Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melhores remédios caseiros para tratar a insônia

Os remédios caseiros para insônia são uma excelente forma natural de estimular o sono, sem o risco de desenvolver os efeitos colaterais comuns dos medicamentos, como dependência ou piora da insônia a longo prazo, por exemplo.

Embora seu efeito não seja tão imediato quanto os remédios de farmácia, sua ação é mais natural para o corpo e não causa qualquer tipo de dependência. Além disso, quando usados regularmente, os remédios caseiros ajudam a regular os ciclos de sono, permitindo que o efeito se vá tornando cada vez mais rápido.

Com o uso dos remédios caseiros também é aconselhado tomar outras medidas que facilitem o sono, como evitar ter luzes azuis no cômodo e evitar atividades estimulantes nos 30 minutos anteriores à hora de dormir. Veja estas e outras dicas para ajudar a dormir melhor.

Melhores remédios caseiros para tratar a insônia

1. Melatonina

Esta é um tipo de hormônio que é produzido naturalmente pelo corpo e que, por isso, não é incluída, popularmente, na categoria de remédios caseiros. No entanto, a melatonina é a principal responsável pelo sono, possuindo efeitos marcadamente comprovados contra a insônia, em vários estudos.

Em condições normais, a melatonina é produzida pelo corpo no final do dia, preparando o organismo para dormir, porém, com o aumento dos níveis de estresse na sociedade, assim como o uso de luzes azuis nos cômodos e a ingestão de medicamentos, como os diuréticos ou os analgésicos, sua produção tende a diminuir, causando a maioria dos casos de insônia.

Assim, a melatonina pode ser um importante suplemento natural para tratar os casos de insônia, podendo ser encontrada em lojas de produtos naturais e algumas farmácias sob a forma de comprimidos ou penso dérmico.

Como tomar: as dose geral recomendada para adultos é de 0,3 a 0,5 mg por dia, 30 minutos antes de dormir. No entanto, é recomendado a orientação de um médico ou fitoterapeuta, para adequar a dosagem às necessidades específicas de cada pessoa.

2. Valeriana

Melhores remédios caseiros para tratar a insônia

O chá de raiz de valeriana tem apresentado em vários estudos potente ação contra a insônia leve a moderada, já que possui propriedades ansiolíticas e sedativas que ajudam a pegar mais facilmente no sono. 

Ao contrário dos remédios sedativos de farmácia, a valeriana não causa qualquer tipo de dependência e, por isso, pode ser usada de forma segura. No entanto, seu efeito pode demorar até 4 semanas para ser notado, já que as substâncias da planta vão modelando lentamente o ciclo de sono.

Ingredientes

  • 3 g de raiz de valeriana seca;
  • 300 ml de água.

Modo de preparo

Colocar a água e a raiz de valeriana para ferver ao fogo médio por 10 a 15 minutos e depois, retirar do fogo e coar. Deixar amornar e beber 1 xícara cerca de 30 minutos antes de dormir.

Além do chá, a valeriana também pode ser consumida na forma de suplemento, devendo ser ingerida na dose de 300 a 900 mg do extrato de 0,8%. Esta dosagem pode precisar ser adaptada por um fitoterapeuta ou médico, de acordo com a gravidade da insônia e outras características da pessoa.

A valeriana deve ser utilizada com precaução em grávidas e pacientes com algum tipo de problema no fígado.

3. Lúpulo

Melhores remédios caseiros para tratar a insônia

O lúpulo é a mesma planta que é utilizada na produção de cerveja, mas que em forma de chá tem demonstrado efeito positivo contra a insônia. Sua ação tem sido relacionada com a sua capacidade para impedir a degradação do GABA, uma substância que ajuda no relaxamento do sistema nervoso, além de parecer melhorar a ação dos receptores de melatonina, potencializando o efeito do principal hormônio responsável pelo sono.

Ingredientes

  • 1 colher (de chá) de lúpulo;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar o lúpulo à água fervente e deixar repousar por aproximadamente 10 minutos. Depois coar e tomar a seguir, 30 a 60 minutos antes da hora de dormir.

Este chá não deve ser utilizado na gravidez sem supervisão de um médico ou fitoterapeuta.

4. Erva-cidreira

Melhores remédios caseiros para tratar a insônia

As folhas de erva-cidreira têm sido utilizadas durante vários séculos para tratar casos de insônia e, em estudos recentes, sua ação tem sido justificada pela capacidade de impedir a destruição do GABA, um tipo de neurotransmissor que ajuda a acalmar o sistema nervoso e a facilitar o sono.

Ingredientes

  • 2 colheres (chá) de folhas de erva-cidreira;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a erva-cidreira num bule e cobrir com água fervente. Tampar, deixar amornar, coar a beber a seguir, de preferência 30 a 60 minutos antes de ir dormir.

A erva-cidreira pode ainda ser consumida na forma de cápsulas, com dosagens entre 300 a 500 mg por dia, ou gotas. Nestes casos, a dose deve ser sempre adequada por um médico ou fitoterapeuta. A erva-cidreira não deve ser utilizada durante a gravidez ou amamentação sem orientação do médico.

5. Passiflora

Melhores remédios caseiros para tratar a insônia

A passiflora é a planta do maracujá e, assim como a erva-cidreira, essa planta medicinal tem vindo sendo utilizada durante muitos anos para ajudar no tratamento da insônia. Embora ainda existam poucos estudos com o uso desta planta para a insônia, muitas das suas substâncias têm um grande potencial para ajudar no tratamento.

Por exemplo, a crisina, que é o principal flavonoide da passiflora, tem demonstrado forte ação nos receptores benzodiazepínicos, que são os mesmos receptores utilizados pelos medicamentos ansiolíticos de farmácia, que causam relaxamento e ajudam a dormir. Além disso, em pesquisas feitas em ratos, o extrato de passiflora ajudou bastante a prolongar o tempo de sono.

Ingredientes

  • 6 g de passiflora;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Juntar a água com a passiflora e deixar repousar entre 5 a 10 minutos. Depois, deixar esfriar, coar e beber cerca de 30 minutos antes de dormir. Muitas vezes, a passiflora pode ser adicionada no chá de valeriana, por exemplo, para obter um efeito mais forte.

Este chá deve ser evitado em mulher grávidas.

Quando ir ao médico

Embora os remédios caseiros possam ajudar a tratar vários casos de insônia, também existem vários casos em que não são suficientes, especialmente quando existem outras causas. Assim, é aconselhado ir ao médico quando não existe melhora da insônia após 4 semanas de tratamento com um remédio caseiro ou quando a insônia interfere com a qualidade de vida, pois pode ser necessário identificar a causa correta e iniciar o tratamento mais adequado.

Bibliografia >

  • EXAMINE. Insomnia. Disponível em: <https://examine.com/topics/insomnia/>. Acesso em 28 Nov 2019
  • RAKEL, David. Integrative Medicine. 4.ed. Elsevier, 2018. 74-80.
  • CHUNG-SOO, Kim et al.. Herbs for the Treatment of Insomnia. Biomolecules & Therapeutics. Vol.19, n.3. 274-281, 2011
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem