Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tomar glutamina para aumentar os músculos

A glutamina deve ser tomada em pequenas porções ao longo do dia juntamente com as refeições, sendo a dose total recomendada de 10 a 30 g por dia.

Para atletas, cerca de 10 g de glutamina por dia já trazem os resultados de hipertrofia e fortalecimento do sistema imunológico, podendo ser tomada na refeição antes do treino com carboidrato, para favorecer a utilização adequada desse aminoácido, ou antes de dormir.

Para que serve a glutamina

A glutamina é o aminoácido mais abundante no corpo e traz os seguintes benefícios para o organismo:

  • Produzir energia no corpo, a partir da utilização de glicose;
  • Fortalecer o sistema imunológico e prevenir infecções, por ser o principal alimento das células do sistema de defesa do corpo;
  • Manter a massa muscular, diminuir a queima de músculos no pós treino e acelerar a recuperação de exercícios intensos;
  • Prevenir diarreias problemas intestinais, por fortalecer as células do intestino.
Como tomar glutamina para aumentar os músculos

Além do uso para atletas, a glutamina também é recomendada para pacientes que estão se recuperando de lesões, queimaduras, tratamento para câncer ou cirurgias, pois ajuda a acelerar a cicatrização e prevenir infecções. Para aumentar o consumo de glutamina, veja também quais são os alimentos ricos nesse nutriente.

Quantidade recomendada e preço

A quantidade recomendada de glutamina para se consumir é de 20 a 40 g por dia para pessoas que se recuperam de feridas ou cirurgias, e de 10 g a 15 g para atletas.

Esse suplemento deve ser tomado divido em 2 ou 3 doses de 5 a 10 g ao longo do dia, e os melhores horários de consumo para os atletas é antes ou depois do treino e antes de dormir, juntamente com as refeições.

A glutamina pode ser encontrada na forma em pó ou em cápsulas e é vendida em farmácias e lojas de suplementos alimentares, com preço variando em torno de 40 a 280 reais.

Como tomar glutamina para aumentar os músculos

Glutamina engorda?

Normalmente, a glutamina não engorda, mas se tomada em excesso ou fora de uma alimentação saudável, pode levar ao ganho de peso por conter calorias e por estimular o aumento dos músculos.

Também é importante lembrar que tomar glutamina sem orientação e sem praticar exercício físico regularmente eleva as chances de aumento de gordura no corpo.

Efeitos colaterais e contraindicações

O consumo de mais de 40 g de glutamina por dia pode causar náuseas e dores abdominais, e este suplemento só deve ser usado por diabéticos de acordo com a orientação do médico ou do nutricionista.

Entenda o que é glutamina

A glutamina é um aminoácido, o que significa que ela é um componente das proteínas. Ela é o principal aminoácido dos músculos e de todo o corpo, e também pode ser produzida a partir de outros aminoácidos presentes no organismo.

Como o treinamento físico intenso provoca a queda dos níveis de glutamina no corpo, a suplementação com esse aminoácido é muito utilizada por atletas para manter os músculos e prevenir infecções, principalmente durante o período de competições.

Veja também como utilizar o whey protein para aumentar a massa muscular e o rendimento do treino.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...