Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como programar uma Boa Noite de Sono

Para programar um boa noite de sono deve-se calcular o tempo de sono através de pequenos ciclos de 90 minutos, sendo que se deve despertar no momento em que o último ciclo terminar. Dessa forma, é possível acordar mais facilmente, com energia e boa disposição.

Na maioria das vezes, os adultos precisam de 4 a 6 ciclos de sono de 90 minutos para recuperar a energia, o que corresponde a dormir entre 6 a 9 horas por noite. No entanto, este calculo só deve ser feito a partir do momento em que se adormece e não na hora em que se deita, pois nem sempre a hora de deitar corresponde à hora de adormecer.

Assim, para se calcular a hora de dormir, ou acordar, é importante acrescentar o tempo necessário para pegar no sono, que geralmente é de 15 a 30 minutos.

Preparar o quarto
Preparar o quarto

Para saber a que horas deve dormir ou acordar, preencha os dados:

Como é feito o cálculo

A quantidade de ciclos de 90 minutos que se dorme é variável e, depende da necessidade de cada pessoa, porém o segredo é permitir que cada ciclo se complete totalmente, acordando apenas no final deste.

O ciclo de 90 minutos pode ser repetido tantas vezes quanto necessário, para completar o número de horas de sono que são precisas para recuperar a energia:

Hora de adormecerDormir 6h (4 ciclos)Dormir 7:30h (5 ciclos)Dormir 9h (6 ciclos)
21hAcordar às​ 3hAcordar às 4.30hAcordar às 6.00h
22hAcordar às 4hAcordar às 5.30hAcordar às 7.00h
23hAcordar às 5hAcordar às 6.30hAcordar às 8.00h
0hAcordar às 6hAcordar às 7.30hAcordar às 9.00h
1hAcordar às 7hAcordar às 8.30hAcordar às 10.00h

Por exemplo, se a hora de deitar for às 23:00 e adormecer logo, o 4º ciclo do sono acabará às 5 da manhã, por isso, será mais fácil acordar a esta hora do que às 6.00h, por exemplo. No entanto, poderá também dormir mais 90 minutos e acordar às 6:30 ou 8h de acordo com as necessidades pessoais.

Além disso, para dormir bem é fundamental manter o quarto escuro, calmo, sem ruído e com uma temperatura agradável, além de encontrar uma posição confortável, para conseguir adormecer bem e rápido. Conheça mais dicas em: Dez dicas para uma boa noite de sono.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem