A classificação do índice de massa corporal (IMC), pode ajudar a identificar obesidade ou desnutrição em crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Além de saber qual é o seu IMC, essa calculadora também indica qual deve ser o seu peso ideal e quantas calorias você deve ingerir para alcançar a sua melhor forma, e assim melhorar sua qualidade de vida, garantindo o seu bem estar.
Coloque os seus dados na calculadora a seguir e saiba qual é o seu IMC:
O que é IMC?
IMC significa Índice de Massa Corporal e é um parâmetro utilizado para saber se o peso está de acordo com a altura da pessoa, o que pode interferir diretamente na saúde e qualidade de vida da pessoa. Assim, a partir do resultado do IMC é possível saber também se a pessoa está dentro do peso ideal e também identificar obesidade ou desnutrição em crianças, adolescentes, adultos ou idosos.
Dessa forma, com o cálculo do IMC, é possível tomar algumas atitudes, como alterações na dieta, melhora nos hábitos alimentares e realização de atividade física de forma regular, por exemplo.
Como é calculado?
O IMC é a relação entre peso e altura e o cálculo é feito de acordo com a fórmula: IMC = peso/ (altura x altura), devendo o peso estar em kg e a altura em metro, e o resultado é dado em kg/m2. Depois de obter o resultado, é verificado em que faixa o resultado se encontra, podendo indicar:
- Magreza, quando o resultado é menor que 18,5 kg/m2;
- Normal, quando o resultado está entre 18,5 e 24,9 kg/m2;
- Sobrepeso, quando o resultado está entre 24,9 e 30 kg/m2;
- Obesidade, quando o resultado é maior que 30 kg/m2.
Assim, de acordo com o resultado do IMC é possível também saber o risco de desenvolver doenças, isso porque quanto maior é o valor do IMC maior é a quantidade de gordura acumulada no corpo e maior é o risco da pessoa ter pressão alta, diabetes e doenças cardíacas.
Por que é importante saber o IMC?
Saber o IMC é importante para que se possa saber se o peso está de acordo com a altura da pessoa, o que, no caso das crianças, é importante para saber se o desenvolvimento da criança está acontecendo de acordo com o esperado, além de ser importante para saber o risco de desenvolver alguma doença.
Além disso, sabendo o IMC, é possível também verificar qual o peso ideal e, assim, saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado para a sua idade. Veja como é feito o cálculo do peso ideal.
Apesar do IMC ser fundamental para saber o estado nutricional da pessoa, é importante que sejam analisados outros parâmetros para que se saiba de forma mais precisa o estado geral de saúde, isso porque pessoas mais velhas, mulheres grávidas ou pessoas com muitos músculos podem ter o resultado de IMC fora do que é considerado normal. Assim, é necessário que além do IMC e do peso ideal seja avaliado o nível de hidratação, a massa muscular e o nível de atividade física.
O que fazer para melhorar o IMC?
Para melhorar o IMC é importante verificar se está acima ou abaixo do que é considerado normal. Quando o IMC está na faixa de magreza, é importante consultar o nutricionista para que, além de ser feita uma avaliação completa, seja indicado um plano alimentar que foque no aumento de peso de forma saudável.
Por outro lado, quando o IMC está na faixa do sobrepeso ou da obesidade, pode ser indicado pelo nutricionista a realização de uma alimentação com mais restrição calórica, além de ser também indicada a prática de atividade física regular, pois assim é possível acelerar o metabolismo e favorecer a perda de peso, o que influencia diretamente no IMC.