Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Sintomas da falta de vitaminas do Complexo B

Alguns dos sintomas mais frequentes da falta de vitaminas do complexo B no organismo incluem cansaço fácil, irritabilidade, inflamação na boca e na língua, formigamento nos pés e dor de cabeça. Para evitar os sintomas, é recomendado que a pessoa siga uma dieta com alimentos capazes de fornecer essas vitaminas, sendo importante ter orientação de um nutricionista para a dieta seja equilibrada.

As vitaminas do complexo B servem para regular a produção de energia no organismo, manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Além disso, elas são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.

Veja a seguir os sintomas causados pela falta de cada vitamina do complexo B.

Sintomas da falta de vitaminas do Complexo B

Vitamina B1 - Tiamina

A vitamina B1, também conhecida por tiamina, é responsável por regular os gastos de energia e estimular o apetite.

Principais sintomas de deficiência: A falta de vitamina B1 no organismo pode causar sensação de formigamento no corpo, aumento dos batimentos cardíacos, falta de ar, falta de apetite, fraqueza, prisão de ventre, inchaço nas pernas e nos pés, sonolência e falta de atenção e de memória.

Além disso, a deficiência de vitamina B1 pode levar ao desenvolvimento da doença Beribéri, que é uma doença do sistema nervoso caracterizada pela diminuição da sensibilidade e da força muscular, paralisia e insuficiência cardíaca, por exemplo. Conheça mais sobre essa doença.

Onde encontrar: A vitamina B1 pode ser encontrada em alimentos como levedura de cerveja, gérmen de trigo e sementes de girassol, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em vitamina B1.

Vitamina B2 - Riboflavina

A vitamina B2, também chamada por riboflavina, é capaz de auxiliar na produção de sangue, manter o metabolismo adequado e saúde da pele e da boca, estimular o crescimento e proteger a visão e o sistema nervoso. Além disso, a vitamina B2 atua como

Principais sintomas de deficiência: A falta dessa vitamina pode causar vermelhidão e inflamação na língua, feridas nos cantos da boca e dos lábios, inflamação na boca, nariz e virilha, conjuntivite, vista cansada e aumento da sensibilidade à luz, além de diminuição do crescimento e anemia.

Onde encontrar: A riboflavina pode ser encontrada no fígado de boi, farelo de aveia e amêndoas, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em vitamina B2.

Vitamina B3 - Niacina

A vitamina B3, também conhecida como niacina, atua melhorando a circulação sanguínea, baixando os níveis de colesterol e controlando a quantidade de glicose no sangue, sendo capaz de controlar a diabetes. Além disso, é capaz de aliviar a enxaqueca e dar energia às células.

Principais sintomas de deficiência: A deficiência de vitamina B3 pode causar de alguns sintomas, como por exemplo aparecimento de feridas nas costas e nas mãos, falta de apetite, diarreia, enjoos, vômitos, perda de peso, língua vermelha, demência e até mesmo depressão.

Onde encontrar: A vitamina B3 pode ser encontrada no amendoim, frango, peixes e vegetais verdes, por exemplo. Veja mais alimentos ricos em vitamina B3.

Vitamina B5 - Ácido pantotênico

A vitamina B5, conhecida como ácido pantotênico, atua controlando os níveis de colesterol, auxilia na produção de hormônios e no processo de cicatrização, além de aliviar os sintomas de artrite e o cansaço, uma vez que é responsável pela geração de energia.

Principais sintomas de deficiência: A deficiência de vitamina B5 pode ser identificada por meio de alguns sintomas como alergia na pele, formigamento e ardor nos pés, mal estar, enjoos, dor de cabeça, sonolência, cãibras no abdômen e gases.

Onde encontrar: Essa vitamina pode ser encontrada em alimentos como fígado, farelo de trigo, abacate, queijos e sementes de girassol, por exemplo. Veja outros aqui.

Sintomas da falta de vitaminas do Complexo B

Vitamina B6 - Piridoxina

A vitamina B6, chamada também de piridoxina, é importante para a manutenção do metabolismo, sistema nervoso e pele. Além disso atua prevenindo doenças cardíacas, diminuindo a pressão sanguínea e auxiliando no processo de formação da hemoglobina.

Principais sintomas de deficiência: Quando a vitamina B6 está em falta no organismo, podem surgir feridas na pele e ao redor dos olhos, do nariz e da boca, inflamações na boca e na língua, além de convulsões.

Onde encontrar: Para aumentar a quantidade de vitamina B6 no organismo, é recomendado consumir alimentos como banana, salmão, batata, frango e avelã, por exemplo. Veja outros alimentos ricos em vitamina B6.

Vitamina B7 - Biotina

A vitamina B7, também conhecida por biotina, é importante para manter a saúde da pele e dos cabelos, além de favorecer a absorção de outras vitaminas do complexo B no intestino.

Principais sintomas de deficiência: A falta de biotina no organismo pode ser percebida por meio do surgimento de alguns sintomas, como por exemplo irritação na pele e aparecimento de manchas, conjuntivite, dor muscular, cansaço e aumento do açúcar no sangue. Além disso, pode haver queda de cabelo, perda de apetite, ressecamento dos olhos e insônia.

Onde encontrar: A biotina pode ser encontrada em carnes, ovos e leite, por exemplo, sendo a sua concentração no organismo facilmente reposta por meio de uma dieta equilibrada. Veja outros alimentos ricos em biotina.

Vitamina B9 - Ácido Fólico

A vitamina B9, popularmente conhecida como ácido fólico, é importante pois auxilia no processo de formação de algumas proteínas e da hemoglobina, além de ajudar na formação do sistema nervoso do bebê, prevenindo algumas doenças graves como a espinha bífida, por exemplo. Por isso, normalmente é recomendado que mulheres que estão tentando engravidar faça suplementação de ácido fólico.

Principais sintomas de deficiência: A carência de ácido fólico pode levar à irritabilidade, cansaço, dor de cabeça, falta de ar, tontura e palidez. Além disso, a falta de vitamina B9 no organismo pode causar diarreia, anemia megaloblástica e má absorção de outros nutrientes a nível gastrointestinal.

Onde encontrar: A vitamina B9 pode ser encontrada em diversos alimentos, como espinafre, feijão, lentilha, levedura de cerveja e quiabo, por exemplo. Conheça outros alimentos ricos em ácido fólico.

Vitamina B12 - Cobalamina

A vitamina B12, ou cobalamina, é necessária para a formação das células sanguíneas e do metabolismo dos aminoácidos, além de auxiliar na prevenção de doenças cardíacas e neurológicos.

Principais sintomas de deficiência: A deficiência de cobalamina provoca cansaço, anemia, falta de energia e de concentração, formigamento nas pernas e tontura, principalmente ao levantar ou ao fazer esforços.

Onde encontrar: As principais fontes de vitamina B12 são os alimentos de origem animal, como frutos do mar e carnes, além de ovos, queijos e leite. Veja outros alimentos compostos por vitamina B12.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar