Os principais tipos de dores nas costas são a dor na lombar, dor na cervical ou dores por desvios na coluna. Além disso, as dores também podem ocorrer quando existe alguma alteração em um órgão, como pulmão, rim ou coração.
As dores nas costas são um desconforto que pode ocorrer em qualquer parte da coluna, podendo envolver músculos, nervos, ligamentos ou ossos, e estar relacionadas a má postura, esforço excessivo ou repetitivo ou hérnias de disco.
O tratamento é feito pelo ortopedista e varia de acordo com a causa da dor nas costas, podendo ser indicado a prática de atividade física e alongamentos, uso de analgésicos, fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.
Principais tipos de dores nas costas
Os principais tipos de dores nas costas são:
1. Dor na lombar
A dor lombar, também chamada de lombalgia, é a dor no fundo das costas e pode vir acompanhada de sensação de formigamento ou dormência nas pernas e dificuldade para andar com uma das pernas.
Esse tipo de dor nas costas da região lombar, pode ocorrer por uma má postura, esforço exagerado, inflamação no nervo ciático ou hérnia de disco, por exemplo.
Leia também: Dor na lombar: o que pode ser (e o que fazer) tuasaude.com/dor-no-final-da-colunaO que fazer: é recomendado consultar o ortopedista para avaliar a causa da dor e iniciar o tratamento, podendo ser orientado o uso de anti-inflamatórios e analgésicos, além de fisioterapia e, em alguns casos, cirurgia.
Além disso, para prevenir dor na região lombar, deve-se evitar ficar muito tempo sentado ou em pé, realizar exercícios de alongamento para lombar e de fortalecimento para o abdômen. Confira alongamentos para lombar.
2. Dor na cervical
A dor na cervical, ou cervicalgia, é o desconforto na região do pescoço ou na parte alta das costas, podendo causar além das dores nas costas, sintomas como dificuldade para movimentar a cabeça, rigidez no pescoço e dor de cabeça.
Esse tipo de dor pode ter diversas causas, como esforço repetitivo, torcicolo, estresse excessivo, hérnia de disco cervical, compressão de nervos ou até por infecções, como meningite.
O que fazer: é recomendado realizar de 2 a 3 pausas durante o dia para movimentar e alongar os ombros e o pescoço, ou fazer fisioterapia, para aliviar as dores nas costas na cervical. Veja alguns exercícios de alongamento para dor no pescoço.
No entanto, dependendo da sua causa, o ortopedista ou neurologista pode recomendar o uso de colar cervical, analgésicos ou antibióticos em caso de infecções, como a meningite ou cirurgia para descomprimir os nervos, por exemplo.
Leia também: Dor no pescoço: 15 causas principais (e o que fazer) tuasaude.com/dor-no-pescoco3. Dor no meio das costas
As dores no meio das costas geralmente estão relacionadas a má postura ao longo dia, lesões ou contraturas musculares ou hérnia de disco.
No entanto, esse tipo de dor também pode ocorrer quando existe alguma alteração em um órgão que fica nessa região, como no pulmão, estômago e coração.
O que fazer: o tratamento é feito pelo ortopedista ou clínico geral de acordo com a causa da dor no meio das costas. No entanto, se a dor não melhorar ou for acompanhada de sintomas, como falta de ar, queimação na garganta ou aperto no peito, deve-se ir ao pronto-socorro.
Além disso, para evitar a dor no meio das costas é indicado manter uma postura correta durante todo o dia e realizar exercícios que fortaleçam as costas.
Leia também: Treino de costas: 12 melhores exercícios (e como fazer) tuasaude.com/treino-costas4. Hiperlordose
A hiperlordose é a curvatura acentuada da coluna, que pode causar dor no fundo das costas, diminuição do movimento da coluna, pescoço alongado para frente e alteração da postura.
A hiperlordose pode ocorrer, principalmente, pela má postura, sedentarismo e obesidade, além de estar relacionada com doenças que levam ao enfraquecimento muscular progressivo, como é o caso da distrofia muscular.
O que fazer: o tratamento é feito pelo ortopedista e pode incluir a prática de atividade física, como natação e pilates, para o fortalecimento dos músculos enfraquecidos e melhora das dores nas costas.
Além disso, exercícios posturais, como RPG, feito pelo fisioterapeuta podem ajudar no realinhamento da coluna.
Leia também: 9 exercícios simples para melhorar a postura em casa (e como fazer) tuasaude.com/exercicios-para-melhorar-a-postura5. Escoliose
A escoliose é a curvatura lateral da coluna, formando um S ou C, podendo surgir na infância ou adolescência ou ser causada por má postura, lesões ou condições neurológicas, como paralisia cerebral.
Essa condição pode causar dores nas costas ou fadiga ao ficar muito tempo em pé, um ombro mais alto que o outro ou uma perna mais curta que a outra. Os sintomas podem variar conforme o grau e o tipo da escoliose. Confira sintomas da escoliose e tipos.
O que fazer: o tratamento deve ser orientado pelo ortopedista de acordo com o grau da curvatura e o tipo de escoliose, podendo ser indicada a realização de fisioterapia, uso de coletes ou cirurgia, nos casos mais graves.
6. Dor do lado esquerdo das costas
As dores nas costas do lado esquerdo podem ser causadas por lesão muscular devido a má postura ou movimentos repetitivos.
No entanto, também pode indicar condições mais graves, como pedra nos rins, que pode vir acompanhada de dor ao urinar, náusea e a dor nas costas que pode irradiar para ambos os lados, esquerdo e/ou direito. Veja o que pode ser dor no lado esquerdo das costas.
O que fazer: é recomendado ir ao hospital para realizar os exames necessários e identificar a causa das dores nas costas, e iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de anti-inflamatórios, como diclofenaco, e em alguns casos, a cirurgia para retirar as pedras.
Leia também: Tratamento para pedra nos rins: remédios, cirurgia e opções naturais tuasaude.com/tratamento-para-pedra-nos-rins7. Dor do lado direito das costas
A dor nas costas do lado direito pode surgir devido a situações comuns do dia a dia, como má postura ou carregar objetos pesados.
No entanto, também pode surgir por condições de saúde que afetam os órgãos do lado direito do corpo, como a pedra na vesícula ou apendicite provocando dor que pode irradiar para as costas.
O que fazer: no caso de dor intensa, presença de outros sintomas ou suspeita de pedra na vesícula ou apendicite, deve-se ir ao pronto-socorro para iniciar o tratamento adequado. No caso da apendicite, o tratamento é feito com cirurgia.
Já para pedra na vesícula, o gastroenterologista pode recomendar diminuir o consumo de alimentos gordurosos e/ou usar remédios para ajudar a dissolver a pedra. Em alguns casos, pode ser recomendada a cirurgia para remover a vesícula.
Leia também: 5 tratamentos para pedra na vesícula tuasaude.com/tratamento-para-pedra-na-vesicula