Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Leite de arroz: principais benefícios e como fazer em casa

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
dezembro 2022

O leite de arroz tem diversos benefícios para a saúde, como ajudar na perda de peso e prevenir doenças cardiovasculares, já que é baixo em calorias, gorduras, açúcares e não contém colesterol.

Além disso, o leite de arroz é uma bebida que pode substituir o leite de vaca, de forma que pode ser consumido por pessoas que possuem intolerância à lactose ou alergia à proteína de leite de vaca e por pessoas veganas que não consumem produtos de origem animal.

Apesar de ser chamado de leite de arroz, é mais correto chamar de bebida de arroz, uma vez que é um produto de origem vegetal. Essa bebida pode ser encontrada em supermercados e em lojas de produtos naturais.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

Os principais benefícios do leite de arroz para a saúde são:

1. Pode ser consumida por pessoas com intolerância à lactose

As pessoas que possuem intolerância à lactose ou alergia a leite e derivados podem substituir esses alimentos pela bebida vegetal de arroz, já que é livre de lactose e outros alérgenos alimentares. Além disso, essa bebida é rica em nutrientes, já que é fortificada com cálcio e vitaminas, sendo os seus valores nutricionais parecidos com os do leite.

2. Prevenir doenças cardiovasculares

A bebida de arroz, por ser de origem vegetal, não contém gorduras saturadas e nem colesterol, é baixa em sódio e é rica em compostos antioxidantes, sendo recomendada para pessoas que desejam melhorar sua alimentação, reduzindo o excesso de gorduras e colesterol da dieta e ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

3. Ajuda na perda de peso

O leite de arroz é baixo em calorias e gorduras, sendo uma ótima opção para utilizar em dietas para baixar de peso quando consumido com moderação e em conjunto com uma alimentação saudável e equilibrada. No entanto, é importante verificar que a bebida de arroz não possui açúcar acrescentado em sua composição, já que isso aumenta o seu teor calórico.

4. Pode ser consumida por pessoas veganas

O leite de arroz é uma ótima opção para pessoas vegetarianas e veganas, principalmente, que não consomem produtos de origem animal, de forma que essa bebida pode substituir o leite de vaca por ser enriquecida por vitaminas e minerais.

5. Favorecer a digestão

A bebida de arroz não contém carboidratos FODMAP, que são um conjunto de carboidratos complexos que provocam alterações digestivas em pessoas sensíveis, como gases, dor abdominal ou diarreia.

Como fazer o leite de arroz

O leite de arroz é muito simples de fazer em casa e pode ser preparado em qualquer hora, especialmente porque utiliza ingredientes fáceis de achar em qualquer cozinha.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz branco ou integral;
  • 8 copos de água.

Modo de preparo

Colocar a água em uma panela no fogo, deixar até ferver e colocar o arroz lavado. Deixar em fogo baixo por 1 hora com a panela fechada. Deixar esfriar e colocar no liquidificador até ficar líquido. Coar muito bem e adicionar água se necessário.

Para dar mais sabor ao leite de arroz, antes de bater no liquidificador, pode-se adicionar 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de óleo de girassol, 1 colher de chá de extrato de baunilha ou canela e 2 colheres de sopa de mel, por exemplo.

Informação nutricional do leite de arroz

A tabela a seguir indica a composição nutricional por cada 100 mL de leite de arroz enriquecido:

ComponentesQuantidade por 100 mL
Energia47 calorias
Proteínas0,28 g
Gorduras0,97 g
Carboidratos9,17 g
Fibras0,3 g
Cálcio118 mg
Ferro0,2 mg
Fósforo56 mg
Magnésio11 mg
Potássio27 mg
Vitamina D1 mcg
Vitamina B10,027 mg
Vitamina B20,142 mg
Vitamina B30,39 mg
Ácido fólico2 mcg
Vitamina A63 mcg

Geralmente, na fábrica são adicionados ao leite de arroz cálcio e vitaminas, como a vitamina B12 e D, para enriquecer este leite com outros nutrientes. A quantidade varia de acordo com o fabricante.

Possíveis efeitos secundários

Alguns tipos de bebida de arroz industrializados podem conter açúcar, não sendo recomendado para pessoas com diabetes e, por isso, é importante ler as informações nutricionais antes de consumí-la.

Além disso, o leite de arroz não é recomendado para bebês e crianças pequenas, além de que o consumo por adultos não deve ser excessivo, já que esse produto pode conter vestígios de arsênico inorgânico, uma substância que pode causar problemas cardíacos e câncer a longo prazo.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em dezembro de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em dezembro de 2022.

Bibliografia

  • FDA. Arsenic in Rice and Rice Products Risk Assessment. Disponível em: <https://www.fda.gov/food/cfsan-risk-safety-assessments/arsenic-rice-and-rice-products-risk-assessment>. Acesso em 19 mar 2020
  • US. DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Rice milk. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/336110/nutrients>. Acesso em 19 mar 2020
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 10 TROCAS SAUDÁVEIS PARA VIVER MELHOR

    05:59 | 77952 visualizações