Hemorroida: o que é, sintomas, causas e tratamento

dezembro 2022
  1. Sintomas
  2. Tipos
  3. Causas
  4. Tratamento

A hemorroida é um conjunto de veias inchadas e inflamadas na região do ânus, e que pode ser causada por fatores como alimentação pobre em fibras, prisão de ventre ou gravidez.

As hemorroidas podem ser internas ou externas e geralmente causam sintomas como coceira e dor anal, dificuldade para evacuar e presença de sangue nas fezes.

O tratamento para hemorroidas deve ser indicado por um médico e inclui o uso de pomadas vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, para aliviar a dor e o desconforto. Além disso, quando as hemorroidas não respondem aos tratamentos ou voltam a aparecer, o médico também pode indicar a realização de cirurgias.

Principais sintomas

Os principais sintomas de hemorroidas são:

  • Sangue vermelho vivo ao redor das fezes ou no papel higiênico após limpar-se;
  • Coceira no ânus;
  • Dificuldade para defecar;
  • Saída de um líquido esbranquiçado pelo ânus, principalmente no caso de hemorroidas internas;
  • Dor anal que pode surgir ao evacuar, andar ou sentar, especialmente no caso de hemorroidas externas;

Além disso, quando a hemorroida é externa, é possível também sentir uma saliência no ânus ou a presença de uma fissura anal, uma pequena ferida no ânus similar a um corte que causa dor e ardência ao defecar. Saiba  como identificar a fissura anal.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico da hemorroida é feito pelo proctologista ou clínico geral através da avaliação dos sintomas, histórico de saúde, e avaliação da região anal e perianal, o que permite verificar a presença de hemorroidas externas ou hemorroidas internas prolapsadas, que são aquelas que se projetam para fora do ânus. Conheça os principais exames proctológicos.

Além disso, o médico pode realizar o exame digital da região anal, para avaliar o tônus do fa musculatura do ânus e descartar outras situações, como tumor ou estenose anal.

Alguns exames de imagem também podem ser solicitados pelo médico, como anuscopia, sigmoidoscopia ou colonoscopia, especialmente nos casos de sangramento, para diagnosticar hemorroidas internas, e excluir outras doenças que podem causar sangramento, como tumor, diverticulite, ou doença inflamatória intestinal.

Tipos de hemorroidas

As hemorroidas podem ser classificadas em diferentes tipos, que incluem:

  • Hemorroidas externas: esse tipo de hemorroida é localizado na parte externa do ânus, podendo ter excesso de pele associada, e geralmente causam dor e desconforto;
  • Hemorroidas internas: esse tipo é localizado na parte interna do canal anal, no reto, não sendo visualizadas na parte externa, embora possam se projetar para fora do ânus em alguns casos, e geralmente não causam dor, mas podem provocar sangramentos.

Além disso, as hemorroidas podem também ser mistas, que é quando a hemorroida pode se projetar na parte interna do ânus ou na parte externa.

O tipo de hemorroida é identificado pelo proctologista através dos exames de diagnóstico, permitindo indicar o tratamento mais adequado.

Possíveis causas

As hemorroidas normalmente surgem devido ao grande esforço feito para evacuar, sendo mais comum em casos de prisão de ventre. Assim, as hemorroidas podem ser favorecidas pela má postura corporal e alimentação pobre em fibras, já que nesses casos as fezes ficam mais ressecadas e têm dificuldades para serem eliminadas

Além disso, o aparecimento das hemorroidas também pode ser favorecido por outras situações, como obesidade, predisposição genética ou gravidez, por exemplo. Conheça outras causas de hemorroidas.

Hemorroida é comum na gravidez?

As hemorroidas podem aparecer com mais facilidade durante a gravidez devido ao aumento do peso da mulher e da pressão exercida na região pélvica, além de também haver aumento da circulação de sangue no corpo.

Os sintomas da hemorroida na gravidez são os mesmos dos presentes em mulheres não grávidas. No entanto, é importante que as hemorroidas sejam avaliadas e tratadas de acordo com a orientação do médico.

Como é feito o tratamento

As hemorroidas têm cura e os remédios que podem ser indicados para as tratar são as pomadas como Hemovirtus, Proctosan ou Proctyl, com propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, que devem ser usadas sob orientação do médico ou farmacêutico. Conheça as pomadas mais indicadas para hemorroidas.

Além disso, podem ainda ser usados remédios como o paracetamol ou o ibuprofeno, que devem ser utilizados sob orientação médica para aliviar o inchaço e a dor causada pela hemorroida, ou mesmo remédios como Diosmin e Velunid que melhoram a circulação sanguínea e protegem as veias.

Porém, quando a hemorroida não desaparece com nenhum destes tratamentos ou volta a aparecer, o médico pode recomendar a realização de cirurgias como ligadura elásticas ou   hemorroidectomia, uma cirurgia onde as veias doentes são retiradas.

Tratamento caseiro

Além de ser importante realizar o tratamento indicado pelo médico, alguns cuidados ajudam a prevenir que as hemorroidas voltem a aparecer. Assim, é importante beber bastante água, ter uma alimentação rica em fibra e evitar fazer esforços quando tiver sintomas de hemorroida.

Além disso, alguns hábitos podem também ajudar a prevenir o seu reaparecimento, como por exemplo:

  • Não fazer muita força para evacuar;
  • Não pegar peso, não fazer esforços ou musculação;
  • Evitar usar papel higiênico, lavando a região com água e sabão ou usando lenços umedecidos quando não estiver em casa;
  • Fazer banhos de assento.

Confira no vídeo a seguir outras opções de tratamento caseiro para hemorroida:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em dezembro de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em setembro de 2020.

Bibliografia

  • LAWRENCE, A.; MCLAREN, E. R. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. External Hemorrhoid. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK500009/>. Acesso em 08 nov 2022
  • FONTEM, R. F.; EYVAZZADEH, D. IN: STATPEARLS [INTERNET]. TREASURE ISLAND (FL): STATPEARLS PUBLISHING. Internal Hemorrhoid. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK537182/>. Acesso em 08 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • MOTT, T.; et al. Hemorrhoids: Diagnosis and Treatment Options. Am Fam Physician. 97. 3; 172-179, 2018
  • LOHSIRIWAT, V. Treatment of hemorrhoids: A coloproctologist's view. World J Gastroenterol. 21. 31; 9245-52, 2015
  • RAY-OFFOR, E.; AMADI, S. Hemorrhoidal disease: Predilection sites, pattern of presentation, and treatment. Ann Afr Med. 18. 1; 12-16, 2019
  • REVISTA PORTUGUESA DE COLOPROCTOLOGIA. Doença hemorroidária. . Acesso em 06 fev 2020
  • CLEVELAND CLINIC. 7 Best and Worst Home Remedies for Your Hemorrhoids. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/7-best-and-worst-home-remedies-for-your-hemorrhoids/>. Acesso em 28 ago 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hemorroidas. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2460-hemorroidas>. Acesso em 06 fev 2020
  • NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Treatment of Hemorrhoids. Disponível em: <https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/hemorrhoids/treatment>. Acesso em 06 fev 2020
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. TeleCondutas. 2018. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/telecondutas/tc_hemorroidas.pdf>. Acesso em 06 fev 2020
  • DE PAULA, Pedro Roberto. Doença Hemorroidária. 2016. Disponível em: <https://cbcsp.org.br/wp-content/uploads/2016/aulas/doencahemorroidaria.pdf>.
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • Hemorroida | Remédios Caseiros

    01:20 | 1358639 visualizações
  • Tratamento natural para HEMORRÓIDA

    03:00 | 1126823 visualizações