6 pomadas para hemorroidas (e como usar)

As pomadas para hemorroida, como Bepantol, Proctyl ou Ultraproct, podem ser utilizadas para a prevenção ou tratamento de hemorroidas internas ou externas, pois possuem substâncias com ação anti-inflamatória, anestésica ou calmante que ajudam a aliviar os sintomas de dor, coceira, ardor e sangramento.

As hemorroidas são veias dilatadas e salientes que podem aparecer na região anal como consequência de uma alimentação pobre em fibras, esforço excessivo ao evacuar, prisão de ventre ou gravidez, por exemplo. Confira todas as causas que podem desenvolver hemorroidas.

As pomadas para hemorroidas podem ser compradas em farmácias ou drogarias e geralmente são vendidas sem receita médica. No entanto, é importante consultar um clínico geral ou proctologista para avaliar o tipo de hemorroida e indicar a melhor pomada de forma individualizada.

6 pomadas para hemorroidas (e como usar)

As principais pomadas para hemorroida são:

1. Bepantol derma

A pomada Bepantol derma é indicada para aliviar os sintomas de coceira ou irritação do canal anal causados pela hemorroida, pois tem ação anti-inflamatória, hidratante, protetora e nutritiva, além de ajudar a regenerar as células da pele, devido ao dexpantenol e vitamina B5 na sua composição.

Como usar: aplicar uma fina camada da pomada diretamente na hemorroida de 1 a 3 vezes por dia, após evacuação e higiene do ânus.

2. Proctosan

A pomada Proctosan possui lidocaína, castanha da índia, hamamelis, mentol e azuleno na sua composição, com ação a anestésica, vasoconstritora, anti-inflamatória e calmante, que ajudam a aliviar os sintomas como dor, inchaço, coceira ou ardor causados pela hemorroida.

Como usar: deve-se aplicar a pomada diretamente na hemorroida 2 vezes ao dia, de manhã e à noite, de preferência após a evacuação e a higiene do ânus. Esta pomada pode ser usada para prevenção ou tratamento da hemorroida, em adultos ou crianças acima de 12 anos de idade.

3. Proctyl

A pomada Proctyl possui duas substâncias na sua composição, o policresuleno e o cloridrato de cinchocaína, com ação analgésica, antisséptica e adstringente, que estimulam a regeneração e a cicatrização da pele, ajudando a aliviar os sintomas da hemorroida interna ou externa, como dor, inflamação, inchaço ou sangramento.

Como usar: aplicar a pomada, somente por via retal, de 2 a 3 vezes por dia, diretamente sobre a hemorroida externa, massageando levemente o local para melhor absorção da pomada, até que ocorra melhora dos sintomas. No caso de hemorroida interna, deve-se utilizar o aplicador fornecido na embalagem para que a pomada possa ser introduzida dentro do ânus. O tratamento com Proctyl pode ser continuado aplicando a pomada 1 vez ao dia até o desaparecimento completo dos sintomas, conforme orientação médica.

4. Proctan

A pomada Proctan possui ação analgésica, anti-inflamatória e antipruriginosa, devido às substâncias presentes na sua composição como acetato de hidrocortisona, lidocaína, subgalato de bismuto e óxido de zinco, que ajudam a aliviar os sintomas de coceira, dor, inflamação ou inchaço.

Essa pomada pode ser usada em hemorroidas internas ou externas, e também em fissuras anais.

Como usar: deve-se aplicar uma camada da pomada, de 2 a 3 vezes por dia, até melhora dos sintomas, seguida de 1 aplicação por dia, durante 2 ou 3 dias, conforme orientação médica.

5. Hemovirtus

A pomada Hemovirtus contém hamamelis, lidocaína, mentol, Atropa belladonna e Davilla rugosa, com propriedades anestésicas, calmantes, anti-inflamatórias e vasoconstritoras, que pode ser usada no tratamento das hemorroidas internas ou externas, reduzindo a dor, a inflamação e o sangramento.

Como usar: deve-se aplicar uma fina camada da pomada na região anal, diretamente na hemorroida externa, após a evacuação e higiene local, fazendo uma massagem suave, até a completa absorção da pomada. Já para a hemorroida interna, a pomada deve ser colocada usando uma bisnaga com aplicador, para que a pomada possa ser introduzida dentro do ânus. Após a aplicação, o aplicador deve ser lavado com água corrente e sabão.

