Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Glutamina: Para que serve e como tomar

A glutamina deve ser tomada em pequenas porções ao longo do dia juntamente com as refeições, sendo a dose total recomendada de 10 a 30 g por dia. Para atletas, cerca de 10 g de glutamina por dia já trazem os resultados de hipertrofia, podendo ser tomada antes do treino juntamente com 1 fruta, para favorecer a utilização adequada desse aminoácido, ou antes de dormir.

A glutamina pode ser encontrada em suplementos alimentares na forma de aminoácido livre, que é chamada de L-glutamina, ou na forma de peptídeo, em que a glutamina está ligada a outros aminoácidos, sendo que a glutamina peptídeo é quase 70% mais absorvida que a L-glutamina.

Glutamina: Para que serve e como tomar

Para que serve 

A glutamina serve para:

  • Melhorar o funcionamento do intestino porque é um nutriente vital para a sua reparação;
  • Melhorar a memória a a concentração, por ser um neurotransmissor essencial no cérebro;
  • Ajudar a tratar a diarreia, equilibrando a produção de muco, o que resulta em evacuações saudáveis;
  • Promover o crescimento muscular e diminuir a perda de músculo, melhorando a performance do atleta e a recuperação após o exercício físico;
  • Melhorar o metabolismo e a desintoxicação celular;
  • Limitar os desejos de açúcar e de álcool;
  • Ajudar a combater o câncer;
  • Melhorar os sintomas da diabetes;
  • Equilibrar o balanço ácido-básico durante estados de acidose;
  • Promover a desintoxicação corporal do nitrogénio e da amônia;
  • Ajudar na síntese de nucleotídeos, por ser um precursor nitrogênio;
  • Reforçar o sistema imune através da regulação da resposta imune de IgA, que é um anticorpo importante no ataque de vírus e bactérias.

Este aminoácido também pode ser usado no síndrome do intestino permeável, que é uma das causas de doença autoimune, já que reduz a permeabilidade do intestino.

O suplemento de glutamina também é recomendado para pacientes que estão se recuperando de lesões, queimaduras, tratamento para câncer ou cirurgias, pois ajuda a acelerar a cicatrização e prevenir infecções. Para aumentar o consumo de glutamina, veja também quais são os alimentos ricos nesse nutriente.

Glutamina: Para que serve e como tomar

Como tomar 

A quantidade diária recomendada de L-glutamina ou de Glutamina Peptídeo é de 10 a 15 g para atletas, repartido em 2 ou 3 doses, e de 20 a 40g para outras situações que devem ser sempre avaliadas pelo médico. 

A glutamina está disponível em cápsulas e sachês, como L-glutamina da Prozis, Essential Nutrition ou Probiótica, por exemplo, podendo ser encontrado na forma em pó ou em cápsulas e é vendida em farmácias e lojas de suplementos alimentares, com preço variando em torno de 40 a 280 reais. 

Glutamina engorda?

Normalmente, a glutamina não engorda, mas se tomada em excesso ou fora de uma alimentação saudável, pode levar ao ganho de peso por conter calorias e por estimular o aumento dos músculos. Também é importante lembrar que tomar sem orientação e sem praticar exercício físico regularmente eleva as chances de aumento de gordura no corpo.

Glutamina: Para que serve e como tomar

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo de mais de 40 g de glutamina por dia pode causar náuseas e dores abdominais, e este suplemento só deve ser usado por diabéticos de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista.

Entenda o que é glutamina

A glutamina é um aminoácido, o que significa que ela é um componente das proteínas. Ela é o principal aminoácido dos músculos e de todo o corpo, e também pode ser produzida a partir de outros aminoácidos presentes no organismo.

Como o treinamento físico intenso provoca a queda dos níveis de glutamina no corpo, a suplementação com esse aminoácido é muito utilizada por atletas para manter os músculos e prevenir infecções, principalmente durante o período de competições.

Veja também como utilizar o whey protein para aumentar a massa muscular e o rendimento do treino.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...