Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Melatonina - Para que serve e Como tomar

A melatonina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo que possui como principal função regular e melhorar a qualidade do sono. Além disso, a melatonina promove o bom funcionamento do organismo e atua como antioxidante, sendo capaz de regenerar células epiteliais expostas à radiação ultravioleta excessiva, por exemplo, e neuronais, como no caso de isquemia. 

Esse hormônio é produzido pela glândula pineal, que só é ativada quando não há estímulos luminosos, ou seja, a produção de melatonina só ocorre à noite, estimulando, assim o sono. Por isso que é importante evitar luminosidade, estímulos sonoros ou aromáticos que possam acelerar o metabolismo e diminuir a produção de melatonina. Geralmente, a produção de melatonina diminui com o envelhecimento e é, por isso, que os distúrbios de sono são mais frequentes em adultos ou idosos.

A melatonina custa em torno de R$ 50,00, porém pode variar de acordo com a concentração de melatonina por cápsula, marca e local de compra.

Melatonina - Para que serve e Como tomar

Para que serve a melatonina

A melatonina é um hormônio que além de regular o sono, possui outros benefícios para a saúde, podendo ajudar a controlar a produção de hormônios sexuais femininos, possui efeito antioxidante nas células e fortalece o sistema imune, ajudando a prevenir diversas doenças e a controlar doenças psicológicas e relacionadas ao sistema nervoso.

Assim, além de tratar a insônia, a melatonina pode ser indicada para auxiliar no tratamento da menopausa, enxaqueca fibromialgia, câncer de mama e de próstata, Alzheimer e isquemia, por exemplo.

A produção de melatonina diminui ao longo do tempo, seja devido à idade ou devido à exposição constante a estímulos luminosos e visuais. Assim, a melatonina pode ser consumida em forma de suplemento, como o Melatonin, ou medicamentos, como a Melatonina DHEA, que deve ser recomendado por um médico especialista, para que o sono e outras funções do organismo sejam reguladas. Saiba mais sobre o suplemento de melatonina Melatonin.

Como tomar melatonina

O suplemento de melatonina deve ser receitado por um neurologista ou especialista em distúrbio do sono, podendo ser recomendada a ingestão da melatonina 3 mg ou melatonina 5 mg pelo menos 1 hora antes de dormir. Esse suplemento pode ser indicado para tratar a enxaqueca, combater tumores e, mais frequentemente, insônia. O uso da melatonina durante o dia normalmente não é recomendado, pois pode desregular o ciclo circadiano, ou seja, pode fazer que a pessoa sinta muito sono durante o dia e pouco durante à noite, por exemplo.

Apesar de ser um hormônio produzido naturalmente pelo organismo, o uso do suplemento de melatonina pode causar alguns efeitos colaterais, como dor de cabeça, náusea e até mesmo depressão. Por isso, o uso de suplemento de melatonina deve ser recomendado e acompanhado por um médico especialista. Veja quais são os efeitos colaterais da melatonina.

Uma boa alternativa para aumentar a concentração de melatonina no organismo é consumir alimentos que contêm esse hormônio, ajudando a adormecer, como arroz integral, banana, nozes, laranja e espinafre, por exemplo. Conheça outros alimentos mais indicados para a insônia.

Veja uma receita com alguns dos alimentos que ajudam a pegar no sono:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar