Hemorroida externa: o que é, sintomas, causas e tratamento

novembro 2022

As hemorroidas externas são veias dilatadas que saem do ânus, causando dor anal, principalmente ao evacuar, coceira no local, sangramento após esforço para evacuar e presença de um pequeno nódulo que sai pelo ânus.

As hemorroidas externas acontecem principalmente devido à força excessiva para evacuar, sendo comum em caso de prisão de ventre crônica. No entanto, pode ser causada também pelo fato de se ficar muito tempo em pé, sedentarismo, obesidade e envelhecimento.

É importante que as hemorroidas externas sejam avaliadas pelo proctologista ou gastroenterologista para que o tratamento para aliviar os sintomas seja indicado, podendo ser recomendada a realização de banho de assento, melhora dos hábitos alimentares e, nos casos mais graves, cirurgia.

Sintomas de hemorroidas externas

Os principais sintomas de hemorroidas externas são:

  • Dor aguda na região anal que piora ao evacuar e ao sentar;
  • Coceira no ânus devido a saída de muco e pequenas partículas de fezes;
  • Palpação de um ou mais nódulos ou bolinhas no ânus;
  • Pequeno sangramento após esforço para evacuar. 

Na maior parte das vezes, as hemorroidas externas também sangram devido ao traumatismo da veia durante a passagem das fezes ou ao limpar a região com o papel higiênico. Neste caso, o melhor a fazer é lavar a região sempre que se evacuar, com água e sabão, para diminuir os sintomas e assim atingir a melhora mais rapidamente.

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico das hemorroidas externas deve ser feito pelo proctologista ou gastroenterologista a partir da observação da região anal, em que pode ser observada a presença de veias dilatadas na região, confirmando a hemorroida externa.

Principais causas

As hemorroidas externas são veias dilatadas que saem pelo ânus devido ao esforço intenso durante as evacuações, sendo muitas vezes consequência da prisão de ventre crônica. Dessa forma, o desenvolvimento desse tipo de hemorroida é mais frequente em pessoas que possuem uma alimentação pobre em fibras, estão acima do peso ou estão grávidas, já que a gravidez pode interferir no funcionamento do intestino, deixando as fezes mais ressecadas e dificultando a sua eliminação.

Além disso, as hemorroidas externas podem ser consequência do envelhecimento e relaxamento das fibras de sustentação do esfíncter anal, do sedentarismo e/ ou do fato de trabalhar muitas horas em pé. Veja mais sobre as causas de hemorroidas.

Como tratar

O tratamento para hemorroidas externas normalmente é feito através da realização de um banho de assento morno, que ajuda a aliviar a dor e o desconforto da região. Além disso, pode ser orientado pelo médico a realização de introdução manual da hemorroida, que deve ser feito com o dedo limpo. O banho de assento irá desinchar o local e anestesiar, facilitando o processo de introdução manual.

No entanto, outras medidas também são importantes e fazem parte do tratamento inicial, como evitar usar papel higiênico, preferindo lenços umedecidos ou lavar o local com água e sabonete. Evitar pegar pesos, evitar fazer muita força para evacuar, comer mais fibras, beber bastante água, fazer atividade física e evitar ficar muitas horas de pé ou sentado.

Nos casos mais graves, quando não é possível encontrar alívio dos sintomas com estas medidas, pode ser indicada a realização de cirurgia para remover definitivamente a hemorroida. Veja como é feita a cirurgia para remover hemorroidas sem cortes.

Confira no vídeo a seguir os melhores remédios caseiros para melhorar as hemorroidas rapidamente:

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em novembro de 2022. Revisão médica por Dr.ª Clarisse Bezerra - Médica de Saúde Familiar, em outubro de 2019.

Bibliografia

  • HARVARD HEALTH PUBLISHING. Hemorrhoids and what to do about them. 2019. Disponível em: <https://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/hemorrhoids_and_what_to_do_about_them>. Acesso em 26 jul 2021
  • VARUT, Lohsiriwat. Hemorrhoids: From basic pathophysiology to clinical management. World Journal of Gastroenterology. 18. 17; 2009–2017, 2012
Mostrar bibliografia completa
  • STAROSELSKY, A.; et al. Hemorrhoids in pregnancy. Can Fam Physician. 54. 2; 189-90, 2008
  • NATIONAL INSTITUTES OF HEALTH. Treatment of Hemorrhoids. Disponível em: <https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/hemorrhoids/treatment>. Acesso em 26 jul 2021
  • MOTT, T.; LATIMER, K.; EDWARDS, C. Hemorrhoids: Diagnosis and Treatment Options. Am Fam Physician. 97. 3; 172-179, 2018
  • PHILLIPS, R.K.S; CLARK, S. Cirurgia Colorretal. 5 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2017. 231-236.
Revisão médica:
Dr.ª Clarisse Bezerra
Médica de Saúde Familiar
Formada em Medicina pelo Centro Universitário Christus e especialista em Saúde da Família pela Universidade Estácio de Sá. Registro CRM-CE nº 16976.

Tuasaude no Youtube

  • 7 Melhores Frutas para Soltar o Intestino Preso

    12:40 | 130900 visualizações
  • Hemorroida | Remédios Caseiros

    01:20 | 1354822 visualizações
  • Como fazer COCÔ do JEITO CERTO

    01:11 | 1657967 visualizações