Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento caseiro para Pés e Tornozelos Inchados

Um ótimo e simples tratamento caseiro para combater o inchaço nos pés é mergulhar os pés alternadamente numa bacia com água quente e fria, porque isso aumenta a circulação sanguínea local e facilita o retorno desse líquido em excesso para o sangue, e o excesso é então eliminado pela urina. Mas para complementar esse tratamento caseiro, também é preciso deitar com os pés elevados e receber uma massagem nos pés. 

Esse tratamento caseiro pode ser feito durante a gravidez, depois da cesariana, depois de ter andado muito num dia muito quente, ou então quando o pé está inchado por causa de uma torção ou depois de ter tirado o gesso, por exemplo.

Todo esse passo a passo está bem explicado nesse vídeo, descontraído e divertido:

Aqui estão os detalhes de cada técnica:

1. Alternar entre o quente e o frio

Para fazer esse tratamento contra o inchaço dos pés e do tornozelo, é necessário 2 baldes ou 2 bacias que caibam o seu pé confortavelmente. A seguir deve-se:

  1. Colocar água quente em um recipiente e água fria ou gelada noutro;
  2. Mergulhar os pés primeiro na água quente, durante 3 a 5 minutos, no máximo;
  3. Em seguida, mergulhar os pés na bacia com água fria, por 1 ou 2 minutos, no máximo.

Esta sequência pode ser feita até 3 vezes seguidas, sendo que deve terminar sempre com a água fria. Pode-se fazer esse tratamento 1, 2 ou quantas vezes desejar, de acordo com sua disponibilidade de tempo.  

Antes de colocar os pés na água quente deve verificar com o cotovelo a temperatura da água, que não deve estar muito quente, para não queimar na pele. E para garantir que a água está bem fria, pode adicionar alguns cubinhos de gelo na água.

Esse tratamento caseiro só não deve ser realizado se tiver alguma ferida na pele; quando a pele está muito sensível ou anestesiada ou se houver muitas varizes nos tornozelos.

2. Descansar com as pernas para cima

Para complementar esse tratamento caseiro é preciso deitar de forma confortável com as pernas para cima, de modo que os pés fiquem acima do nível do coração, porque isso também facilita o retorno venoso e desincha os membros inferiores de forma mais rápida. É importante ficar sempre de barriga para cima e colocar algumas almofadas por baixo das pernas para não forçar os joelhos.

3. Receber massagem nos pés

Enquanto está deitado de barriga para cima, pode-se pedir a outra pessoa para massagear seus pés. A massagem também é um ótimo complemento que ajuda a desinchar os pés, mas deve ser realizada sempre no sentido ascendente, e por isso deve-se pressionar os pés no sentido dos dedos para as pernas. Passar um creme hidratante ou um óleo de amêndoa doce, por exemplo, também é uma excelente forma de tornar a massagem ainda mais relaxante. Deve-se massagear cada pé, durante cerca de 1 minuto.

O que causa inchaço nos pés 

Os pés e os tornozelos podem ficar inchados durante a gravidez, depois do parto, quando a pessoa fica muito tempo de pé, na diabetes ou em caso de retenção de líquidos. Além disso, também é comum o pé ou o tornozelo ficarem inchados ao torcer o pé ou depois de tirar o gesso do pé, por exemplo.

A principal causa de inchaço nos pés é a gravidade e por isso sempre que a pessoa fica muito tempo parada da mesma posição, seja sentada ou de pé, as pernas podem ficar inchadas, pesadas e doloridas. Mas quando existe um desequilíbrio eletrolítico no corpo e a pessoa está retendo líquidos esse sintoma também pode se manifestar. 

A falta de atividade física também é outro fator que influencia no inchaço corporal, por isso, quem tem a tendência de ficar com os pés inchados no final do dia, deve investir na prática regular de atividade física regularmente porque isso melhora a circulação sanguínea e ajuda a eliminar o excesso de líquidos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...