz integral.

Este tipo de farinha não contém glúten e pode ser utilizado na preparação de vários pratos, desde tortas a pães ou bolos, por exemplo, sendo, por isso, um excelente substituto das farinhas comuns para doentes celíacos.

Além disso, devido à sua composição em fibras e carboidratos complexos, a farinha de arroz também pode ser usada em dietas de emagrecimento para substituir outros tipos de farinha e manter o sabor delicioso de vários pratos.

Para que serve a farinha de arroz

Principais benefícios para a saúde

Os benefícios deste tipo de farinha estão principalmente relacionados à sua elevada quantidade de fibras:

  • Evita a prisão de ventre e facilita o funcionamento do intestino;
  • Elimina toxinas e outros resíduos do intestino;
  • Reduz os níveis de colesterol ruim do organismo;
  • Diminui a sensação de fome constante;
  • Regula os níveis de açúcar no sangue.

Devido a todos estes benefícios, o uso de farinha de arroz ajuda a prevenir o surgimento de várias doenças como diverticulite, diabetes tipo 2, prisão de ventre e outros tipos de doenças do cólon.

Estes benefícios também são superiores nas farinhas preparadas com arroz integral, pois possuem maior quantidade de fibras na sua composição.

Preço e onde comprar

A farinha de arroz pode ser encontrada em alguns supermercados e lojas de produtos naturais, sendo mais comum em lojas de produtos asiáticos, uma vez que é utilizada muito frequentemente em países como o Japão, a China ou a Índia.

Este produto tem um preço que pode variar entre os 5 e os 30 reais para 1 Kg, dependendo da marca e do local de compra. Normalmente, a farinha integral é mais cara do que a feita com arroz branco.

Como fazer em casa

Embora possa ser comprada já pronta, esta farinha também pode ser facilmente feita em casa utilizando arroz em grão. Para isso deve-se:

  1. Colocar 500 gramas de arroz num liquidificador, processador de comida ou moedor de café;
  2. Ligar o aparelho e misturar a farinha até obter a consistência desejada;
  3. Repetir os dois passos com o resto do arroz até ter a quantidade necessária.

O tipo de arroz selecionado deve variar de acordo com o tipo de farinha que se deseja. Assim, para fazer farinha integral deve-se utilizar o grão de arroz integral, enquanto que para preparar a farinha comum se deve usar o grão branco.

Para que serve a farinha de arroz

Receitas com farinha de arroz

A farinha de arroz pode ser usada em quase todas as receitas do dia-a-dia, sendo um ótimo substituto da farinha de trigo para preparar pratos sem glúten. Algumas ideias são:

Receita de coxinha sem glúten

Esta coxinha pode ser ingerida por quem te problemas intestinais, especialmente no caso de doente celíacos, sem perder o sabor. Para isso, é necessário:

  • 2 xícaras de farinha de arroz;
  • 2 xícaras de caldo de galinha;
  • 1 colher (de sopa) de manteiga;
  • Sal a gosto;
  • Fubá ou farinha de mandioca.

Junte o caldo e a manteiga numa panela e deixe ferver, depois acrescente sal a gosto e a farinha de arroz. Mexa bem até obter uma mistura homogênea e a seguir coloque a massa numa superfície lisa e untada. Amasse a massa com as mãos durante 5 minutos e depois retire um pedaço, abra-o na mão e coloque o recheio desejado. Feche a massa, passe-a num pouco de ovo batido, depois na fubá ou na farinha de mandioca e frite.

Receita de panqueca com farinha de arroz

A farinha de arroz permite preparar uma panqueca sem glúten,  para isso deve-se utilizar o seguintes ingredientes:

  • 1 xícara de leite
  • 1 xícara farinha de arroz;
  • 1 colher (de sopa) de manteiga derretida;
  • 1 colher (de sopa) de fermento;
  • 1 ovo;
  • 1 colher (de sopa) de açúcar.

Junte a farinha, o fermento, o açúcar e o sal em um recipiente. Em outro, misture o leite, a manteiga e o ovo, usando um batedor de claras. Junte esta mistura com os ingredientes secos e mexa bem. Depois, acrescente uma concha da massa numa frigideira e deixe dourar de ambos os lados.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...