Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como identificar e tratar a Hiperlordose na Coluna

A lordose é uma curvatura normal da coluna existente no pescoço e no fundo das costas que quando está acentuada chama-se hiperlordose, provocando intensa dor nas costas e má postura.

Na hiperlordose lombar esta curvatura fica muito acentuada, de modo que o bumbum fica muito "arrebitado" e isto acaba gerando dor no pescoço e nas costas necessitando de tratamento, que pode ser feito com fisioterapia mas a prática de atividade física também pode ajudar a aliviar a dor e o desconforto.

Como identificar e tratar a Hiperlordose na Coluna

Como saber se é Hiperlordose

O principal sinal de hiperlordose na coluna lombar é a grande curvatura no fundo das costas que pode ser observada quando a pessoa fica de lado. Outros sintomas que podem estar presentes são:

  • Dor no fundo das costas
  • Deitar no chão de barriga para cima e não conseguir colar as costas no chão;
  • Abdômen fraco, globoso e anteriorizado;
  • Celulite nos glúteos e na parte de trás das pernas devido a diminuição do retorno venoso e linfático.

Normalmente a pessoa já nasce com esse aumento da curvatura na coluna mas ela não causa qualquer alteração no crescimento da criança. No entanto, ela também pode surgir em caso de má postura, gravidez, obesidade ou hérnia de disco, por exemplo.

Pode-se identificar a hiperlordose através da observação física do indivíduo de lado mas exames como o raio-x panorâmico onde o ângulo lombossacral é superior a 68º e os testes ortopédicos também podem ser úteis para identificar a gravidade dessa hiperlordose e a necessidade de tratamento.

Como identificar e tratar a Hiperlordose na Coluna

Como tratar a hiperlordose para combater a dor nas costas

O tratamento para curar a hiperlordose lombar deve ser feito com sessões de fisioterapia e com a prática de exercícios físicos como a natação, por exemplo.

Na fisioterapia deve-se realizar vários exercícios que fortaleçam os músculos que estão enfraquecidos, especificamente o abdômen e alongamentos nos músculos que encontram-se "atrofiados", alongando a coluna.

Os exercícios que podem ser realizados em solo como no Pilates, ou na água, no caso da hidroterapia ou hidro Pilates são uma ótima opção para melhorar a postura global e corrigir a curvatura da coluna. Mobilização da coluna e exercícios de reeducação postural global - RPG - também devem fazer parte do tratamento. 

O RPG consiste em exercícios posturais, onde o fisioterapeuta posiciona o indivíduo numa determinada posição e este deve permanecer nela durante alguns minutos, sem mover-se. Este tipo de exercício é feito parado e promove alguma dor mas é essencial para o realinhamento da coluna e das outras articulações.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...