Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a Insônia Crônica

A insônia crônica ocorre quando o indivíduo apresenta sintomas como dificuldade para pegar no sono ou continuar dormindo, de forma frequente e por tempo prolongado.

Suas causas podem ser muito variadas e o seu tratamento pode ser feito através de bons hábitos antes de dormir e por vezes com a toma de remédios indicados pelo médico, mas esta deve ser sempre a última opção para não criar dependência. 

Tratamento para insônia crônica

Apesar de não existir um único tratamento que seja eficaz para combater a insônia crônica, seguir todas as opções que indicamos a seguir pode ser suficiente para conseguir pegar no sono mais rápido e conseguir manter o sono profundo.

Como tratar a Insônia Crônica

1. Adotar bons hábitos do sono

Para adotar criar hábitos do sono é aconselhado:

  • Deitar-se e levantar-se sempre à mesma hora todos os dias, inclusive aos fins de semana;
  • Realizar atividades que aliviam o estresse poucas horas antes de dormir, como correr;
  • Fazer refeições leves a partir das 18 h , não ingerindo alimentos estimulantes como café ou chá verde;
  • Desligar todos os aparelhos eletrônicos, como tv, computador, celular, relógios ou despertadores antes de se deitar;

Além disso, é importante preparar o quarto para dormir, optando por um bom colchão que não provoque dor no pescoço nem nas costas e vestir um pijama confortável. Veja como preparar uma boa noite em: Como programar uma Boa Noite de Sono

2. Evitar o estresse

Como uma das causas mais comum de insônia é o estresse, é aconselhado adotar medidas que ajudem a combater o estresse, como:

  • Evitar locais e situações que provocam ansiedade;
  • Realizar atividades de lazer e que deem prazer todos os dias;
  • Realizar exercícios físicos todos os dias para aliviar a tensão;
  • Fazer exercícios de relaxamento, como sentir a própria respiração

Além disso, é fundamental desligar-se do trabalho e das preocupações antes de ir para cama, procurando não pensar em nada. 

3. Tomar remédios para insônia

Quando as recomendações naturais são insuficientes para curar a insônia, o médico deverá ser consultado para que a causa da insônia seja descoberta e a doença possa ser tratada de forma adequada.

Inicialmente, deve-se recorrer a remédios naturais para insônia feitos à base de plantas medicinais, como chá de camomila, erva-cidreira, tília e cravo da índia por exemplo, pois têm propriedades sedativas e relaxantes. Saiba como preparar esse chá em: Chá para Insônia.

Quando este tratamento não é suficiente, o médico pode receitar a ingestão de remédios para a insônia, como Zolpidem, Diazepam, Lorazepam, Trazodona e Mirtazapina.

Estes medicamentos podem ser utilizados em baixas doses diariamente por um período de aproximadamente 6 meses, e depois o médico poderá iniciar o "desmame", diminuindo gradativamente a dose do remédio para que não haja um efeito rebote e o indivíduo volte a sofrer de insônia após o tratamento. Contudo, o médico poderá decidir utilizar outros medicamentos ou indicar estes por um período de tempo maior ou menor, dependendo da necessidade que o indivíduo apresenta.

4. Terapia 

Quando a insônia crônica é causada por distúrbios psicológicos como ansiedade generalizada ou transtornos de humor, as sessões de psicanálise poderão ser úteis para tratar a causa da doença e não somente os sintomas. As sessões deverão ser realizadas 1 vez por semana e não exclui a necessidade do uso de medicamentos.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...