Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para se recuperar mais rápido depois da cirurgia

Antes de uma cirurgia, é importante pedir orientações ao médico e enfermeiro sobre os cuidados que se deve ter durante o período pós-operatório, e que cuidados ter alguns dias antes da realização da cirurgia. Saiba mais em Cuidados Antes e Depois da Cirurgia

Especialmente quando a recuperação é feita em casa, é importante saber exatamente como e quando fazer o curativo, como deve ser a alimentação, o repouso e o retorno ao trabalho e ao exercício físico, pois, geralmente, estes cuidados variam de acordo com a cirurgia que foi realizada.

No entanto, existem alguns cuidados gerais que devem ser seguidos depois de uma cirurgia, que incluem:

Como fazer o curativo no pós-operatório

O curativo protege a cicatriz da cirurgia de infeccionar e deve ser trocado, de preferência, na clínica ou no hospital, de acordo com a indicação do enfermeiro. No entanto, se não for possível, veja como fazer o curativo em casa em: Como fazer um curativo.

O indivíduo deve verificar se o curativo está sujo ou se a cicatriz tem mau cheiro e está liberando pus, pois estes são sinais de infecção da cicatriz e, se for esse o caso, deve ir imediatamente ao pronto-socorro. Além disso, também deve estar atento a possíveis sinais de inflamação como vermelhidão, dor e inchaço na região da cicatriz.

Sinais de infecção do curativoSinais de infecção do curativo
Curativo impermeávelCurativo impermeável

Além disso, se o curativo não for impermeável, é importante não o molhar durante o banho, protegendo-o porque a entrada de água na cicatriz pode causar infecção na ferida.

Como se alimentar no pós-operatório

O que se deve comer no pós-operatório são alimentos de fácil digestão, em pequenas quantidades e com poucas fibras para diminuir o volume das fezes e para que o paciente não tenha que se esforçar para evacuar.

A primeira refeição após a cirurgia deve ser líquida porque o paciente ainda deve se sentir nauseado devido a anestesia. Uma sopa de legumes batida no liquidificador ou um suco de frutas com bolacha esfarelada pode ser uma boa opção.

Em relação a água é importante beber água sempre que tiver sede porque inicialmente pode ser difícil levantar para fazer xixi, embora o uso de uma fralda seja uma boa opção.

No segundo dia do pós operatório a alimentação já não precisa ser líquida e deve-se investir nos alimentos cicatrizantes para facilitar a recuperação. Bons exemplos são iogurte, carnes e frutas ricas em vitamina C como o morango.

Deve-se evitar comer frituras, alimentos gordurosos, condimentos, carnes suínas ou doces, para que a recuperação seja mais rápida. Além disso, deve evitar ingerir bebidas alcoólicas e fumar.

Em algumas cirurgias, o médico pode recomendar que o indivíduo tenha uma dieta específica durante a recuperação ou até durante a vida toda, por isso, nestes casos é fundamental consultar um nutricionista. Em alguns casos é recomendada a dieta líquida ou pastosa.

Como repousar no pós-operatório

Geralmente, depois de uma cirurgia, o repouso é recomendado para evitar que os pontos da cicatriz saiam e a cicatriz se abra, e o médico deve indicar quanto tempo de repouso o indivíduo deve ficar, de acordo com a cirurgia.

Durante este tempo, o indivíduo não deve fazer esforços, levantar pesos, dirigir, ter relações sexuais ou fazer exercício físico até a liberação do médico. No entanto, se ficar mais de 3 dias de repouso na cama deve fazer exercícios respiratórios para prevenir infecções no pulmão.

O que fazer para se recuperar mais rápido depois da cirurgia
O que fazer para se recuperar mais rápido depois da cirurgia

Normalmente, após um mês da cirurgia, já se pode retornar às atividades, como trabalhar, dirigir, ter relações sexuais e realizar exercícios leves, como caminhadas.

Exercícios mais intensos, como jogar futebol, andar de bicicleta, nadar, fazer musculação ou outros exercícios de academia, geralmente, só podem ser retomados 3 meses após a cirurgia, porém o médico é quem deve indicar quando o retorno às atividades deve ser feito.

Como aliviar a dor após a cirurgia

Depois de uma cirurgia, quando o indivíduo tem alta, o médico costuma prescrever analgésicos para as dores, como o Paracetamol, por isso, em caso de dor que não passa com remédios, e também em caso de febre acima de 38ºC, diarreia, mal estar ou falta de ar, o indivíduo deve comunicar os sintomas ao médico ou ir ao pronto-socorro.

Geralmente, antes do paciente ter alta, o médico marca uma consulta para 2 semanas a 1 mês depois da cirurgia de forma a observar o paciente e avaliar como está sendo o período pós-operatório, sendo muito importante não faltar a esta consulta.

Para evitar a formação de coágulos no sangue leia: Como evitar a trombose depois da cirurgia.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...