7 formas de aliviar a dor da hemorroida

Manuel Reis
Informação do autor: Manuel Reis
Enfermeiro
Janeiro 2022

O tratamento para hemorroidas pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo proctologista para aliviar a dor e o desconforto, como Paracetamol ou Ibuprofeno, pomadas como Proctyl ou Ultraproct, ou cirurgia, nos casos mais graves, em que a hemorroida fica "presa" no ânus, por exemplo.

No entanto, algumas medidas caseiras, como fazer banhos de assento, comer alimentos ricos em fibra ou evitar usar papel higiênico para não ferir a região anal, também ajudam a aliviar a dor e a tratar as hemorroidas mais rápido, principalmente quando não se pode tomar remédios, como acontece na gravidez. Saiba mais sobre o tratamento para hemorroidas na gravidez.

Alguns cuidados importantes para tratar as hemorroidas mais rápido incluem:

1. Fazer uma alimentação rica em fibras

Para ajudar a tratar e evitar o agravamento das hemorroidas deve-se aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, como arroz integral, pão com cereais, linhaça e gérmen de trigo, pois ajudam a tornar as fezes mais moles, o que facilita o funcionamento do intestino e diminui a dor na hora de ir no banheiro.

2. Beber 2 litros de água por dia

Beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia ajuda a manter as fezes bem hidratadas, facilitando sua eliminação, o que reduz bastante a dor no momento de defecar e facilita a cicatrização da hemorroida.

3. Ir no banheiro assim que sentir vontade

Outra estratégia que pode ajudar bastante a aliviar a dor na hora de usar o banheiro consiste em ir ao banheiro sempre que se sentir vontade, isso garante que as fezes são eliminadas enquanto ainda estão hidratadas, diminuindo a dor e reduzindo a pressão sobre a hemorroida.

Pessoas que ficam muito tempo segurando para ir no banheiro normalmente acabam tendo fezes mais secas, que causam desconforto ao serem eliminadas, podem agravar as hemorroidas.

4. Evitar o uso de papel higiênico

Embora o papel higiênico seja uma das formas mais utilizadas para fazer a limpeza após o uso do banheiro, pode não ser uma boa opção quando se sofre com hemorroidas. Isso acontece porque o papel geralmente é irregular e pode causar irritação da região anal, aumentando o desconforto.

O recomendado é utilizar uma ducha ou, então, passar uma toalhita umedecida, por exemplo.

5. Praticar exercício físico regular

Praticar exercício físico regularmente, como caminhadas ou natação, aumenta a mobilidade do intestino e torna as fezes mais moldadas, ajudando-as a sair mais facilmente e diminuindo a dor.

6. Aplicar uma pomada para hemorroidas

As pomadas para hemorroidas, como Hemovirtus, Proctyl ou Ultraproct, são muito utilizadas no tratamento das hemorroidas porque possuem propriedades vasoconstritoras, analgésicas e anti-inflamatórias.

As pomadas devem ser indicadas pelo médico e aplicadas diretamente sobre a hemorroida, com uma suave massagem, de 2 a 3 vezes por dia, enquanto durar o tratamento. Conheça todas as pomadas para hemorroidas.

7. Fazer banhos de assento

Os banhos de assento são um ótimo tratamento natural para hemorroidas que podem ser feitos apenas com água morna cerca de 3 a 4 vezes por dia, pois a água morna ajuda a aliviar a dor e o desconforto.

Para fazer um banho de assento, basta encher uma bacia grande com água morna e sentar-se dentro dela, sem roupa íntima, por cerca de 20 minutos ou até a água esfriar.

Os banhos de assento podem ser mais eficazes se forem adicionadas plantas com propriedades anti-inflamatórias e vasopressoras à água. Veja como preparar algumas opções no vídeo a seguir:

Sinais de melhora

Os sinais de melhora das hemorroidas incluem o alívio da dor e do desconforto, principalmente ao evacuar e ao sentar, o desaparecimento de sangue nas evacuações ou após limpar a região anal e o desaparecimento de um ou mais papos na região anal, no caso de hemorroidas externas.

Sinais de piora

Os sinais de piora das hemorroidas incluem o aumento da dor e do desconforto, especialmente ao sentar ou evacuar, o aumento do volume do ou dos papos no ânus e o aumento de sangue nas fezes ou no papel higiênico após evacuar.

Esta informação foi útil?

Informação do autor:
Manuel Reis
Enfermeiro
Pós-graduado em fitoterapia clínica e formado pela Escola Superior de Enfermagem do Porto, em 2013. Membro nº 79026 da Ordem dos Enfermeiros.

Vídeos relacionados

  • Hemorroida | Remédios Caseiros

    01:20 | 1181329 visualizações
2.8 milhões