Como parar de fumar: 8 dicas para deixar o vício

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
maio 2022

Para parar de fumar é importante que a decisão seja tomada por iniciativa própria, pois assim o processo torna-se um pouco mais fácil, já que deixar um vício é uma tarefa muito difícil, principalmente a nível psicológico.

Além de tomar a decisão de parar de fumar, é importante ter o apoio da família e/ou dos amigos e adotar algumas estratégias que ajudem a diminuir a vontade de fumar.

É importante também identificar quando surge maior vontade de fumar, porque dessa forma é possível substituir o ato de fumar por alguma outra coisa, como fazer atividade física ou realizar um hobbie, por exemplo. Pode ainda ser interessante ter acompanhamento psicológico durante essa fase.

Algumas boas dicas para deixar de fumar mais facilmente são:

1. Definir uma época para deixar de fumar

É fundamental definir uma data ou um período para deixar completamente o cigarro, num intervalo nunca superior a 30 dias depois de ter pensado em deixar de fumar.

Pode-se escolher uma data em específico, por exemplo o dia 15 de Junho, ou definir um dia com significado, como terminar um curso, ter um novo emprego ou terminar um maço de cigarros, por exemplo.

2. Retirar objetos relacionados com o cigarro

Para deixar de fumar deve-se começar por tirar de casa e do trabalho todos os objetos relacionados ao cigarro, como cinzeiros, isqueiros ou pacotes de cigarro velhos. Dessa forma é possível evitar que existam estímulos para fumar.

3. Evitar o cheiro de cigarro

Uma outra dica importante é evitar o cheiro do cigarro. Por isso, deve-se lavar as roupas, cortinas, lençóis, toalhas e qualquer outro objeto que possa ter cheiro de cigarro.

Além disso, evitar locais onde estão fumando também é aconselhável devido ao cheiro da fumaça.

4. Comer quando surgir a vontade de fumar

Quando surgir a vontade de fumar, uma estratégia é comer um chiclete sem açúcar, por exemplo, para manter a boca ocupada e diminuir a necessidade de acender um cigarro. No entanto, é comum que a pessoa engorde ao parar de fumar, isso porque muitas vezes substitui o cigarro por alimentos mais gordurosos e ricos em açúcar, facilitando o ganho de peso.

Por isso, quando a vontade de fumar aparecer, é recomendado que a pessoa evite comer alimentos muito açucarados, pois além de facilitar o ganho de peso também aumenta a vontade de fumar. Deve-se, assim, dar preferência para sucos cítricos ou palitinhos de frutas e vegetais, por exemplo. Veja mais dicas de como não engordar depois de parar de fumar:

5. Fazer atividades prazerosas

Quando a vontade de fumar vier, é importante que a pessoa se distraia, fazendo atividades que lhe dêem prazer e substituam o sentimento de perda. Alguns exemplos são passear ao ar livre, ir na praia ou fazer jardinagem, por exemplo. Outras opões são as atividades que ocupam o tempo e as mãos, como fazer crochê, pintar ou fazer exercício físico.

6. Envolver a família e amigos

Para deixar de fumar, o processo é mais fácil e menos custoso quando a família e os amigos próximos estão envolvidos no processo e ajudam, respeitando os sintomas característicos da abstinência, como irritabilidade, ansiedade, depressão, inquietação, mal-estar físico, dores de cabeça e alterações do sono, por exemplo.

7. Fazer psicoterapia

O contato com um psicólogo ou psiquiatra também pode ajudar no processo de para de fumar, principalmente durante as crises de abstinência. Isso porque o profissional irá ajudar a identificar o que faz aumentar a vontade e, assim, indicar formas de aliviar o desejo de fumar.

Em alguns casos, o psiquiatra pode indicar o uso de alguns remédios que ajudam o organismo a adaptar-se e a desintoxicar do vício do cigarro. Veja quais são os remédios para parar de fumar.

8. Fazer acupuntura

A acupuntura é uma terapia alternativa que pode ajudar também a diminuir o vício no cigarro, isso porque ajuda a combater a ansiedade e a diminuir os sintomas de abstinência. Além disso, a acupuntura promove a liberação de endorfina e serotonina, promovendo a sensação de prazer e bem-estar. Entenda como é feita a acupuntura.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em maio de 2022. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878

Tuasaude no Youtube

  • O que comer para não engordar quando parar de fumar

    02:56 | 77002 visualizações