Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Hemorróidas: o que é, quais as causas e sintomas e como tratar

As hemorróidas são veias dilatadas e salientes na região anal que podem ser internas ou externas, podendo provocar sintomas como coceira e dor anal, dificuldade para defecar e presença de sangue nas fezes.

O tratamento consiste na aplicação de pomadas com propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, remédios para aliviar a dor, ou mesmo cirurgia.

Hemorróidas: o que é, quais as causas e sintomas e como tratar

Quais os sintomas

Os principais sintomas de hemorróidas geralmente incluem:

  • Sangue vermelho vivo ao redor das fezes ou no papel higiênico após limpar-se;
  • Coceira no ânus;
  • Dificuldade para defecar;
  • Saída de um líquido esbranquiçado pelo ânus, principalmente no caso de hemorróidas internas;
  • Dor anal que pode surgir ao evacuar, andar ou sentar, especialmente no caso de hemorróidas externas;

Quando a hemorroida é externa, sente-se também uma saliência no ânus ou uma fissura anal. Saiba como tratar as fissuras anais.

Possíveis causas

Não existe uma causa exata para o aparecimento das hemorróidas, no entanto, uma má alimentação, má postura corporal ou prisão de ventre podem contribuir para a sua formação.

Além disso, outras causas podem estar na origem do aparecimento das hemorróidas, como obesidade, pré-disposição genética ou gravidez, por exemplo.

Para saber mais sobre cada tipo de hemorroida, consulte Hemorroidas internas ou Hemorroidas externas.

Como é feito o tratamento

As hemorróidas têm cura e os remédios que podem ser indicados para as tratar são as pomadas como Hemovirtus, Proctosan ou Proctyl, com propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias, que devem ser usadas sob orientação do médico ou farmacêutico. Veja mais pomadas para hemorróidas.

Além disso, podem ainda ser usados remédios como o paracetamol ou o ibuprofeno, que devem ser utilizados sob orientação médica para aliviar o inchaço e a dor causada pela hemorroida, ou mesmo remédios como Diosmin e Velunid que melhoram a circulação sanguínea e protegem as veias.

Porém, quando a hemorroida não desaparece com nenhum destes tratamentos ou volta a aparecer, pode ser necessário recorrer a cirurgia.

Tratamento caseiro

Se não for grave, a hemorroida pode ser tratada apenas com alguns cuidados como beber água, fazer uma alimentação rica em fibras ou evitar fazer esforços, como levantar pesos, por exemplo, que fazem com que a hemorroida geralmente volte ao estado normal em poucos dias.

Além disso, alguns hábitos podem ajudar a prevenir o seu reaparecimento, como por exemplo:

  • Não fazer muita força para evacuar;
  • Não pegar peso, não fazer esforços ou musculação;
  • Evitar usar papel higiênico, lavando a região com água e sabão ou usando lenços umedecidos quando não estiver em casa;
  • Fazer banhos de assento. Veja como fazer um Banho de assento para hemorroidas.

Veja este vídeo e saiba como fazer um tratamento caseiro para hemorroida através de alimentação:

Hemorroida é comum na gravidez?

As hemorroidas na gravidez são frequentes devido ao aumento de peso da gestante e da pressão exercida na região pélvica, assim como, ao aumento da circulação de sangue no corpo. Geralmente, os sintomas são os mesmos mas o tratamento deve ser feito com muito cuidado e sempre sob supervisão médica.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...