Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer leite de arroz caseiro

Fazer leite de arroz caseiro é muito simples, sendo uma boa opção para substituir o leite de vaca, sendo ótimo para quem deseja emagrecer porque tem menos calorias e gorduras.

Além disso, o leite de arroz é uma excelente alternativa para quem é alérgico ou intolerante ao leite de vaca ou de soja. É mais comum dizer-se leite de arroz porque é uma bebida que pode substituir o leite de vaca mas na verdade é mais correto chamar de bebida de arroz, porque é uma bebida vegetal.

Como fazer leite de arroz caseiro

Receita do leite de arroz

O leite de arroz é muito simples de fazer em casa e pode ser preparado em qualquer hora, especialmente porque utiliza ingredientes fáceis de achar em qualquer cozinha.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz branco ou integral;
  • 8 copos de água.

Modo de preparo

Colocar a água em uma panela no fogo, deixar até ferver e colocar o arroz lavado. Deixar em fogo baixo por 1 hora com a panela fechada. Deixar esfriar e colocar no liquidificador até ficar líquido. Coar muito bem e adicionar água se necessário.

Para dar mais sabor ao leite de arroz, antes de bater no liquidificador, pode-se adicionar 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de óleo de girassol, 1 colher de chá de extrato de baunilha e 2 colheres de sopa de mel, por exemplo.

Informação nutricional do leite de arroz

ComponentesQuantidade por 1 litro de leite de arroz
Energia135 calorias
Proteínas1,4 g
Gorduras1,7 g
Colesterol0 g
Carboidratos27 g
Fibras0,2 g
Cálcio240 mg
Ferro0,2 mg
Vitamina D1,5 mcg
Magnêsio11 mg

Geralmente, na fábrica são adicionados ao leite de arroz cálcio e vitaminas, como a vitamina B12 e D, para enriquecer este leite com outros nutrientes. A quantidade varia de acordo com o fabricante.

Benefícios do leite de arroz

O leite de arroz, como tem poucas calorias e não possui gordura é um excelente aliado para emagrecer, reduzir o colesterol e facilitar a digestão.

Além disso, esta bebida é ideal para quem é alérgico à proteína do leite ou mesmo intolerante à lactose. Ele tem um sabor neutro e agradável que combina com café ou chocolate em pó, podendo ser tomado no lanche ou no café da manhã em substituição ao leite de vaca ou de soja, por exemplo.

O leite de arroz pode ser comprado em supermercados ou lojas de produtos naturais e o preço de uma embalagem de 1 litro é de, aproximadamente, 20 reais.

Outras trocas saudáveis

Além de trocar o leite de vaca pelo leite de arroz, é possível adotar outras trocas saudáveis como substituir o chocolate pela alfarroba ou deixar as embalagens de plástico pelas de vidro. Confira que outras trocas que você pode fazer em prol de uma vida mais saudável:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...