Calculadora do sono: como programar uma noite reparadora

Revisão médica: Dr. Arthur Frazão
Oftalmologista
fevereiro 2022

Para programar uma boa noite de sono, deve-se calcular o tempo de sono por meio de pequenos ciclos de 90 minutos, devendo-se despertar assim que o último ciclo terminar. Assim, é possível acordar com maior disposição e energia.

De forma geral, os adultos precisam de 4 a 6 ciclos de sono de 90 minutos para recuperar a energia, o que corresponde a dormir entre 6 a 9 horas por noite. Para saber a que horas deve acordar ou a que horas deve dormir para ter um sono reparador, preencha seus dados na calculadora:

Erro
Erro

Além de fazer o cálculo do tempo de sono, é importante que a pessoa adote novos hábitos, como manter o ambiente escuro, livre de barulhos e de estímulos visuais, por exemplo, pois assim também é possível melhorar a qualidade do sono.

Como calcular corretamente o tempo de sono

O cálculo do tempo de sono deve ser feito a partir do momento que se adormece e não no momento em que se deita na cama, pois nem sempre a hora de deitar corresponde à hora em que se adormece. Por isso, antes de fazer o cálculo, é importante acrescentar o tempo que normalmente se leva para dormir, o que é em média 15 a 30 minutos.

A quantidade de ciclos de 90 minutos que se dorme é variável e depende da necessidade de cada pessoa, porém o segredo é permitir que cada ciclo se complete totalmente, acordando apenas no final deste. O ciclo de 90 minutos pode ser repetido tantas vezes quanto necessário, até que se consiga recuperar a energia gasta durante o dia.

O ciclo do sono é um conjunto de fases que indicam o grau de relaxamento e de qualidade do sono. As fases mais profundas do ciclo do sono são as mais difíceis de alcançar, no entanto são as mais reparadoras, ou seja, as que garantem maior relaxamento, e, por isso, é importante que a pessoa adote estratégias que ajudem a atingir essas fases. Conheça mais sobre o ciclo do sono.

Como ter uma boa noite de sono

Para ter uma boa noite de sono, além de saber o tempo de sono, é importante adotar algumas medidas que estimulem o sono e o relaxamento, por isso, é importante que o quarto esteja escuro, calmo, sem ruído e com uma temperatura agradável, além também ser importante encontrar uma posição confortável para conseguir adormecer bem e rápido.

Além disso, o uso de óleos essenciais e o consumo do chás que possuem propriedades calmantes também podem ajudar a ter uma boa noite de sono. Algumas das plantas medicinais que podem ser usados tanto como óleo quanto na forma de chá são lavanda, camomila, lúcia-lima, tília, alfazema e passiflora, por exemplo.

Confira algumas dicas para ter uma boa noite de sono reparador.

Chá calmante para dormir melhor

Um excelente remédio caseiro para distúrbios do sono é o chá de lúcia-lima, com lavanda e camomila pois ela possui propriedades calmantes e sedativas que diminuem a insônia, inquietação e suores noturnos, além de ser excelente contra o estresse e a ansiedade.

Ingredientes

  • 1 colher de folhas de lúcia-lima;
  • 1 colher de folhas de alfazema;
  • 1 colher de folhas de camomila;
  • 200 ml de água fervente.

Modo de preparo

Juntar os ingredientes em uma panela, tampar e deixar repousar por cerca de 10 minutos. Depois coar e beber o chá 3 vezes por dia.

Confira no vídeo a seguir mais dicas para ajudar a adormecer mais rápido e a dormir melhor:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em fevereiro de 2022. Revisão médica por Dr. Arthur Frazão - Oftalmologista, em fevereiro de 2016.
Revisão médica:
Dr. Arthur Frazão
Clínico geral
Médico generalista, especialista em Oftalmologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2008, com registro profissional no CRM/PE 16878

Tuasaude no Youtube

  • COMO EMAGRECER DORMINDO

    05:03 | 43157 visualizações
  • INSÔNIA: 10 truques para dormir rápido e melhor

    06:54 | 100015 visualizações
  • COMO ACABAR COM A INSÔNIA

    04:17 | 157866 visualizações
  • O que comer para a INSÔNIA

    05:26 | 230916 visualizações