Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores pomadas cicatrizantes

As pomadas cicatrizantes são uma ótima forma de acelerar o processo de cicatrização de vários tipos de feridas, pois ajudam as células da pele a recupera mais rapidamente, sendo uma boa opção para tratar feridas causadas por cirurgias, pancadas ou queimaduras, por exemplo.

Normalmente, o uso deste tipo de pomadas também ajuda a evitar infecções, pois fecham a pele mais rapidamente, reduzem a dor mais rapidamente e evitam a formação de cicatrizes feias.

Porém, as pomadas só devem ser utilizadas sob orientação de um médico ou enfermeiro, porque algumas possuem substâncias, como antibióticos ou anti-inflamatórios, que não devem ser utilizadas em todos os tipos de feridas e, que por isso, podem piorar a ferida se forem mal utilizadas.

Melhores pomadas cicatrizantes

Principais tipos de pomadas cicatrizantes

Existem muitos tipos de pomadas que ajudam o processo de cicatrização, no entanto, algumas das mais utilizadas, de acordo com o tipo de ferida, incluem:

  • Após cirurgia: Nebacetin;
  • Cesariana: Cicalfate;
  • Cortes superficiais: Reclus, Novacort, Cicatrizan, Nebacetin ou Bepantol;
  • Feridas no rosto: Creme de cicalfate, Bepantol ou Cicatricure;
  • Tatuagem: Bepantol Derma, Nebacetin ou Pomadas de Aloe Vera;
  • Queimadura: Fibrase, Esperson, Dermazine ou Nebacetin.

Estas pomadas normalmente são vendidas nas farmácias sem necessidade de receita médica e por isso podem ser compradas facilmente, no entanto, é aconselhado consultar primeiro um dermatologista para avaliar qual a pomada adequada para o problema a tratar.

Embora as reações adversas, como vermelhidão, queimação ou inchaço sejam raras após a aplicação deste tipo de pomadas, elas podem acontecer e, nesses casos, é recomendado lavar imediatamente a região e procurar o médico.

Como evitar uma cicatriz feia

Assista o vídeo a seguir e saiba tudo o que pode fazer para não ficar com uma cicatriz muito evidente, com volume e muito colada ao músculo:

 

Quando não utilizar

Na maior parte dos casos, as pomadas cicatrizantes vendidas sem receita médica na farmácia podem ser utilizadas sem qualquer contraindicação, porém, mulheres grávidas ou pessoas com histórico de alergias e pele sensível devem sempre consultar um médico antes.

As pomadas cicatrizantes já não fazem efeito depois que a pele estiver totalmente regenerada e sem casquinha e por isso são desaconselhadas nesse caso.

Como fazer pomada cicatrizante caseira

Melhores pomadas cicatrizantes

Uma ótima pomada cicatrizante caseira pode ser feita com uma planta chamada erva-do-bicho, pois ela possui excelentes propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias que ajudam no processo de cicatrização, ao mesmo tempo que reduzem a dor.

Esta pomada cicatrizante está indicada para tratar diversos problemas de pele, como feridas fechadas, úlceras, varizes e até mesmo hemorroidas.

Ingredientes

  • 2 colheres de folhas secas de erva-de-bicho;
  • 100 ml óleo mineral;
  • 30 ml de parafina líquida.

Modo de preparo

Coloque as folhas secas numa panela e cubra com óleo mineral. Ligue o fogo baixo e deixe ferver por 10 minutos, mexendo sempre. A seguir, coe e misture este óleo com a mesma quantidade de parafina líquida até formar uma mistura homogênea. Despeje num recipiente de vidro e mantenha devidamente tapado.

Para aplicar a pomada, lave o local com água e sabão, seque e passe um pouco da pomada de erva-de-bicho, suavemente com movimentos circulares.

Para evitar as cicatrizes que se formam depois da ferida, confira outras receitas de ótimos remédio caseiro.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...