Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser dor no meio das costas

A dor no meio das costas surge na região entre a parte inferior do pescoço e o início das costelas e, por isso, geralmente está relacionada com problemas na coluna torácica, que são 12 vértebras que ficam nessa localização. Assim, os problemas mais comuns associados a esta dor são má postura, hérnia de disco, osteoartrite ou até pequenas fraturas.

No entanto, em alguns casos, este tipo de dor também pode acontecer quando existe alguma alteração em um órgão que fica nessa região, como o pulmão ou o estômago, por exemplo.

Assim, o melhor é sempre consultar um clínico geral para identificar qual a verdadeira causa da dor e indicar o melhor especialista para fazer o tratamento mais adequado.

O que pode ser dor no meio das costas

1. Má postura

A má postura ao longo do dia é uma das principais causas de dor em vários locais das costas, especialmente quando se passa muito tempo sentado com as costas dobradas. Isso acontece porque a coluna fica sujeita a uma pressão constante, o que acaba sobrecarregando os músculos e ligamentos das costas, resultando na sensação de dor constante.

2. Lesão muscular ou contratura

Junto com a má postura, as lesões musculares e as contraturas são outra das principais causas de dor no meio das costas. Este tipo de lesões é mais frequente em pessoas que fazem treinos com pesos muito pesados, mas também pode acontecer em casa, quando se tenta pegar num objeto muito pesado, utilizando apenas as costas.

  • O que fazer: deve-se manter repouso e para aliviar a dor pode-se aplicar uma bolsa de água quente para relaxar os músculos afetados. Além disso, fazer uma massagem no local também ajuda a reduzir a inflamação e melhorar o desconforto. Confira outras dicas para tratar uma contratura muscular.

3. Hérnia de disco

A hérnia de disco acontece quando o disco que fica entre as vértebras sofre alguma alteração, causando dor constante que piora ao movimentar as costas. Além disso, pode ainda acontecer formigamento ou sensação de queimação nas costas em algum dos braços ou pernas, já que pode irradia para outros locais do corpo.

A hérnia normalmente surge como uma consequência da má postura ao longo de muito tempo, mas também pode se desenvolver por pegar em objetos muito pesados sem proteger as costas. Conheça todas as causas de hérnia de disco e seus sintomas.

  • O que fazer: se existir suspeita de hérnia de disco deve-se consultar um ortopedista para avaliar a alteração que aconteceu no disco entre as vértebras e iniciar o tratamento mais adequado, que pode incluir desde o uso de remédios analgésicos e anti-inflamatórios, até cirurgia.

4. Osteoartrite

Embora seja mais raro, a osteoartrite também pode ser uma importante causa de dor no meio das costas, pois esta doença causa a degradação gradual das cartilagens que ficam entre as vértebras. Quando isso acontece, os ossos acabam raspando um no outro, causando o surgimento de dor, que vai piorando ao longo do tempo.

  • O que fazer: deve-se ir no ortopedista para confirmar o diagnóstico e, caso seja necessário, iniciar o tratamento com sessões de fisioterapia. Caso esse tipo de tratamento não seja suficiente para aliviar a dor, o médico pode considerar a realização de cirurgia. Saiba mais sobre como é feita a fisioterapia para osteoartrite.
O que pode ser dor no meio das costas

5. Pequenas fraturas na coluna

Com o avanço da idade, os ossos vão ficando mais frágeis e, por isso, é comum que surjam pequenas fraturas nas vértebras da coluna, especialmente após algum tipo de acidente, quedas ou pancada nas costas. A dor que surge com a fratura pode ser muito intensa e surgir logo após o trauma, mas também pode ir surgindo aos poucos.

Além da dor, uma pequena fratura na coluna também pode causar formigamento em outros locais do corpo, como braços, mãos ou pernas, por exemplo.

  • O que fazer: embora a maioria das fratura seja muito pequena, podem acabar se desenvolvendo se não existir tratamento adequado. Por isso, se existir suspeita de uma fratura, deve-se marcar uma consulta no ortopedista. Até à consulta o ideal é evitar fazer muito esforço com as costas. Veja quais as opções de tratamento mais usadas no caso de uma fratura na coluna.

6. Problemas no pulmão

Algumas vezes, a dor nas costas pode não estar diretamente relacionada com a coluna ou com os músculos das costas, podendo surgir quando existem problemas no pulmão, como  especialmente quando a dor aparece ou fica mais intensa ao respirar. Nestes casos, podem ainda surgir outros sintomas associados à respiração como falta de ar ou tosse persistente.

  • O que fazer: se a dor nas costas estiver associada a outros sinais de problemas no pulmão deve-se consultar um clínico geral ou um pneumologista para identificar se existe alguma alteração ou infecção no pulmão que precise ser tratada.

7. Problemas no estômago

Semelhante ao pulmão, quando o estômago é afetado por alguma alteração, como refluxo ou úlcera, por exemplo, a dor pode irradiar para o meio das costas. No entanto, nesta situação, as pessoas também costumam apresentar sensação de queimação na garganta, dificuldade para fazer a digestão e, até, vômitos.

O que fazer: quando se suspeita de que a dor nas costas pode ser sinal de um problema no estômago deve-se ir ao gastroenterologista. Até à consulta, o mais importante é manter uma alimentação saudável, com poucas frituras, gordura ou açúcar, assim como usar chás digestivos, por exemplo. Confira algumas formas naturais para aliviar a dor de estômago, enquanto espera pela consulta.

Quando ir ao médico

Na maior parte dos casos, a dor no meio das costas não é um sinal de um problema grave. No entanto, como essa dor também pode estar associada a situações de urgência como o infarto, é aconselhado ir ao hospital se surgirem outros sintomas como:

  • Sensação de aperto no peito;
  • Desmaio;
  • Dificuldade intensa para respirar;
  • Dificuldade para caminhar.

Além disso, se a dor também demorar mais de 1 semana para desaparecer deve-se ir ao clínico geral ou ortopedista, para identificar a causa e iniciar o tratamento mais adequado.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...