Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Como acabar com a hemorroida interna

O tratamento para hemorroida interna pode ser feito com o uso de pomadas para hemorroidas, como a Ultraproct ou a Hemovirtus, e remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, aliados a medidas caseiras, como banhos de assento de 15 a 20 minutos com água morna, dieta rica em fibras ou ingestão de cerca de 2 litros de água por dia, por exemplo.

Porém, o tratamento também pode envolver procedimentos realizados por um proctologista, como a ligadura elástica ou a escleroterapia ou até mesmo a cirurgia para remover a hemorroida. Desta forma, o médico é quem deve orientar o melhor tratamento de acordo com o grau da hemorroida, a intensidade da dor e se a hemorroida saiu um pouco fora do ânus ou ficou presa lá dentro.

Como acabar com a hemorroida interna

1. Medicamentos 

Alguns medicamentos podem ser recomendados para o tratamento de hemorroida interna, principalmente para os casos em que a hemorroida está causando muita dor ou apresenta sangramento. Os remédios analgésicos e anti-inflamatórios podem ser utilizados para aliviar a dor e reduzir inflamação, sendo que os mais utilizados são paracetamol e ibuprofeno.

Os medicamentos que têm substâncias venotônicas, que ajudam a controlar o fluxo sanguíneo no local da hemorroida, também podem ser indicados pelo proctologista, pois diminuem os sintomas como dor, inchaço, coceira anal e dificuldade para evacuar. Alguns destes medicamentos são Daflon, Venaflon, Flavenos ou Venovaz e devem ser usados conforme orientação médica.

2. Pomadas

Apesar das hemorroidas internas se localizarem mais profundamente na região anal, as pomadas para aplicação externa podem aliviar o desconforto no momento de evacuar e reduzem a dor ao sentar, por exemplo.

As pomadas indicadas para hemorroidas possuem substâncias anestésicas e anti-inflamatórias e podem ser usadas de 3 a 4 vezes por dia, dependendo da gravidade dos sintomas, podem ser compradas facilmente em farmácias, sendo as mais comuns a pomada Proctyl, Hemovirtus e Ultraproct. Confira como usar as pomadas para hemorroidas.

3. Cirurgia

A cirurgia para hemorroida interna está indicada no caso de hemorroidas internas de grau III, hemorroidas internas associadas a hemorroidas externas que ficaram presas no ânus ou quando todos os outros tratamentos não foram eficazes e a pessoa ainda tem dor intensa na região anal, principalmente ao evacuar e sentar.

A cirurgia pode ser feita de forma convencional, em que as hemorroidas são removidas, ou podem ser utilizadas novas técnicas que consistem apenas em fixar a hemorroida à parede anal, não a retirando, diminuindo o tempo de recuperação e a dor pós-operatória. Saiba mais detalhes sobre a cirurgia para hemorroida.

4. Tratamento natural

O tratamento natural para hemorroida interna consiste, principalmente, em mudanças dos hábitos alimentares, mantendo uma dieta rica em alimentos com fibras e aumentando a ingestão de água por dia, para que as fezes fiquem mais moldadas, machucando menos a região anal e a pessoa não necessita de fazer tanto esforço para evacuar. Saiba quais são os alimentos ricos em fibras.

Fazer banhos de assento com água morna por cerca de 15 a 20 minutos ajuda a aliviar a dor e o desconforto, podendo ser realizados com plantas medicinais, como a hamamélis, por exemplo. Também é importante evitar usar papel higiênico, sendo mais indicado lavar a região anal com água e sabão, pois o papel higiênico irrita a mucosa do ânus e deve-se evitar muito esforço para evacuar.

Veja no vídeo a seguir qual a posição correta de sentar para facilitar a saída das fezes, diminuindo a dor.

5. Ligadura elástica

A ligadura elástica é um tipo de tratamento indicado para hemorroidas internas de grau I a III e consiste na aspiração da hemorroida para dentro de uma ligadura e da colocação de um elástico, que reduz o fluxo de sangue no local da hemorroida e, após cerca de 4 a 7 dias, este elástico é eliminado pelo ânus.

Para que os sintomas da hemorroida interna sejam aliviados, podem ser necessárias várias sessões de colocação de ligaduras, no entanto, a recuperação é mais rápida e a dor após o procedimento é menor do que na cirurgia.

6. Remédios caseiros

Algumas plantas medicinais podem ser usadas como remédios caseiros para aliviar a dor e o desconforto na região anal causados pelas hemorroidas internas, como a babosa, também conhecida como aloe vera, que tem propriedades anti-inflamatórias e podem reduzir a inflamação no ânus, devendo ser aplicada em sua forma natural.

A planta hamamélis tem substâncias que ajudam a reduzir a dor, coceira e sangramento provocados pelas hemorroidas internas e até externas e pode ser feita uma pomada natural com esta planta, parafina e glicerina. Os sais de Epsom também podem ajudar a melhorar os sintomas de hemorroidas internas e misturados com água, podem ser usados como banho de assento. Veja mais sobre os remédios naturais para hemorroidas.

7. Injeção e fotocoagulação

A injeção de medicamentos esclerosantes, conhecida como escleroterapia, é um tipo de tratamento que deve ser realizado somente pelo proctologista e que baseia-se na aplicação de remédios, que podem ser o óleo de fenol a 5% ou o polidocanol a 2%, com a finalidade de promover a cicatrização através da coagulação do sangue ao redor da hemorroida. Este tipo de tratamento não é muito usado em homens, devido o risco da injeção atingir a próstata ou vesículas seminais.

A fotocoagulação também pode ser usada para hemorroidas internas de grau I e II e consiste na aplicação de raios infravermelhos através de um tubo para impedir o fluxo de sangue ao redor da hemorroida, provocando sua eliminação, sendo que geralmente são necessárias 3 a 5 aplicações para o sucesso do tratamento.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da hemorroida interna incluem a diminuição do tamanho da hemorroida e alívio dos sintomas, como dor, principalmente ao evacuar, e sangue nas fezes.

Sinais de piora

Os sinais de piora da hemorroida interna incluem o aumento do tamanho da hemorroida, que pode levar a piora da dor na região anal, especialmente ao evacuar e da quantidade de sangue nas fezes.

Bibliografia >

  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Hemorroidas. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/dicas-em-saude/2460-hemorroidas>. Acesso em 06 Fev 2020
  • NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Treatment of Hemorrhoids. Disponível em: <https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/hemorrhoids/treatment>. Acesso em 06 Fev 2020
  • UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. TeleCondutas. 2018. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/telessauders/documentos/telecondutas/tc_hemorroidas.pdf>. Acesso em 06 Fev 2020
  • JUTABHA, Rome. Endoscopy for Internal Hemorrhoids. Clinical Update. Vol.17, n.1. 1-5, 2009
  • REVISTA PORTUGUESA DE COLOPROCTOLOGIA. Doença hemorroidária. . Acesso em 06 Fev 2020
  • CLEVELAND CLINIC. 7 Best and Worst Home Remedies for Your Hemorrhoids. Disponível em: <https://health.clevelandclinic.org/7-best-and-worst-home-remedies-for-your-hemorrhoids/>. Acesso em 06 Fev 2020
  • PHILLIPS, R.K.S; CLARK, S. Cirurgia Colorretal. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. p. 230-235.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem