Arroz selvagem: benefícios e como preparar

Atualizado em maio 2022

O arroz selvagem, também conhecido como arroz silvestre, é uma semente muito nutritiva produzida a partir de algas aquáticas do gênero Zizania L. No entanto, apesar desse arroz ser visualmente parecido com o arroz branco, não está diretamente relacionado a ele.

Em comparação com o arroz branco, o arroz selvagem é considerado um grão integral e possui o dobro de quantidade de proteínas, maior quantidade de fibras, vitaminas complexo B e de minerais como ferro, cálcio, zinco e potássio.

Além disso, o arroz selvagem não contém glúten e é rico em antioxidantes, principalmente compostos fenólicos, e, por isso, o seu consumo regular está associado a diversos benefícios para a saúde, como combate à prisão de ventre e prevenção de doenças cardiovasculares, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

O consumo do arroz selvagem pode trazer diversos benefícios para a saúde, já que se trata de um grão integral com propriedade antioxidante, anti-inflamatória, antimicrobiana, hipoglicêmica e hipolipêmica. Por isso, os principais benefícios do arroz selvagem são:

1. Combate a prisão de ventre

O arroz selvagem é rico em fibras, o que melhora o trânsito intestinal e aumento o volume das fezes, favorecendo juntamente com o consumo de água, a saída das fezes.

2. Favorece a perda de peso

O arroz selvagem é rico em proteínas e fibras, aumentando a sensação de saciedade e ajudando na regulação da insulina. Além disso, a proteína presente nesse tipo de arroz é de alto valor biológico e, por isso, em conjunto com uma alimentação rica em proteínas e atividade física, também pode ajudar no ganho de massa muscular.

3. Ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

Alguns estudos científicos indicam que o consumo de arroz selvagem ajuda a diminuir o colesterol "mau", o LDL, prevenindo a formação de placas ateromatosas e diminuindo o risco de ter doenças cardíacas, devido à sua propriedade antioxidante e presença de fibras em sua composição.

4. Ajuda a controlar o açúcar no sangue

A fibra presente no arroz selvagem faz com que a absorção dos carboidratos a nível intestinal seja mais lenta, fazendo com que a glicose aumente progressivamente no sangue, estimulando a atividade adequada da insulina.

5. É rico em antioxidantes

O arroz selvagem, por ser rico em compostos antioxidantes, principalmente compostos fenólicos e flavonoides, ajuda a diminuir o estresse oxidativo e a proteger as células do organismo do dano causado pelos radicais livres, prevenindo, assim, o envelhecimento precoce da pele e o desenvolvimento de doenças crônicas e câncer.

Composição nutricional

Na tabela a seguir é mostrada a composição nutricional do arroz selvagem por cada 100 gramas, além de também estar sendo comparado ao arroz branco:

Componentes Arroz selvagem cru (100 g) Arroz branco cru (100 g)
Calorias 354 kcals 358 kcals
Proteínas 14,58 g 7,2 g
Carboidratos  75 g 78,8 g
Gorduras 1,04 g 0,3 g
Fibras 6,2 g 1,6 g
Vitamina B1 0,1 mg 0,16 mg
Vitamina B2 0,302 mg Traços
Vitamina B3 6,667 mg 1,12 mg
Cálcio 42 mg 4 mg
Magnésio 133 mg 30 mg
Fósforo 333 mg 104 mg
Ferro 2,25 mg 0,7 mg
Potássio 244 mg 62 mg
Zinco 5 mg 1,2 mg
Folato 26 mcg 58 mcg

Como preparar o arroz selvagem

Em comparação ao arroz branco, o arroz selvagem demora mais tempo para ficar pronto, cerca de 45 a 60 minutos. Por isso, é possível cozinhar o arroz selvagem de duas maneiras:

  1. Colocar 1 xícara de arroz selvagem e 3 xícaras de água com uma pitada de sal, levando ao fogo alto até que ferva. Assim que ferver, deve colocar fogo baixo, tapar e deixar cozinhar durante 45 a 60 minutos;
  2. Deixar de molho de um dia para o outro e repetir o procedimento mencionado anteriormente e deixar cozinhar por cerca de 20 a 25 minutos.

Algumas receitas que podem ser preparadas com o arroz selvagem são:

1. Salada de agrião com arroz selvagem

Ingredientes

  • 1 pacote de agrião;
  • 1 cenoura média ralada;
  • 30 g de nozes;
  • 1 xícara de arroz selvagem;
  • 3 xícaras de água;
  • Azeite de oliva e vinagre;
  • 1 pitada de sal e pimenta.

Modo de preparo

Uma vez pronto o arroz selvagem, deve-se misturar todos os ingredientes em um recipiente e temperar com azeite de oliva e vinagre. Outra opção é preparar um vinagrete de limão e para isso é necessário o suco de 2 limões, azeite de oliva, mostarda, alho picado, sal e pimenta, misturar tudo e temperar a salada.

2. Arroz selvagem com vegetais

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz selvagem;
  • 3 xícaras de água;
  • 1 cebola média;
  • 1 dente de alho picado;
  • 1/2 xícara de cenoura picada em cubos;
  • 1/2 xícara de ervilhas;
  • 1/2 xícara de feijão verde;
  • 2 colheres de azeite de oliva;
  • 1 pitada de sal e pimenta

Modo de preparo

Em uma frigideira, colocar as duas colheres de azeite e refogar a cebola, o alho e os vegetais, deixando por cerca de 3 a 5 minutos ou até que fiquem macios. Em seguida, adicionar o arroz selvagem já pronto, acrescentar uma pitada de sal e pimenta e misturar.

Veja com mais detalhes no vídeo a seguir como preparar o arroz selvagem com vegetais:

youtube image - Como fazer arroz para EMAGRECER e BAIXAR O COLESTEROL

Vídeos relacionados