Alimentos para melhorar a circulação sanguínea

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
abril 2021

Alguns alimentos como a laranja, a pimenta caiena, o gengibre e o alho possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que melhoram a circulação sanguínea, permitindo aliviar os sintomas de má circulação, como retenção de líquidos, sensação de mãos frias e dor e cansaço nas pernas, por exemplo.

Por isso, é importante que esses alimentos sejam incluídos na alimentação do dia a dia, assim como evitar aqueles que promovem a má circulação, como os alimentos ricos em gorduras e açúcar. Além disso, é importante beber bastante água ao longo do dia, pois favorece a circulação sanguínea e a diminuição do inchaço, além de seguir o tratamento recomendado pelo médico. Veja como deve ser o tratamento para má circulação.

Imagem ilustrativa número 2

Alguns exemplos de alimentos que melhoram a circulação sanguínea são:

1. Alimentos ricos em vitamina C

A laranja, o limão e o morango são alimentos ricos em vitamina C que ajudam a fortalecer e a relaxar os vasos sanguíneos, já que a vitamina C exerce poderoso efeito antioxidante e anti-inflamatório no organismo, além de promover a formação do colágeno, o qual é necessário para manter a função cardiovascular normal.

2. Alho e cebola

O alho é rico em alicina, uma substância que ajuda a prevenir a obstrução dos vasos sanguíneos, já que reduz os níveis de colesterol LDL e de triglicerídeos, diminuindo o risco de aterosclerose. Além disso, proporciona efeito hipotensor, favorecendo a circulação sanguínea. Para ativar a alicina, é importante que cortar ou triturar o alho e deixar repousar por cerca de 10 minutos antes de ser utilizado.

No caso da cebola, alguns estudos indicam que o seu consumo regular ajuda a reduzir a pressão arterial, diminuir os níveis de colesterol e o risco de doenças cardiovasculares, pois é rica em quercetina e outros compostos antioxidantes que protegem o coração e melhoram a circulação.

3. Cúrcuma

Alguns estudos indicam que o consumo de cúrcuma melhora a resistência dos vasos sanguíneos, pois possui como princípio ativo a curcumina, um potente antioxidante que evita e diminui o dano causado pelos radicais livres às células.

Além disso, promove o aumento da quantidade de óxido nítrico no endotélio das artérias, que é um gás produzido no organismo que possui propriedades vasodilatadoras, mantendo a pressão arterial baixa.

Imagem ilustrativa número 3

4. Uvas e vinho tinto

O consumo regular de uvas escuras e de vinho tinto poderia prevenir o surgimento de doenças cardiovasculares, pois contém polifenois, resveratrol, taninos e antocianinas, que evitam a formação das placas nas artérias e ajudam a diminuir o colesterol LDL.

A recomendação é de 1 a 2 copos de 100 mL por dia de vinho tinto em conjunto com uma alimentação saudável que garante a saúde do coração. No caso das uvas, também possível consumir em forma de suco, sendo recomendado 200 a 400 mL de suco por dia.

5. Alimentos ricos em ômega-3

Os alimentos ricos em ômega-3, como o salmão, atum, sardinha e sementes de chia melhoram a circulação sanguínea, já que o ômega-3 promove a vasodilatação, estimula a produção de óxido nítrico, exerce efeito anti-inflamatório, antioxidante e anti-trombótico, tornando o sangue mais fluido e facilitando a circulação.

6. Tomates

Alguns estudos científicos indicam que o tomate, por ser rico em potássio e água, exerce efeito diurético que ajuda a diminuir a retenção de líquidos e a manter a pressão arterial. Além disso, esta fruta é rica em licopeno, um poderoso antioxidante que está relacionado com a prevenção de doenças cardiovasculares. Conheça outros alimentos ricos em antioxidantes.

Imagem ilustrativa número 4

7. Alimentos ricos em potássio

O consumo de alimentos ricos em potássio ajuda a regular a pressão arterial, favorecendo o relaxamento dos vasos sanguíneos e favorecendo a circulação, o que ocorre devido ao fato do potássio aumentar a excreção de sódio na urina.

Alguns alimentos ricos em potássio são abacate, iogurte, suco de laranja, folhas de beterraba cozida, entre outros.

8. Pimenta caiena

Alguns estudos indicam que a pimenta caiena poderia melhorar o fluxo sanguíneo ao ajudar a dissolver a fibrina, que é uma substância relacionada com o processo de formação de coágulos sanguíneos.

Além disso, a pimenta caiena aumenta o metabolismo, reduzir os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue, diminuindo o risco de doenças cardíacas.

9. Gengibre

De acordo com alguns estudos, o gengibre poderia ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo e estimular a circulação sanguínea, já que exerce um efeito vasodilatador, estimula o músculos cardíaco e possui efeito antioxidante. Além disso, poderia reduzir a formação de coágulos por inibir a agregação plaquetária.

10. Frutos secos

Os frutos secos, como nozes, amêndoas, castanha do Pará e amendoim, por exemplo, poderiam melhorar a função vascular, já que são ricos em magnésio, um mineral que ajuda a controlar a pressão arterial e prevenir a formação de placas de gordura nos vasos sanguíneos.

Opção de cardápio para melhorar a circulação

A tabela a seguir traz uma opção de cardápio de 3 dias para melhorar a circulação:

RefeiçõesDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhã1 copo de suco de laranja + 2 ovos mexidos temperado com pimenta caiena + 1 fatia de pão integral1 copo de suco de morango + 2 panquecas médias de banana, aveia e sementes de chia + 2 fatia de queijo branco1 copo de suco de beterraba com laranja + 2 fatias de pão integral acompanhado de queijo ricota, 2 fatias de tomate e 1 folha de alface
Lanche da manhã1 copo de iogurte natural com 6 nozes + 1 colher de sopa de sementes de chia1 tangerina média6 amêndoas + 1 copinho de gelatina sem açúcar
Almoço/ jantar1 taça de vinho tinto (100 mL) + 1 xícara de arroz integral com cúrcuma e pedaços de frango acompanhado com ervilha, cenoura, cebola e alho100 g de salmão grelhado + 2 batatas com casca assadas + salada de brócolis com cenoura cozida e cebola, temperada com 1 colher de sopa de azeite de oliva e pimenta caiena1 bife de peito de frango grelhado acompanhado por batata doce e salada de alface e tomate + 1 colher de chá de azeite de oliva + 1 pitada de pimenta caiena
Lanche da tarde1 kiwi médio + 1 xícara de chá de gengibre sem açúcar1 taça de aveia com morangos, 6 nozes e 1 colher de chá de sementes de linhaçaVitamina de abacate preparado com iogurte natural e 1 colher de chá de sementes de linhaça (200 mL)

As quantidades incluídas no cardápio variam de acordo com a idade, gênero, atividade física e se a pessoa possui alguma doença associada ou não e, por isso, é recomendado consultar um nutricionista para que seja possível realizar uma avaliação completa e seja possível elaborar um plano nutricional adequado às necessidades.

Esta informação foi útil?

Escrito e atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em abril de 2021. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em abril de 2021.

Bibliografia

  • MORGILLO Samantha; HILL Alison; COATES Alison. The Effects of Nut Consumption on Vascular Function. Nutrients. 11. 116; 1-14, 2019
  • GROSSO Giuseppe; BEI Roberto et al. Effects of Vitamin C on health: a review of evidence. Frontiers in Bioscience. 1. 18; 1017-1029, 2013
Mostrar bibliografia completa
  • MAY James; HARRISON Fiona. Role of Vitamin C in the Function of the Vascular Endothelium. Antioxidantes & Redox Signaling. 19. 17; 2068–2083, 2013
  • COZZOLINO Silvia. Biodisponibilidade de nutrientes. 4º. Brasil: Manole Ltda, 2012. 555-578.
  • KANT Chhavi; CHAUCHAN Mukul et al. Blood Circulation Stimulation Properties of Cayenne Pepper:A Review. Journal of Applied Chemistry . 5. 1; 78-83, 2018
  • SANTOS Jessica; STRAHLER Talia et al. Curcumin supplementation improves vascular endothelial function in healthy middle-aged and older adults by increasing nitric oxide bioavailability and reducing oxidative stress. AGING. 9. 1; 187-205, 2017
  • BRULL V; BURAK C et al. Effects of a quercetin-rich onion skin extract on 24 h ambulatory blood pressure and endothelial function in overweight-to-obese patients with (pre-)hypertension: a randomised double-blinded placebo-controlled cross-over trial.. British Journal of Nutrition. 114. 8; 1263-1277, 2015
  • JOURNAL OF IMMUNOLOGY RESEARCH. Immunomodulation and Anti-Inflammatory Effects of Garlic Compounds. 2015. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4417560/>. Acesso em 19 mai 2020
  • DOLINSKY Manuela. Nutrição Funcional. 1º. Brasil: Roca, 2009. 54-58.
  • INTECH. Omega-3 Polyunsaturated Fatty Acids in Blood Pressure Control and Essential Hypertension. 2016. Disponível em: <https://www.intechopen.com/books/update-on-essential-hypertension>. Acesso em 19 mai 2020
  • BAYATI Jalal; MORADI Nasroallah. Physiological and pharmaceutical effects of Ginger (Zingiber officinale Roscoe) as a valuable medicinal plant . European Journal of Experimental Biology . 4. 1; 87-90, 2014
  • COSTAIN Lyndel. Super Nutrientes. 1º. Brasil: Metha LTDA, 2005. 88.
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.