Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 Benefícios da chia para saúde

A chia é considerada um superalimento com diversos benefícios para saúde, que incluem a melhora do trânsito intestinal, melhora do colesterol e até diminuição do apetite, pois ela é rica em fibras e vitaminas.

As sementes de chia tem em sua composição ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem desta semente um excelente complemento nutricional, natural e econômico.

8 Benefícios da chia para saúde

Principais benefícios das sementes de chia 

Os principais benefícios da chia, incluem:

1. Controlar a diabetes

Devido ao elevado conteúdo em fibras, a chia é capaz de evitar o aumento rápido da glicemia, controlando a quantidade de açúcar no sangue, o que é excelente para controlar a diabetes tipo 1 e tipo 2. Além disso, ela reduz o índice glicêmico dos alimentos, devido as fibras, fazendo com que a fome não apareça repentinamente.

2. Melhorar a saúde intestinal

Também devido ao conteúdo de fibras, as sementes de chia aumentam os movimentos intestinais, evitando a prisão de ventre, mas para que tenham este efeito deve-se consumir as sementes devidamente hidratadas, caso contrário as sementes podem prejudicar a função intestinal, aumentando o risco de colite, por exemplo.

3. Ajudar a emagrecer

As sementes de chia conseguem absorver uma grande quantidade de água e, por isso, formam um gel que ocupa algum espaço no estômago, diminuindo a vontade para comer.

Uma boa forma de consumo é fazer om overnight que consiste em deixar num pote de vidro os seguintes ingredientes: iogurte naural + 1 colher de sopa de chia + 1 colher de aveia + 1 colher de chá de mel. Essa mistura deve ser mantida toda noite dentro da geladeira e pode ser consumida no café da manhã. 

4. Reduzir o risco de doenças cardiovasculares

A chia tem uma boa quantidade de ômega 3 que atua no organismo reduzindo inflamações, controlando os níveis de colesterol, prevenindo aterosclerose e protegendo o corpo de doenças cardiovasculares e cerebrais, melhorando a memória e a disposição. O ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por gordura, especialmente o Ômega 3. A deficiente ingestão desta gordura está associada a maior perda de memória do idoso e a elevados níveis de sentimentos de angústia e depressão.

5. Evitar o envelhecimento precoce

As sementes de chia tem antioxidantes que combatem os radicais livres, evitando o envelhecimento das células. Os antioxidantes são substancias que ajudam o organismo a atrasar ou impedir a ação dos radicais livres nas células, evitando danos permanentes que podem, ao longo do tempo, levar ao desenvolvimento de doenças como câncer, cataratas, problemas cardíacos, diabetes e, até, Alzheimer ou Parkinson.

6: Regular o colesterol 

A chia possui uma boa quantidade de fibras insolúveis, isto é, que não se dissolvem na água, e por isso, ela quando consumida pode ajudar a eliminar a gordura presente na alimentação, sendo eliminada naturalmente pelas fezes. 

7: Fortalecer os ossos 

Esta também é uma boa fonte de cálcio, que ajuda a fortalecer os ossos, o que é especialmente indicado em caso de osteopenia, osteoporose, ou após uma fratura, ou de um tempo prolongado acamado. 

Conheça outros superalimentos em Superalimentos que turbinam o corpo e o cérebro

8 Benefícios da chia para saúde

Como usar a chia

A chia é uma pequena semente muito versátil e fácil de usar. Alguns exemplos são:

A chia pode ser encontrada na forma de grão, farinha ou óleo e pode ser adicionada no iogurte, cereais, sucos, bolos, saladas e temperos. Para obter todos os benefícios da chia basta consumir mais de duas colheres de sopa por dia.

Informação nutricional da semente de Chia

Composição nutricional de 100 g de sementes de chia:

Calorias371 kcal
Proteínas21,2 g
Carboidratos42 g
Gorduras Totais31,6 g
Gordura Saturada3,2 g
Gordura poliinsaturada25,6 g
Ômega-319,8 g
Ômeg-65,8 g
Vitamina A49,2 UI
Cálcio556,8 mg
Fósforo750,8 mg
Magnésio326 mg
Zinco44,5 mg
Potássio666,8 mg
Ferro6,28 mg
Fibras Totais41,2 g
Fibras Solúveis5,3 g
Fibras Insolúveis35,9 g

Benefícios do Óleo de Chia

O óleo de chia pode ser encontrado em cápsulas ou na forma líquida natural, e traz benefícios para a saúde por ser rico em ômega-3, uma gordura boa para o organismo que atua desempenhando funções como fortalecer o sistema imunológico, melhorar a memória e a concentração, reduzir a inflamação no organismo e prevenir doenças cardiovasculares, como o infarto.

Para obter esses benefícios, deve-se tomar de 1 a 2 comprimidos de óleo de chia por dia, ou 1 colher de sopa do óleo líquido natural, que também pode ser acrescentado em receitas saudáveis de pães, sopas, bolos e refogados. Veja mais sobre o Óleo de semente de chia em cápsulas.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar