Água de arroz: 4 principais benefícios e como fazer

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista

A água de arroz é um excelente remédio caseiro para tratar a diarreia em todas as idades, inclusive nos bebês, já que é capaz de promover a regulação do intestino e evitar a desidratação, favorecendo uma rápida recuperação.

Além disso, também garante outros benefícios para a saúde, já que a água de arroz possui antioxidantes, que são compostos que ajudam a cuidar da pele e do cabelo, além de prevenir o envelhecimento precoce. Essa atividade antioxidante poderia ser devido à presença de vários componentes fenólicos no arroz.

A água de arroz é muito fácil de preparar e utilizar em casa, pois é possível aproveitar diretamente a água da panela em que o arroz foi preparado para a refeição do dia a dia.

Os principais benefícios de consumir a água de arroz são:

1. Combater a diarreia

A água de arroz ajuda a combater a diarreia, já que exerce um "efeito agregador" no sistema digestivo, reduzindo a evacuação e formando fezes mais firmes e volumosas. Além disso, também ajuda a prevenir a desidratação, pois fornece líquidos para o organismo e sódio.

No entanto, a água de arroz não deve ser ingerida sozinha, é importante que o seu consumo seja acompanhado pela ingestão de sais de reidratação oral e uma alimentação de fácil digestão para ajudar a combater a diarreia, assim como o uso de medicamentos que possam ter sido indicados pelo médico.

2. Proteger a pele

A água de arroz é capaz de proteger a pele contra os raios solares, já que possui um antioxidante chamado ácido aminobenzoico e que, de acordo com alguns estudos científicos, também poderia ajudar na prevenção do melanoma, que é um tipo de câncer de pele.

3. Cuidar da saúde do cabelo

Um dos componentes da água de arroz é o inositol, que é um composto que ajuda a manter a saúde das células de uma forma geral, não só porque forma parte das suas membranas, mas também porque possui propriedade antioxidante. Dessa forma, a água de arroz poderia ajudar a reparar o dano das fibras capilares, protegendo de substâncias agressoras, como os raios UV ou a contaminação, favorecendo o seu crescimento de forma saudável.

4. Prevenir o envelhecimento precoce

A água de arroz possui diversos compostos com propriedades antioxidantes, como o inositol, o ácido ferúlico e o gamma-oryzanol, que previnem o dano causado pelos radicais livres nas células. Alguns estudos científicos sugerem que a água de arroz poderia melhorar a hidratação da pele, sua elasticidade e prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão.

Além disso, há também evidências de que a água de arroz é capaz de inibir a ação da elastase e tirosinase, que são enzimas envolvidas com o envelhecimento precoce.

Como fazer a água de arroz

Para preparar a água de arroz não é necessário nenhum ingrediente especial, podendo ser facilmente preparada em casa aproveitando diretamente a água da panela que foi usada para fazer o arroz.

Para isso, deve-se colocar 3 colheres (de sopa) de arroz para cada 2 xícaras de água, e deixar cozinhar por 20 a 30 minutos. Depois de pronto, deve-se coar a água esbranquiçada e guardar em uma jarra na geladeira por no máximo 1 semana.

Modo de uso:

  • Para a diarreia: é recomendado beber 1 litro de água por dia até que a diarreia desapareça;
  • Para o cabelo: lavar com shampoo e enxaguar e, em seguida, colocar a água de arroz e massagear o couro cabeludo. Deixar atuar durante 5 minutos e enxaguar com água abundante;
  • Para a pele: lavar o rosto com a água de arroz ou utilizar durante o banho para lavar a pele.

Veja também quais são os benefícios do consumo do arroz no dia a dia.

Possíveis efeitos secundários e contraindicações

Até o momento, não foram identificados efeitos adversos e, por isso, o uso da água de arroz é considerado seguro. No entanto, é importante estar atento a sinais de alergia e irritação quando utilizada na pele, já que algumas pessoas possuem maior sensibilidade.

A água de arroz não deve ser ingerida por pessoas que possuem alergia ao arroz ou que tenham algumas doença de pele, sendo importante nesse caso consultar o dermatologista antes de iniciar o uso.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.

Bibliografia

  • PULIDO Rosalba et al. Composicion de las soluciones caseras usadas en ninos con diarrea sin deshidratacion. Merida - Venezuela. Archivos Venezolanos de Puericultura y Pediatría. 72. 1; 2009
  • MARTO Joana et al. Rice Water: A Traditional Ingredient with Anti-Aging Efficacy. Cosmetics. 5. 2; 2018
Mostrar bibliografia completa
  • CHOON Zho et al. The Effect of Inositol and Phytic Acid on Skin. Journal of the Society of Cosmetic Scientists of Korea. 30. 4; 2004
  • CHOON-KOO Zhoh et al. The Effects of Inositol Extracted from Rice on the Skin. Journal of the Society of Cosmetic Scientists of Korea. 7. 1; 2001
  • SOWINSKA Marta et al. Molecular Antioxidant Properties and In Vitro Cell Toxicity of the p-Aminobenzoic Acid (PABA) Functionalized Peptide Dendrimers . Biomolecules. 9. 3; 1-21, 2019
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 3 principais doenças que causam DIARREIA

    07:01 | 13692 visualizações
  • O que comer para a diarreia

    03:24 | 1355502 visualizações