Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Insônia Crônica

A insônia crônica ocorre quando o indivíduo apresenta sintomas como dificuldade para pegar no sono ou continuar dormindo, de forma frequente e por tempo prolongado. Suas causas podem ser muito variadas e o seu tratamento pode ser feito através de bons hábitos antes de dormir e por vezes com a toma de remédios indicados pelo médico.

Causas da insônia crônica

As causas da insônia crônica são muito variadas, mas algumas delas são:

  • Higiene do sono precária como muita claridade no quarto, excesso de estímulo poucas horas antes de ir dormir e não respeitar o horário de dormir;
  • Transtornos psiquiátricos como ansiedade e/ou distúrbios de humor que fazem o indivíduo permanecer em estado de alerta por longos períodos;
  • Ter que ficar muito tempo acordado por motivos educacionais ou profissionais.

Muitos pacientes não conseguem identificar a causa da sua insônia, e além disso a queixa principal pode variar, dificultando o tratamento e por isso é importante o acompanhamento médico.

Tratamento para insônia crônica

O tratamento para insônia crônica pode variar de um indivíduo para o outro. Além de seguir algumas orientações importantes como manter hábitos saudáveis do sono e evitar alimentos e situações estimulantes após as 17 horas, o médico poderá aconselhar a toma de medicamentos como por exemplo:

  • Lorazepam;
  • Zolpiderm;
  • Zaleplom;
  • Triazolam.

Estes medicamentos podem ser utilizados em baixas doses diariamente por um período de aproximadamente 6 meses, e depois o médico poderá iniciar o "desmame", diminuindo gradativamente a dose do remédio para que não haja um efeito rebote e o indivíduo volte a sofrer de insônia após o tratamento. Contudo, o médico poderá decidir utilizar outros medicamentos ou indicar estes por um período de tempo maior ou menor, dependendo da necessidade que o indivíduo apresenta.

Quando a insônia crônica é causada por distúrbios psicológicos como ansiedade generalizada ou transtornos de humor, as sessões de psicanálise poderão ser úteis para tratar a causa da doença e não somente os sintomas. As sessões deverão ser realizadas 1 vez por semana e não exclui a necessidade do uso de medicamentos.

Outras terapias que também podem ser úteis para o tratamento da insônia são:

  • tomar 1 taça de vinho tinto antes de ir dormir ou
  • tomar um medicamento anti-histamínico, que têm como efeito colateral o aumento do sono.

Estas terapias são geralmente as primeiras a serem utilizadas sem o conhecimento médico e podem ser eficazes em alguns casos de insônia, mas quando se trata de insônia crônica elas podem não ter o efeito esperado.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...