A dose recomendada é de 2 a 3 vezes por dia, pelo período de 2 a 3 meses, conforme orientação médica.

6. Ultraproct

A Ultraproct é uma pomada para hemorroida que contém um corticoide e um anestésico local, a fluocortolona e a lidocaína, com ação anti-inflamatória e anestésica, indicada para o alivio da dor, inflamação, inchaço ou coceira, causadas por hemorroidas internas ou externas.

Como usar: para utilização na hemorroida externa, deve-se colocar um pouco da pomada no dedo e aplicar diretamente na hemorroida, massageando suavemente para que a pomada seja absorvida. Se for necessário utilizar a pomada para hemorroida interna, deve-se utilizar o aplicador fornecido na embalagem e inserir delicadamente no ânus. Deve-se aplicar a pomada após evacuação e higiene do ânus. A dose recomendada é de 2 aplicações por dia, de manhã e à noite, por até 2 semanas de tratamento ou conforme orientação do médico.

Pomadas para hemorroidas na gravidez e pós-parto

Nenhuma das pomadas indicadas anteriormente deve ser usada em grávidas ou mulheres que estejam em amamentação sem recomendação do obstetra. Por isso, caso a grávida ou a lactante sinta desconforto causado por hemorroidas, deve ir ao médico, para que ele receite o remédio mais adequado e menos prejudicial para o bebê.

Pomada caseira e natural para hemorroida

Uma boa opção de pomada caseira para hemorroida que pode ser preparada em casa com ingredientes naturais é a pomada à base de hamamelis, feita com as cascas da planta Hamamelis virginica, que pode ser aplicada diretamente nas hemorroidas externas, aliviando a dor, o desconforto, a dor ou a irritação.

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de cascas de Hamamélis;
  • 60 mL de parafina líquida;
  • 60 mL de glicerina.

Modo de preparo

Numa panela adicionar as cascas de hamamélis e a parafina líquida, deixar ferver por 5 minutos. A seguir, coar a mistura obtida, adicionar a glicerina e misturar bem. Por fim, colocar a pomada obtida num recipiente com tampa e manter na geladeira.

Assista o vídeo com o modo de preparo:

Outros cuidados para tratar hemorroidas mais rápido

Alguns cuidados são importantes para tratar as hemorroidas de forma mais rápida, evitar a piora dos sintomas ou prevenir o surgimento das hemorroidas, como:

  • Evitar usar o papel higiênico, para não irritar mais a pele;
  • Lavar a região anal com água e sabão após as evacuações;
  • Evitar fazer muito esforço para evacuar ou ficar sentado muito tempo no vaso sanitário;
  • Beber pelo menos 8 copos de água por dia, para ajudar a amolecer as fezes;
  • Fazer uma alimentação rica em fibras;
  • Evacuar sempre que sentir vontade, pois prender as fezes pode deixá-la mais endurecida, seca e difícil de evacuar;
  • Evitar ficar sentado por longos períodos, pois aumenta a pressão nas veias do ânus.

Além disso, beber chás como o chá de castanha da índia ou o chá de cipreste ou fazer banhos de assento em água morna por 10 a 15 minutos, 3 vezes ao dia, podem ajudar a aliviar os sintomas da hemorroida de forma mais rápida, complementando o tratamento médico. Confira outros cuidados para tratar hemorroidas mais rápido.

Esta informação foi útil?

Bibliografia

  • NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Treatment of Hemorrhoids. Disponível em: <https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/hemorrhoids/treatment>. Acesso em 26 Jul 2021
  • MOTT, T.; LATIMER, K.; EDWARDS, C. Hemorrhoids: Diagnosis and Treatment Options. Am Fam Physician. 97. 3; 172-179, 2018
  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Hemorrhoids and what to do about them. 2019. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/hemorrhoids_and_what_to_do_about_them>. Acesso em 26 Jul 2021
  • VARUT, Lohsiriwat. Hemorrhoids: From basic pathophysiology to clinical management. World Journal of Gastroenterology. 18. 17; 2009–2017, 2012
  • STAROSELSKY, A.; et al. Hemorrhoids in pregnancy. Can Fam Physician. 54. 2; 189-90, 2008
Mais sobre este assunto: