10 benefícios do cacau para a saúde (e como consumir)

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
janeiro 2023

O consumo regular do cacau pode trazer vários benefícios para a saúde, ajudando a melhorar o humor, a circulação sanguínea, regular os níveis de açúcar no sangue e proteger a saúde do coração, já que possui ação anti-inflamatória e antioxidante.

O cacau é a semente do fruto do cacaueiro e é o principal ingrediente do chocolate, e é caracterizada por ser rica em flavonoides, principalmente epicatequinas e catequinas, compostos com propriedades antioxidantes.

Para obter os benefícios, o ideal é consumir 2 colheres de chá de cacau em pó por dia ou 40 g de chocolate amargo, o que equivale a aproximadamente a 3 quadradinhos.

Imagem ilustrativa número 1

Principais benefícios

O consumo regular de cacau pode proporcionar diversos benefícios para a saúde, sendo os principais:

1. Melhora do humor

O cacau é rico em teobromina, cafeína, feniletilamina e a tiramina, que é um precursor do triptofano, que por sua vez é precursor da serotonina, que é um neurotransmissor relacionado com a regulação do humor, ritmo cardíaco, sono e apetite. Dessa forma, o cacau pode ajudar a melhorar o humor e combater os sinais e sintomas de depressão e ansiedade.

2. Previne a trombose

O cacau ajuda a prevenir o desenvolvimento de trombose porque ajuda a melhorar o fluxo de sangue, o que diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos devido ao seu teor de flavonoides.

3. Ajuda a regular o colesterol

O cacau é rico em substâncias antioxidantes, ajudando a regular os níveis de colesterol circulante, o que ajuda a evitar a deposição de gordura nos vasos, prevenindo a formação de placas de ateroma e desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

4. Previne a anemia

O cacau é rico em ferro e, por isso, o seu consumo regular pode ajudar a prevenir a anemia, já que o ferro é essencial para a formação da hemoglobina, que é um componente das hemácias responsável pelo transporte de oxigênio para o organismo e que normalmente está em menores quantidades em caso de anemia.

5. Diminui o risco de diabetes

Alguns estudos indicam que o cacau poderia tornar a digestão dos carboidratos mais lenta a nível intestinal, além de proteger as células responsáveis pela produção de insulina no pâncreas e melhorar a secreção de insulina. Além disso também poderia diminuir a resistência a insulina, o que ajuda a diminuir o risco de diabetes.

6. Previne a demência

O cacau é rico em teobromina, que é um composto com atividade vasodilatadora, favorecendo a circulação de sangue para o cérebro, ajudando a prevenir doenças neurológicas como demência e Alzheimer, por exemplo. Além disso o cacau é rico em selênio, um mineral que ajuda a melhorar a cognição e a memória.

7. Regula o intestino

O cacau é rico em flavonoides e catequinas que chegam ao intestino grosso, o que poderia aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são bactérias boas para a saúde e que exercem efeito prebiótico, ajudando a melhorar o funcionamento do intestino.

8. Ajuda a diminuir a inflamação

Por ser rico em antioxidantes, o cacau é capaz de diminuir o dano celular causado pelos radicais livres e a inflamação. Além disso, alguns estudos indicam que o consumo de cacau promovem a redução da quantidade de proteína C reativa no sangue, que é um indicador de inflamação.

9. Ajuda no controle do peso

O cacau ajuda no controle do peso porque ajuda a diminuir a absorção e a síntese de gorduras. Além disso, ao ingerir o cacau é possível ter maior sensação de saciedade, já que ajuda a regular a insulina, no entanto esse benefício está principalmente associado ao chocolate negro e não ao chocolate ao leite ou branco, já que são ricos em açúcar e gordura e pouca quantidade de cacau.

Além disso, o cacau em pó não deve ser consumido juntamente com produtos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, pois ele possui ácido oxálico, uma substância que diminui a absorção de cálcio no intestino, pois assim é possível diminuir os benefícios do cacau.

10. Reduz a pressão arterial

O cacau também pode ajudar a diminuir a pressão arterial, pois melhora os vasos sanguíneos ao influenciar a produção de óxido nítrico, que está relacionado com o relaxamento desses vasos.

Imagem ilustrativa número 4

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g de cacau em pó.

Composição nutricional100 de cacau em pó
Calorias365,1 kcal
Proteína21 g
Carboidrato18 g
Gordura23,24 g
Fibras33 g
Vitamina B175 mcg
Magnésio395 mg
Teobromina2057 mg
Zinco6,8 mg
Cálcio92 mg
Ferro2,7 mg
Sódio59 mg
Fósforo455 mg
Vitamina B21100 mcg
Potássio900 mg
Selênio14,3 mcg
Colina12 mg

Como comer a fruta cacau

Para consumir a fruta do cacaueiro deve-se cortá-la com um facão para quebrar sua casca que é muito dura. A seguir o cacau pode ser aberto e poderá ser observado um 'cacho' esbranquiçado coberto por uma substância viscosa muito doce, cujo interior possui o cacau escuro, que se conhece mundialmente. 

É possível chupar apenas a goma branca que envolve a semente de cacau, mas também pode-se mastigar tudo, comendo também o seu interior, sendo que a parte escura é muito amarga e não se parece com o chocolate que é tão conhecido.

Como é feito o chocolate

Para que estas sementes possam ser transformadas em pó ou no chocolate, elas devem ser colhidas da árvore, secadas ao sol e depois torradas e amassadas.

A massa resultante é amassada até que seja extraída a manteiga de cacau. Essa pasta é usada principalmente para fazer o chocolate ao leite e o chocolate branco, enquanto que o cacau puro é usado na fabricação no chocolate amargo ou meio amargo. Veja as diferenças e os benefícios dos principais tipos de chocolate.

Receitas saudáveis com cacau

A seguir são indicadas algumas receitas saudáveis que podem ser preparadas com cacau

1. Brownie saudável de cacau e linhaça

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de chá de farinha de linhaça;
  • 4 ovos;
  • 6 colheres de sopa de margarina sem sal;
  • 1 ¼ de xícara de chá cacau em pó (150 g);
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo integral;
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo branca.

Modo de preparo

Derreter a manteiga em banho maria, acrescentar o cacau e mexer até ficar uniforme. Bater as claras em neve, acrescentar as gemas e continuar batendo até a massa ficar clarinha.

Adicionar o açúcar e bater até homogeneizar. Enquanto mistura lentamente com uma espátula, adicionar o cacau, o trigo e a linhaça até ficar uniforme. Levar ao forno pré aquecido a 230ºC por cerca de 20 minutos, pois a superfície deve ficar seca e o interior, úmido.

2. Chocolate quente

Ingredientes

  • 2 xícaras de leite de amêndoas ou outra bebida vegetal a gosto;
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha;
  • 1 colher de chá de canela.

Modo de preparo

Esquentar o leite em fogo médico até que esteja quente, mas não fervido, e tirar do fogo. Em seguida, acrescentar o cacau em pó, o mel e o extrato de baunilha, e misturar até todos os ingredientes estejam incorporados ao leite. Esquentar mais alguns minutos, polvilhar canela e servir em seguida.

Esta informação foi útil?

Escrito por Marcelle Pinheiro - Fisioterapeuta. Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em janeiro de 2023. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • SEIXAS Daniela. Compostos Bioativos dos Alimentos. 1º. São Paulo: VP Editora, 2015. 134-157.
  • BOHANNON Johannes et al. chocolate with high cocoa content as a weight-loss accelerator. International Archives of Medicine Section: Endocrinology. 55. 8; 1-8, 2015
Mostrar bibliografia completa
  • JIRILLO Emilio et al. Cocoa, Blood Pressure, and vascular Function. Frontiers in Nutrition. 4. 1-12, 2017
  • RAMOS Sonia et al. Effects of Cocoa Antioxidants in Type 2 Diabetes Mellitus. Antioxidants. 84. 6; 1-16, 2017
  • World Cocoa Foundation . Promoting Health Benefits of Cocoa. Disponível em: <http://www.wishh.org/wp-content/uploads/2014/09/Sona-Ebai.pdf>.
  • FRANCO, Guilherme. Tabela de Composição Química dos Alimentos. 9 ed. São Paulo: Atheneu, 2008. 74; 116; 156; 171.
  • VIAFARMA. Chocopowder - O poder antioxidante do cacau. 2013. Disponível em: <http://viafarmanet.com.br/wp-content/uploads/2015/07/Chocopowder.pdf>. Acesso em 17 abr 2019
  • EFRAIM, Priscilla; ALVES, Adriana B.; JARDIM, Denise C. P. Revisão: Polifenóis em cacau e derivados: teores, fatores de variação e efeitos na saúde. Brazilian Journal of Food Technology. Vol 14. 3 ed; 181-201, 2011
  • VICENTIM, Alessandra L.; MARCELLINO, Márcia Clélia L. Efeito do Pó do Cacau (Theobroma cacao) e seus princípios ativos na pressão arterial de portadores de Diabetes Mellitus tipo II. Salusvita. Vol 31. 1 ed; 29-40, 2012
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • 5 alimentos poderosos para reduzir a ANSIEDADE

    12:04 | 28073 visualizações
  • Alimentos para combater a DEPRESSÃO

    07:22 | 80660 visualizações
  • Alimentos para aumentar a SEROTONINA e ter bom humor!

    12:38 | 228333 visualizações