Alguns remédios para dor lombar, principalmente os anti-inflamatórios não esteróides, ou analgésicos, relaxantes musculares, como o ibuprofeno, o paracetamol ou a ciclobenzaprina, podem ser indicados pelo ortopedista nos casos de dor lombar aguda leve a moderada, causada por má postura ou esforços repetitivos, por exemplo. 

Além disso, no caso de dor lombar crônica, existem opções de remédios que podem ser indicados pelo médico, como antidepressivos ou injeções de corticóides, pois ajudam a reduzir a dor e a inflamação, aliviando os sintomas sensação de rigidez nas costas ou dificuldade de ficar sentado ou andar.

O tratamento da dor lombar deve sempre ser orientado pelo ortopedista, que pode indicar o melhor remédio de forma individualizada de acordo com sua causa. Confira as principais causas de dor na coluna lombar

Alguns remédios que podem ser indicados pelo médico para dor lombar são:

1. Analgésicos

Os analgésicos como o paracetamol (Tylenol) ou a dipirona (Novalgina), podem ser indicados pelo médico para a dor lombar leve a moderada, pois agem inibindo a produção de prostaglandinas ou ciclooxigenases, que são substâncias responsáveis pela dor. Veja como tomar corretamente o paracetamol ou a dipirona. 

Esses remédios podem ser encontrados em farmácias ou drogarias, e embora sejam vendidos sem necessidade de apresentar receita médica, o ideal é que sejam tomados com indicação do médico, pois são contraindicados para pessoas com problemas de fígado ou que tenham a função da medula óssea prejudicada.

Em alguns casos, de dor lombar intensa, o médico pode receitar o uso dos analgésicos associados a outros medicamentos, como relaxantes musculares ou opioides, por exemplo.

2. Anti-inflamatórios não esteroides

Os anti-inflamatórios não esteróides, também conhecidos como AINES, geralmente são a primeira opção de tratamento para a dor lombar aguda. Esses remédios, como o ibuprofeno (Alivium, Advil), diclofenaco (Cataflam, Voltaren) ou naproxeno (Flanax), por exemplo, agem reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, como as prostaglandinas e tromboxanos, ajudando a aliviar a dor lombar.  

Os anti-inflamatórios não esteróides devem ser tomados com indicação médica, pois não são indicados durante a gestação, amamentação ou por pessoas que tenham úlcera de estômago, gastrite, doenças nos rins, catapora ou suspeita de dengue.

3. Relaxantes musculares

Os relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina (Miosan, Mirtax ou Musculare), podem ser indicados pelo médico, pois agem bloqueando os impulsos nervosos ou as sensações de dor que são enviadas ao cérebro que causam contrações, espasmos ou dor muscular. Desta forma, esses remédios promovem o relaxamento muscular e o alívio da dor lombar aguda. 

Em alguns casos, os relaxantes musculares pode ser usados em associação com analgésicos, como o carisoprodol que é comercializado em associação ao paracetamol e/ou a diclofenaco, encontrado com os nomes Torsilax ou Mioflex, por exemplo, sendo suficiente para o alívio da dor. 

Os relaxantes musculares devem ser usados somente por adultos, por um período máximo de 10 dias a 3 semanas de tratamento, conforme orientação médica.

 4. Benzodiazepínicos

Os benzodiazepínicos, como o diazepam, podem ser indicados para reduzir o espasmo ou as contrações musculares, o que ajuda a aliviar a dor lombar aguda causada por lesões nos músculos das costas, por exemplo. 

Esses remédios são vendidos apenas com prescrição médica e retenção da receita pela farmácia, devendo ser usados por um curto período de tempo, pois podem causar efeitos colaterais como tontura, sonolência ou dependência.

5. Opióides

Os opioides como o tramadol (Tramal) ou a codeína (Codein), são analgésicos mais potentes, indicados pelo médico nos casos de dor lombar aguda, muito intensa ou que não melhora com os analgésicos comuns, devendo ser usados por um curto período de tempo. 

Existem ainda associações de opióides com paracetamol, que também podem ser usados, sob orientação médica, como é o caso dos remédios Tylex, com paracetamol e codeína, e do remédio Ultracet, com paracetamol e tramadol.

Os opioides não estão indicados para o tratamento da dor lombar crônica.

6. Antidepressivos

Em alguns casos, o médico pode receitar certos tipos de antidepressivos, em baixas doses, como a amitriptilina ou nortriptilina, por exemplo, que ajudam a aliviar certos tipos de dor lombar crônica.

Os antidepressivos devem ser usados somente se indicados pelo médico.

7. Emplastros e pomadas

Os emplastros e as pomadas com ação analgésica e anti-inflamatória, como o Salonpas, Calminex, Cataflam Emulgel ou Voltaren gel, também podem ajudar a aliviar a dor, no entanto, não têm a mesma eficácia que os medicamentos de ação sistêmica, por isso, são uma boa opção em casos de dor leve ou como complemento ao tratamento de ação sistêmica.

8. Injeções 

Quando a dor nas costas é muito intensa e existem sinais de compressão do nervo ciático como dor e queimação, dificuldade de ficar sentado ou andar, quando parece que a coluna está travada, o médico pode receitar anti-inflamatórios e relaxantes musculares na forma de injeções.

Além disso, em alguns casos, como quando o tratamento não é suficientemente eficaz para reduzir a dor ou quando a dor irradia pela perna, o médico pode recomendar a administração de uma injeção de corticóides como o dipropionato de betametasona e fosfato dissódico de betametasona (Diprospan), o que ajuda a combater a inflamação e aliviar os sintomas rapidamente. 

Outras formas de curar a dor lombar

Alguns métodos alternativos ou que podem ser associados ao tratamento farmacológico para tratamento da dor lombar são:

  • Fisioterapia, que deve ser feita com exercícios indicados pelo fisioterapeuta de forma individualizada. Veja como é feita a fisioterapia para lombalgia; 
  • Compressas quentes na região dolorida ou sessões de eletroterapia, que aquecem a região, e podem ser úteis para desinflamar a área e eliminar a dor;
  • Exercícios de correção postural, que podem ser introduzidos após alívio da dor, para prevenir crises de sintomas e fortalecer a musculatura da coluna. O Pilates Clínico e o RPG são muito indicados, pois trazem alívio dos sintomas em poucas semanas, embora o tratamento completo possa demorar cerca de 6 meses a 1 ano;
  • Alongamentos da coluna, que ajudam a aliviar a dor e aumentar a amplitude dos movimentos. Aprenda alguns exercícios de alongamento para aliviar a dor na coluna

Por vezes, quando a pessoa sofre de hérnia de disco ou espondilolistese, o ortopedista poderá indicar uma cirurgia na coluna, mas esta não exclui a necessidade de fisioterapia antes e depois do procedimento. Veja também outras formas de tratar a lombalgia

Esta informação foi útil?

Atualizado por Equipe Editorial do Tua Saúde, em junho de 2022. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em junho de 2022.

Bibliografia

  • UNDERWOOD, M.; et al. Antidepressants for musculoskeletal pain. BMJ. 371. n80, 2021
  • VAN TULDER, M. W.; et al. Muscle relaxants for non‐specific low‐back pain. Cochrane Database Syst Rev. 2. CD004252, 2003
Mostrar bibliografia completa
  • CASHIN, A. G.; et al. Efficacy, acceptability, and safety of muscle relaxants for adults with non-specific low back pain: systematic review and meta-analysis. BMJ. 374. n1446, 2021
  • FERREIRA, G. E.; et al. Efficacy and safety of antidepressants for the treatment of back pain and osteoarthritis: systematic review. BMJ. 372. m4825, 2021
  • MOTTA, Geraldo; BARROS, Tarcísio. Ortopedia e traumatologia. 1.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2018. 621-631.
  • FERGUSON, Fraser. Dor lombar. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
  • NETO, Onofre Alves et al.. Dor: princípios e prática. Porto Alegre: Artmed, 2009. 764-774.
  • Brazil AV et. al.. Diagnóstico e Tratamento das Lombalgias e Lombociatalgias. Rev Bras Reumato. 44. 6; 419-425, 2004
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • DOR NO NERVO CIÁTICO, O QUE DEVO FAZER? I Marcelle Comenta #04

    01:02 | 82083 visualizações
  • EXERCÍCIOS PARA CURAR NERVO CIÁTICO INFLAMADO

    06:24 | 5130316 visualizações
  • EXERCÍCIOS PARA CORRIGIR A POSTURA

    03:52 | 421537 visualizações
  • Alongamento para o Dia a Dia

    01:08 | 319195 visualizações
  • O que fazer para aliviar a dor nas costas

    02:58 | 774025 visualizações