Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como acabar com a hemorroida interna

O tratamento para hemorroida interna pode ser feito com o uso de pomadas para hemorroidas, como a Ultraproct ou a Hemovirtus, e remédios analgésicos e anti-inflamatórios, como o Paracetamol ou o Ibuprofeno, aliados a medidas caseiras, como banhos de assento de 15 a 20 minutos com água morna, dieta rica em fibras ou ingestão de cerca de 2 litros de água por dia, por exemplo.

Porém, o tratamento também pode envolver procedimentos realizados em consultório, como a ligadura elástica ou a escleroterapia ou até mesmo a cirurgia para remover a hemorroida. Desta forma, o proctologista é quem deve orientar o melhor tratamento de acordo com o grau da hemorroida, a intensidade da dor e se a hemorroida saiu um pouco fora do ânus ou ficou presa lá dentro.

Como acabar com a hemorroida interna

Tratamento caseiro para hemorroida interna

O tratamento caseiro para hemorroida interna inclui:

  • Banhos de assento de cerca de 15 a 20 minutos com água morna: ajuda a aliviar a dor e o desconforto, podem ser feitos as vezes necessárias e até podem conter plantas medicinais com propriedades analgésicas, como a hamamélis, por exemplo. Veja um exemplo de um banho de assento para hemorroidas;
  • Alimentação rica em fibras e a ingestão de cerca de 2 litros de água por dia: as fezes ficam mais moldadas, traumatizando ​menos a região anal e o indivíduo não necessita de fazer tanto esforço para evacuar. Saiba quais os alimentos ricos em fibras;
  • Evitar usar o papel higiênico, lavando a região anal com água e sabão após evacuar: o papel higiênico traumatiza a região anal, aumentando a dor;
  • Evitar fazer muito esforço para evacuar: o esforço para evacuar pode aumentar o tamanho da hemorroida ou fazer com que ela saia um pouco fora do ânus.

Veja no vídeo a seguir qual a posição correta de sentar para facilitar a saída das fezes, diminuindo a dor.

Estas medidas, aliadas às pomadas para hemorroidas e aos remédios analgésicos e anti-inflamatórios, geralmente, são suficientes para tratar as hemorroidas internas de grau I e grau II.

Tratamento para hemorroida interna no consultório

O tratamento para hemorroida interna no consultório pode ser feito de acordo com várias técnicas, como:

1. Ligadura elástica: está indicada no tratamento das hemorroidas grau I a III e consiste na aspiração da hemorroida para dentro de uma ligadura e da colocação de um elástico na hemorroida que, após cerca de 4 a 7 dias, começa a morrer e é eliminada pelo ânus. Podem ser necessárias várias sessões, no entanto, a recuperação é mais rápida e a dor pós-operatória menor;

2. Escleroterapia: consiste na injeção de um esclerosante no interior da hemorroida que provoca a cicatrização e a coagulação do sangue na região ao redor da hemorroida, promovendo a morte e eliminação da hemorroida pelo ânus. Esta técnica está indicada em casos de hemorroidas internas de grau I e II;

3. Fotocoagulação com infravermelhos: consiste na aplicação de raio infravermelho que impedem o fluxo de sangue ao redor da hemorroida, provocando a sua morte. Está indicada no tratamento das hemorroidas de grau I e II.

A escolha entre cada técnica de tratamento deve ser feita pelo proctologista, de acordo com o grau da hemorroida e se ela se apresenta um pouco ou não fora do ânus e os sintomas do paciente.

Cirurgia para hemorroida interna

A cirurgia para hemorroida interna está indicada no caso de hemorroidas internas de grau IV, hemorroidas internas associadas a hemorroidas externas que ficaram presas no ânus ou quando todos os outros tratamentos não foram eficazes e o indivíduo ainda tem dor intensa na região anal, principalmente ao evacuar e sentar.

A cirurgia pode ser feita de forma convencional, em que as hemorroidas são removidas, ou podem ser utilizadas novas técnicas que consistem apenas em fixar a hemorroida à parede anal, não a retirando, diminuindo o tempo de recuperação e a dor pós-operatória. Saiba mais detalhas sobre a Cirurgia para hemorroida.

Sinais de melhora

Os sinais de melhora da hemorroida interna incluem a diminuição do tamanho da hemorroida e dos sintomas, como dor, principalmente ao evacuar, e sangue nas fezes.

Sinais de piora

Os sinais de piora da hemorroida interna incluem o aumento do tamanho da hemorroida, que pode sair um pouco para fora do ânus, assim como o aumento da dor, especialmente ao evacuar e da quantidade de sangue nas fezes.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...