Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer o leite de arroz e principais benefícios para a saúde

Fazer o leite de arroz caseiro é muito simples, sendo uma boa opção para substituir o leite de vaca no caso das pessoas que possuem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca, à soja ou a frutos secos.

É mais comum dizer-se leite de arroz porque é uma bebida que pode substituir o leite de vaca, no entanto é mais correto chamar de bebida de arroz, porque é uma bebida vegetal. Essa bebida pode ser encontrada em supermercados, internet ou lojas de produtos naturais.

Como fazer o leite de arroz e principais benefícios para a saúde

Receita do leite de arroz

O leite de arroz é muito simples de fazer em casa e pode ser preparado em qualquer hora, especialmente porque utiliza ingredientes fáceis de achar em qualquer cozinha.

Ingredientes

  • 1 xícara de arroz branco ou integral;
  • 8 copos de água.

Modo de preparo

Colocar a água em uma panela no fogo, deixar até ferver e colocar o arroz lavado. Deixar em fogo baixo por 1 hora com a panela fechada. Deixar esfriar e colocar no liquidificador até ficar líquido. Coar muito bem e adicionar água se necessário.

Para dar mais sabor ao leite de arroz, antes de bater no liquidificador, pode-se adicionar 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de óleo de girassol, 1 colher de chá de extrato de baunilha e 2 colheres de sopa de mel, por exemplo.

Informação nutricional do leite de arroz

A tabela a seguir indica a composição nutricional por cada 100 mL de leite de arroz:

ComponentesQuantidade por 100 mL
Energia47 calorias
Proteínas0,28 g
Gorduras0,97 g
Carboidratos9,17 g
Fibras0,3 g
Cálcio118 mg
Ferro0,2 mg
Fósforo56 mg
Magnésio11 mg
Potássio27 mg
Vitamina D1 mcg
Vitamina B10,027 mg
Vitamina B20,142 mg
Vitamina B30,39 mg
Ácido fólico2 mcg
Vitamina A63 mcg

Geralmente, na fábrica são adicionados ao leite de arroz cálcio e vitaminas, como a vitamina B12 e D, para enriquecer este leite com outros nutrientes. A quantidade varia de acordo com o fabricante.

Principais benefícios para a saúde

Como o leite de arroz possui poucas calorias, é um excelente aliado para o processo de peso desde consumido com moderação e em conjunto com uma alimentação saudável e equilibrada.

Além disso, como não tem quantidades significativas de gordura, ajuda a reduzir o colesterol, além de ser uma excelente fonte de vitaminas do complexo B, A e D, que ajudam a manter o sistema nervoso, a pele e a saúde da visão.

A bebida de arroz também é ideal para quem é alérgico à proteína do leite ou para quem tem intolerância à lactose, assim como para as pessoas que possuem alergia a nozes ou soja. Essa bebida tem um sabor neutro e agradável que combina com café, cacau em pó ou frutas, podendo ser incluída no café da manhã ou no lanche para preparar vitaminas ou com cereais, por exemplo.

Possíveis efeitos secundários

É importante mencionar que o leite de arroz é uma boa fonte de proteínas e que por ser rica em carboidratos pode não ser ideal para pessoas que possuem diabetes.

Além disso, de acordo com o FDA, algumas bebidas de arroz podem conter vestígios de arsênico inorgânico, uma substância que pode causar problemas cardíacos e câncer a longo prazo e, por isso, é recomendado que o leite de arroz não seja consumido em excesso. 

Outras trocas saudáveis

Além de trocar o leite de vaca pelo leite de arroz, é possível adotar outras trocas saudáveis como substituir o chocolate pela alfarroba ou deixar as embalagens de plástico pelas de vidro. Confira que outras trocas que você pode fazer em prol de uma vida mais saudável:

Bibliografia >

  • FDA. Arsenic in Rice and Rice Products Risk Assessment. Disponível em: <https://www.fda.gov/food/cfsan-risk-safety-assessments/arsenic-rice-and-rice-products-risk-assessment>. Acesso em 19 Mar 2020
  • US. DEPARTMENT OF AGRICULTURE. Rice milk. Disponível em: <https://fdc.nal.usda.gov/fdc-app.html#/food-details/336110/nutrients>. Acesso em 19 Mar 2020
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem