Depressão e ansiedade: o que são, sintomas, como diferenciar e tratamento

Atualizado em outubro 2023

Depressão e ansiedade são transtornos psiquiátricos que podem causar sintomas como tristeza, inquietação, cansaço, preocupação excessiva, falta de motivação e alterações no peso e/ou sono. 

Enquanto a depressão é caracterizada pela tristeza e perda do interesse e/ou prazer, a ansiedade está associada a medo e/ou preocupação. No entanto, nem sempre é possível diferenciar os dois problemas que, algumas vezes, podem acontecer juntos.

Em caso de suspeita de depressão e/ou ansiedade, é recomendado consultar um psiquiatra. O tratamento para estes problemas são parecidos, podendo envolver psicoterapia e o uso de remédios, como antidepressivos ou ansiolíticos, por exemplo.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de depressão e ansiedade são:

  • Sentir-se triste, tenso, inquieto, e/ou cansaço;
  • Dificuldade de concentração, raciocínio e/ou para tomar decisões; 
  • Medo de que algo ruim possa acontecer;
  • Sensação de que está perdendo o controle sobre si mesmo;
  • Perda ou ganho excessivo de peso;
  • Dificuldade para dormir ou sono excessivo;
  • Diminuição do interesse e/ou prazer pelas suas atividades.

Embora a depressão e ansiedade sejam problemas psicológicos diferentes, podem acontecer juntas em algumas pessoas. Neste caso, os sintomas tendem a ser mais graves e frequentes, especialmente as crises de depressão. 

Além disso, nos casos mais graves de depressão e ansiedade, a pessoa pode também ter mais pensamentos de morte e/ou vontade de morrer, por exemplo. Entenda o que pode ser a vontade de morrer e o que fazer. 

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Como diferenciar depressão e ansiedade

A depressão e ansiedade podem ser diferenciadas pelos seus sintomas de acordo com a tabela abaixo:

Sintoma Ansiedade Depressão
Tristeza   X
Medo X  
Inquietação X  
Isolamento   X
Falta de motivação   X
Perda de interesse por atividades habituais   X
Preocupação excessiva X  
Dificuldade para dormir X  
Sono excessivo   X

No entanto, nem sempre é possível diferenciar uma da outra porque podem acontecer juntas em alguns casos. Por isso, é recomendado consultar um psiquiatra para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado. 

Como é feito o tratamento

Os tratamentos para depressão e ansiedade são parecidos e podem envolver sessões de psicoterapia, como a terapia cognitiva comportamental, para a pessoa desenvolver estratégias para lidar com os problemas e aliviar os sintomas. 

Além disso, o médico pode indicar remédios para depressão e ansiedade, como fluoxetina, sertralina ou duloxetina e, algumas vezes, clonazepam ou diazepam, para ajudar a controlar os sintomas, especialmente quando são mais intensos. 

Os remédios mais indicados no tratamento para depressão são os antidepressivos. Embora o tratamento para ansiedade também possa envolver estes medicamentos, outros, como os ansiolíticos, também podem ser indicados pelo médico, dependendo dos sintomas presentes.  

Tratamento natural para depressão e ansiedade

O tratamento natural para depressão e ansiedade, pode envolver medidas como:

  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Melhorar a alimentação;
  • Tentar descansar o suficiente;
  • Evitar o consumo de álcool;
  • Não usar drogas ilícitas;
  • Continuar participando de atividades em família ou com os amigos.

Além disso, calmantes naturais para depressão e ansiedade também podem ser recomendados para complementar o tratamento médico. Para ansiedade, chás como o da raiz de kava-kava ou das folhas de erva-cidreira, que possuem propriedades ansiolíticas, são mais indicados. Veja opções de remédios caseiros para ansiedade.

Já para depressão, alguns chás, como o de hipericão ou açafrão, apresentam efeitos antidepressivos, podendo ajudar a controlar os sintomas quando associados ao tratamento médico. Confira alternativas de remédios caseiros para depressão.