Vitamina D: para que serve, como medir e como aumentar

Atualizado em julho 2023

A vitamina D é uma vitamina essencial para o equilíbrio de cálcio e fósforo no organismo, ajudando a evitar a osteoporose, além de fortalecer o sistema imunológico, prevenir a diabetes e manter a saúde do coração.

A vitamina D é produzida no organismo na forma da vitamina D3 (colecalciferol), através da exposição à luz solar, mas também pode ser obtida com consumo de alimentos de origem animal, como peixes e ovos. Já na forma da vitamina D2 (ergocalciferol), essa vitamina está presente em suplementos, alimentos fortificados e alguns vegetais e fungos.

A deficiência de vitamina D pode causar osteomalácia e osteoporose nos adultos, e raquitismo, nas crianças. Já o excesso dessa vitamina no organismo pode provocar  falta de apetite, dor abdominal, pressão alta e fraqueza muscular.

Imagem ilustrativa número 3

Para que serve

As principais funções da vitamina D no organismo são:

1. Evitar a osteoporose

A vitamina D  aumenta a absorção de cálcio e fósforo no intestino e facilita a entrada desses minerais nos ossos, que são essenciais para prevenir situações como fraturas, dor nos ossos e osteoporose.

2. Prevenir a diabetes

A vitamina D ajuda a prevenir a diabetes tipo 2, porque atua na produção de insulina, o hormônio que regula os níveis de glicose no sangue.

Isso acontece porque a vitamina D aumenta, dentro das células que produzem a insulina, a quantidade de cálcio, que é um mineral essencial para a secreção desse hormônio.

3. Fortalecer o sistema imunológico

Por melhorar as funções das células de defesa como monócitos, macrófagos e linfócitos, a vitamina D ajuda a fortalecer o sistema imunológico, prevenindo doenças como psoríase, artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal e lúpus.

4. Manter a saúde do coração

A vitamina D mantém a saúde do coração, pois atua na contração e relaxamento dos músculos desse órgão e inibe a renina, uma enzima que, quando está em excesso, aumenta a pressão arterial.

5. Fortalecer os músculos

A vitamina D fortalece os músculos, porque regula a contração e relaxamento e participa na formação muscular, melhorando a força e o equilíbrio, e prevenindo, assim, as quedas e lesões.

6. Manter a saúde da pele

A vitamina D é responsável por regular a produção de queratinócitos, que são as células responsáveis por proteger e hidratar a derme e epiderme, mantendo a saúde da pele.

Diferença entre vitamina D3 e D2

A vitamina D3 é produzida no organismo através da exposição à luz solar. Além disso, essa vitamina também é encontrada em suplementos e alimentos de origem animal, como gema de ovo, iogurte e leite. Conheça mais sobre a vitamina D3.

Já a vitamina D2, também é produzida através da exposição à luz solar, mas só pode ser encontrada em alguns vegetais e fungos, como cogumelos e leveduras. Esse tipo de vitamina também está presente em suplementos e alimentos fortificados, como cereais e bebida vegetal de soja.

Quantidade recomendada

A recomendação diária de vitamina D varia de acordo com a idade e a fase da vida. Crianças de até 12 meses, precisam ingerir 10 mcg de vitamina D por dia.

Já homens e mulheres de 1 a 70 anos devem consumir 15 mcg de vitamina D por dia. Para pessoas com 70 anos ou mais, a recomendação diária de vitamina D é de 20 mcg.

Como medir a vitamina D

Para medir a vitamina D, o endocrinologista, nutricionista ou clínico geral podem solicitar o exame de hidroxivitamina D, ou 25(OH)D, que é um exame de sangue para avaliar a concentração de vitamina D no sangue. Veja como é feito o exame de vitamina D.

Se deseja medir a sua vitamina D, marque uma consulta com um endocrinologista mais próximo de você:

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Endocrinologistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Valores normais

Os valores de vitamina D no sangue são considerados normais quando estão acima de 20 ng/mL em pessoas saudáveis até os 60 anos. Já pessoas acima de 60 anos, mulheres grávidas, ou amamentando, pessoas com insuficiência renal, osteoporose, ou síndromes de má absorção devem ter entre 30 e 60 ng/mL de vitamina D no sangue.

Deficiência de vitamina D

A deficiência de vitamina D pode ser causada pela baixa ingestão de alimentos fonte dessa vitamina, pouca exposição à luz do sol ou pela presença de algumas situações, como cirurgia bariátrica, insuficiência renal e doença inflamatória intestinal.

Os sintomas que podem surgir com a deficiência de vitamina D são queda de cabelo, dor e fraqueza nos músculos e ossos, cansaço, osteomalácia e osteoporose nos adultos, e raquitismo em crianças. Saiba reconhecer os sinais de deficiência de vitamina D.

Excesso de vitamina D

O excesso de vitamina D geralmente acontece com a ingestão de altas dosagens de suplementos e pode causar falta de apetite, náuseas, prisão de ventre, fraqueza, pressão alta e arritmia cardíaca. Conheça mais sobre o excesso de vitamina D.

Como aumentar a vitamina D

Para aumentar os níveis de vitamina D no organismo, é aconselhado comer alimentos ricos nessa vitamina e tomar sol.

1. Comer alimentos ricos em vitamina D

Comer alimentos ricos em vitamina D, como óleo de fígado de peixes, frutos do mar e gema de ovo e leite ajudam a aumentar os níveis dessa vitamina no organismo. Confira uma lista de alimentos ricos em vitamina D.

No entanto, o consumo de alimentos ricos em vitamina D não é suficiente para suprir as necessidades diárias desta vitamina e, por isso, é fundamental também tomar sol diariamente.

Conheça mais sobre os alimentos ricos em vitamina D, no vídeo a seguir:

youtube image - Alimentos ricos em VITAMINA D para FORTALECER A IMUNIDADE

2. Tomar sol

A principal fonte de vitamina D é a sua produção na pele a partir da exposição aos raios do sol. Por isso, é indicado que as pessoas de pele clara tomem sol diariamente de 5 a 15 minutos por dia, enquanto que as pessoas com peles mais escuras devem ficar de 30 a 60 minutos expostas à luz solar. Saiba como tomar sol para produzir a vitamina D.

Quando usar suplementos

Os suplementos de vitamina D são comercializados em comprimidos, cápsulas ou gotas e podem ser indicados para tratar a deficiência dessa vitamina ou algumas condições relacionadas com baixos níveis de vitamina D no sangue, como osteoporose e raquitismo.

Esses suplementos variam de 400 a 50.000 UI, onde a dosagem e o tempo de tratamento variam conforme as necessidades individuais. Assim, os suplementos de vitamina D só devem ser usados sob a orientação de um médico ou nutricionista. Veja como usar os suplementos de vitamina D.