Calculadora de IMC

A classificação do índice de massa corporal (IMC), pode ajudar a identificar obesidade ou desnutrição em crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Além de saber qual é o seu IMC, essa calculadora também indica qual deve ser o seu peso ideal para alcançar a sua melhor forma, e assim melhorar sua qualidade de vida, garantindo o seu bem estar.

Coloque os seus dados na calculadora a seguir e saiba qual é o seu IMC:

Erro
help
anos
Erro
help
cm
Erro
help
kg
Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

O que é IMC?

IMC significa Índice de Massa Corporal e é um parâmetro utilizado para saber se o peso está de acordo com a altura, o que pode interferir diretamente na saúde e qualidade de vida da pessoa. Assim, a partir do resultado do IMC é possível saber também se a pessoa está dentro do peso ideal e também identificar sobrepeso, obesidade ou desnutrição em crianças, adolescentes, adultos ou idosos. 

Dessa forma, com o cálculo do IMC, é possível fazer algumas mudanças na rotina diária, como mudar a dieta, melhorar os hábitos alimentares e praticar atividade física de forma regular, por exemplo.

Como é calculado?

O IMC é a relação entre peso e altura e o cálculo é feito de acordo com a fórmula: IMC = peso/ (altura x altura), devendo o peso estar em kg e a altura em metro, e o resultado é dado em kg/m2. Depois de obter o resultado, é possível verificar em que faixa o IMC se encontra, podendo indicar:

  • Magreza, quando o resultado é menor que 18,5 kg/m2;
  • Normal, quando o resultado está entre 18,5 e 24,9 kg/m2;
  • Sobrepeso, quando o resultado está entre 24,9 e 30 kg/m2;
  • Obesidade, quando o resultado é maior que 30 kg/m2.

Assim, de acordo com o resultado do IMC é possível também saber se existe algum risco de desenvolver doenças. Isto porque quanto maior é o valor do IMC, maior é a quantidade de gordura acumulada no corpo e maior é o risco da pessoa ter doenças como pressão alta, diabetes e doenças cardíacas.

Por que é importante saber o IMC?

Saber o IMC é importante para verificar se o peso está de acordo com a altura da pessoa, além de ser importante para saber se existe risco de desenvolver alguma doença. No caso das crianças, o IMC é importante para saber se o desenvolvimento está de acordo com o esperado.

Além disso, sabendo o IMC, é possível também verificar qual o peso ideal e, assim, saber se a pessoa está acima ou abaixo do peso recomendado para a sua idade. Veja como é feito o cálculo do peso ideal.

Apesar do IMC ser fundamental para saber o estado nutricional da pessoa, é importante que sejam avaliados outros parâmetros para saber melhor qual o estado geral de saúde, pois pessoas mais velhas, mulheres grávidas ou pessoas com muitos músculos podem ter o resultado de IMC fora do que é considerado normal, por exemplo. Assim, é necessário que além do IMC e do peso ideal, seja avaliado o nível de hidratação, a massa muscular e o nível de atividade física.

O que fazer para melhorar o IMC?

Para melhorar o IMC, é importante verificar se está acima ou abaixo do peso considerado normal. Quando o IMC está na faixa de magreza, é importante consultar um nutricionista que fará uma avaliação completa, indicando um plano alimentar personalizado que priorize o ganho de peso de forma saudável. 

Por outro lado, quando o IMC está na faixa do sobrepeso ou da obesidade, o nutricionista pode recomendar uma alimentação com redução de calorias. Além da dieta, normalmente também se recomenda a prática de atividade física regular, que ajudará a acelerar o metabolismo e facilitar a perda de peso, o que influencia diretamente no IMC.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto: