Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

8 Dicas para parar de Fumar

Para parar de fumar é importante que a decisão tenha sido tomada por iniciativa própria, pois assim o processo torna-se um pouco mais fácil, já que deixar um vício é uma tarefa difícil, principalmente a nível psicológico. Por isso, além de tomar a decisão de parar de fumar, é importante que a pessoa tenha o apoio da família e de amigos e adote algumas estratégias que ajudem a diminuir a vontade de fumar.

É importante também identificar quando surgia maior vontade de fumar, porque dessa forma é possível substituir o ato de fumar por alguma outra coisa, como fazer atividade física ou comer algo, por exemplo. Além do apoio de família e amigos, pode ser interessante ter acompanhamento também de um psicólogo, pois é também uma forma de trabalhar o vício e de fazer com que o processo de parar de fumar seja mais natural.

8 Dicas para parar de Fumar

Assim, algumas dicas para deixar de fumar incluem:

1. Definir uma época para deixar de fumar

É fundamental definir uma data ou um período para deixar completamente o cigarro, num intervalo nunca superior a 30 dias depois de ter pensado em deixar de fumar.

Por exemplo, no dia 1 Maio pode-se planejar e visualizar a vida nova sem fumar e determinar o último dia possível para parar de fumar, como dia 30 Maio, ou definir um dia com significado, como terminar um curso, ter um novo emprego ou terminar um maço, por exemplo torna-se mais motivador e mais fácil de iniciar.

2. Retirar objetos relacionados com o cigarro

Para deixar de fumar deve-se começar por tirar de casa e do trabalho todos os objetos relacionados ao cigarro, como cinzeiros, isqueiros ou pacotes de cigarro velhos. Dessa forma é possível que existam estímulos para fumar.

3. Evitar o cheiro

Uma outra dica importante é evitar o cheiro do cigarro e, por isso, deve-se lavar as roupas, cortinas, lençóis, toalhas e qualquer outro objeto que possa ter cheiro de cigarro. Além disso, evitar locais onde estão fumando também é aconselhável devido ao cheiro da fumaça.

4. Comer quando surgir a vontade de fumar

Quando surgir a vontade de fumar, uma estratégia é comer um chiclete sem açúcar, por exemplo, para manter a boca ocupada e diminuir a necessidade de acender um cigarro. No entanto, é comum que a pessoa engorde ao parar de fumar, isso porque muitas vezes substitui o cigarro por alimentos mais gordurosos e ricos em açúcar, facilitando o ganho de peso. Além disso, os aromas da comida tornam-se mais fortes e agradáveis, o que aumenta o apetite e acaba fazendo a pessoa comer mais.

Por isso, quando a vontade de fumar aparecer, é recomendado que a pessoa evite comer alimentos muito açucarados, pois além de facilitar o ganho de peso também aumenta a vontade de fumar, dê preferência para sucos cítricos, coma palitinhos de frutas ou vegetais para comer ao longo do dia e coma a cada 3 horas, dando preferência para lanches saudáveis. É importante também praticar atividades físicas, pois além de promoverem a saúde ajudam a diminuir a vontade de fumar.

Veja mais dicas de como não engordar depois de parar de fumar no vídeo a seguir:

5. Fazer outras atividades prazerosas

Quando a vontade de fumar vier, é importante que a pessoa se distraia, fazendo atividades que lhe dê prazer e substitua o sentimento de perda, por exemplo, passear ao ar livre, ir na praia ou jardim. Além disso, deve-se fazer uma atividade que ocupe tempo e as mãos diariamente, como fazer crochê, jardinagem, pintar ou fazer exercício físico, são ótimas opções.

6. Envolver a família e amigos

Para deixar de fumar, o processo é mais fácil e menos custoso quando a família e os amigos próximos estão envolvidos no processo e ajudam, respeitando os sintomas caraterísticos da abstinência, como irritabilidade, ansiedade, depressão, inquietação, mal-estar físico, dores de cabeça e alterações do sono, por exemplo.

7. Fazer psicoterapia

O contato com um psicólogo ou psiquiatra também pode ajudar no processo de para de fumar, principalmente durante as crises de abstinência. Isso porque o profissional irá ajudar a identificar o que faz aumentar a vontade e, assim, indicar formas de aliviar o desejo de fumar.

Em alguns casos, o psiquiatra pode indicar o uso de alguns remédios que ajudam o organismo a adaptar-se e a desintoxicar do vício do cigarro. Veja quais são os remédios para parar de fumar.

8. Fazer acupuntura

A acupuntura é uma terapia alternativa que pode ajudar também a diminuir o vício no cigarro, isso porque ajuda a combater a ansiedade e a diminuir os sintomas de abstinência. Além disso, a acupuntura promove a liberação de endorfina e serotonina, promovendo a sensação de prazer e bem-estar. Entenda como é feita a acupuntura.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem