Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

5 dicas para evitar a trombose

A trombose venosa profunda normalmente é mais comum em adultos que ficam muito tempo em pé, fumam, tomam a pílula anticoncepcional ou que estão acima do peso ideal, por exemplo.

No entanto, a trombose pode ser evitada por meio de medidas simples, como evitar ficar muito tempo sentado, beber água durante o dia e utilizar roupa confortável, por exemplo. Além disso, é importante realizar atividade física pelo menos 2 vezes por semana, bem como ter uma alimentação balanceada, rica em legumes e vegetais, e evitar fumar ou ingerir bebidas alcoólicas em excesso.

É importante informar ao clínico geral de casos anteriores de trombose venosa profunda ou histórico familiar da doença, uma vez que pode ser recomendado utilizar meias compressivas, especialmente durante viagens longas ou em trabalhos que exijam estar muito tempo de pé.

5 dicas para evitar a trombose

1. Evitar ficar muito tempo sentado

Para evitar a formação de trombos, é recomendado que a pessoa não fique muito tempo sentado, mas sim faça pausas regulares para fazer pequenas caminhadas, principalmente durante viagens, por exemplo. As pequenas caminhadas ao longo do dia estimulam a circulação, favorecendo que o sangue volte para o coração e, assim prevenindo não só a formação de trombos, mas também diminuindo o inchaço das pernas.

2. Movimentar as pernas e os pés a cada 30 minutos

Caso não seja possível levantar e caminhar de forma regular, é recomendado que a cada 30 minutos as pernas e os pés sejam movimentados ou massageados para que a circulação seja ativada e a formação de trombos seja evitada.

Assim, é interessante rodar os tornozelos e esticar as pernas por 30 segundos, por exemplo.

3. Evitar cruzar as pernas

O ato de cruzar as pernas pode interferir diretamente no retorno venoso, ou seja, na volta do sangue para o coração. Por isso, é recomendado que as pessoas que têm risco de apresentarem trombos evitem cruzar as penas, pois assim a circulação sanguínea é facilitada.

Além de evitar cruzar as pernas, as mulheres também devem evitar andar de sapato alto todos os dias, pois isso também pode favorecer a formação de trombos.

4. Utilizar roupa confortável

A utilização de calças e sapatos apertados também podem interferir na circulação e favorecer a formação de trombos, por isso, é recomendado que sejam usadas calças e sapatos confortáveis e pouco apertados. 

Em alguns casos, pode ser recomendada a utilização de meias elásticas, pois têm como objetivo comprimir a pele e estimular a circulação, devendo ser utilizada conforme a orientação do médico.

5. Beber água durante o dia

O consumo de pelo menos 2 litros de água por dia é fundamental, pois além de ser essencial para o bom funcionamento do organismo, a água torna o sangue mais fluido, facilitando a circulação e impedindo a formação de trombos.

Além do consumo de líquidos ao longo do dia, é importante ter atenção à alimentação, dando preferência a alimentos que são capazes de estimular a circulação sanguínea, de reduzir o inchaço nas pernas e de impedir a formação de trombos, como o salmão, a sardinha, a laranja e o tomate, por exemplo.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem