Como curar as hemorroidas

O tratamento para hemorroidas pode ser feito com remédios analgésicos e anti-inflamatórios prescritos pelo proctologista para aliviar a dor e o desconforto, como Paracetamol ou Ibuprofeno, pomadas como Proctyl ou Ultraproct, ou cirurgia, nos casos mais graves, em que a hemorroida fica "presa" no ânus, por exemplo.

Algumas medidas caseiras, como banhos de assento com água morna, e alguns cuidados, como evitar usar papel higiênico para não ferir a região anal, por exemplo, também ajudam a tratar as hemorroidas, principalmente em caso de hemorroidas na gravidez. Saiba mais detalhes sobre o tratamento de Hemorroidas na gravidez.

Seguem-se alguns cuidados importantes a ter para tratar as hemorroidas:

1. Fazer uma alimentação rica em fibras

Como curar as hemorroidas

Para ajudar a tratar e evitar o agravamento das hemorroidas deve-se comer alimentos ricos em fibras, como arroz integral, pão com cereais, linhaça e gérmen de trigo todos os dias para tornar as fezes mais moles e não causar dor na hora de ir no banheiro. Além disso, é importante beber cerca de 1,5 a 2 litros de água por dia.

2. Ir no banheiro assim que sentir vontade

Como curar as hemorroidas

Alguns estratégias importantes que podem ajudar a aliviar a dor é evitar fazer muita força para evacuar e não pegar pesos, indo no banheiro assim que sentir vontade.

Além disso, deve-se evitar usar papel higiênico, somente lavar a área com água e sabão, para não sentir tanta dor e não machucar a pele que está frágil.

3. Praticar exercício físico

Como curar as hemorroidas

Praticar exercício físico regularmente, como caminhadas ou natação, aumentam a mobilidade do intestino e torna as fezes mais moldadas.

Todos estes cuidados ajudam a aliviar a dor e o desconforto das hemorroidas, a fim de evitar que fiquem mais inflamadas e tornar as fezes mais moldadas, ajudando-as a sair mais facilmente, diminuindo a dor. Também se pode utilizar uma almofada em forma de círculo, aberta no centro quando se tem de sentar no trabalho por várias horas.

4. Aplicar pomadas para hemorroidas

Como curar as hemorroidas

As pomadas para hemorroidas, como a Hemovirtus, a Proctyl, a Ultraproct ou a Erva de bicho são muito utilizadas no tratamento das hemorroidas porque possuem propriedades vasoconstrictoras, analgésicas e anti-inflamatórias. As pomadas devem ser indicadas pelo médico e aplicadas diretamente sobre a hemorroida, com uma suave massagem, de 2 a 3 vezes por dia, enquanto durar o tratamento. Conheça todas as pomadas para hemorroidas.

Em alguns casos, o médico também pode recomendar comprimidos para aliviar a dor, como analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo.

Além disso, em alguns casos esta indicada a cirurgia principalmente nos casos mais graves em em que a hemorroida fica "presa" no ânus. Existem diversas técnicas cirúrgicas para remover a hemorroida, por isso, é o médico que decide de acordo com o tipo e a localização da hemorroida que técnica utilizar. Saiba como é feita a cirurgia para hemorroida.

5. Fazer banhos de assento

Os banhos de assento são um dos tratamentos caseiros para hemorroidas pode ser feito com água morna cerca de 3 a 4 vezes por dia, pois a água morna ajuda a aliviar a dor e o desconforto. Para fazer um banho de assento, basta encher uma bacia grande com água morna e sentar-se dentro dela, sem roupa íntima, por cerca de 20 minutos ou até a água esfriar.

Os banhos de assento podem ser mais eficazes se forem adicionadas substâncias anti-inflamatórias e vasopressoras à água, como a hamamélis, o cipreste ou a cebola, por exemplo. Veja como preparar algumas opções no vídeo a seguir:

Sinais de melhora

Os sinais de melhora das hemorroidas incluem o alívio da dor e do desconforto, principalmente ao evacuar e ao sentar, o desaparecimento de sangue nas evacuações ou após limpar a região anal e o desaparecimento de um ou mais papos na região anal, no caso de hemorroidas externas.

Sinais de piora

Os sinais de piora das hemorroidas incluem o aumento da dor e do desconforto, especialmente ao sentar ou evacuar, o aumento do volume do ou dos papos no ânus e o aumento de sangue nas fezes ou no papel higiênico após evacuar.

Mais sobre este assunto: