Alguns remédios para hemorróida, na forma de comprimidos, pomadas ou supositórios, como o Diosmin, o Proctyl ou o Ultraproct, podem ser utilizados para ajudar a aliviar os sintomas da hemorróida internas ou externas, como dor, sensação de queimação, coceira ou sangramento, pois possuem substâncias com ação anti-inflamatória, analgésica ou calmante.
Esses remédios devem ser usados com indicação do proctologista ou do clínico geral que pode indicar o melhor tratamento de forma individualizada e de acordo com o tipo de hemorróida. Em alguns casos, o médico pode também prescrever o uso de laxantes para tornar as fezes mais moles e analgésicos e anti-inflamatórios para diminuir a dor e combater a inflamação e o inchaço local, que causa coceira ou sangramento.
Durante o tratamento da hemorróida é importante manter o corpo hidratado, bebendo bastante água e fazer uma dieta rica em fibras. Além disso, alguns remédios caseiros, como o banho de assento com castanha da índia, por exemplo, podem ser usados para ajudar a aliviar os sintomas e acelerar a recuperação, complementando o tratamento indicado pelo médico.

Comprimidos para hemorroida
Os remédios na forma de comprimidos para hemorróidas, geralmente, possuem flavonóides ou bioflavonóides, como a diosmina e a hesperidina, que são substâncias com ação anti-inflamatória e protetora vascular, que atuam sobre as veias da hemorróida, diminuindo a sua dilatação e aumentando o tônus do vaso sanguíneo. Desta forma, esses comprimidos ajudam reduzir a inflamação e a aliviar os sintomas da hemorróida como dor, inchaço, sensação de queimação ou até sangramento.
Alguns exemplos de comprimidos para hemorróida com diosmina e hesperidina são:
- Diosmin;
- Daflon 500;
- Venaflon;
- Velunid;
- Flavenos;
- Flavonid;
- Perivasc.
A forma de uso depende da dose dos componentes nos comprimidos, sendo que no caso da diosmina e hesperidina, por exemplo, a dose recomendada para hemorróida é de 2 comprimidos contendo 450 mg de diosmina e 50 mg de hesperidina por dia, um de manhã e outro à noite, ou conforme orientação médica. Veja outras formas de usar a diosmina e hesperidina.
Além disso, o médico também pode indicar o uso de comprimidos anti-inflamatórios ou analgésicos, como o paracetamol ou o ibuprofeno, para reduzir a inflamação e a dor causados pela hemorróida.
Pomadas para hemorroida
As pomadas para hemorroida, como Proctyl, Proctan ou Ultraproct, podem ser utilizadas para a prevenção ou tratamento de hemorróidas internas ou externas, pois possuem substâncias com ação anti-inflamatória, anestésica ou calmante que ajudam a aliviar os sintomas de dor, coceira, ardor ou sangramento.
Essas pomadas podem ser aplicadas na região anal de 2 a 3 vezes ao dia ou conforme orientação médica. Para aplicar na hemorroida interna, é necessário introduzir a ponta da bisnaga no ânus e apertar para que a pomada chegue ao interior. Saiba como usar corretamente as pomadas para hemorróidas.
Supositórios para hemorroida
Os supositórios para hemorroida, possuem substâncias com ação anti-inflamatória, anestésicas, antisséptica e adstringente, que ajudam a reduzir a inflamação, estimular a regeneração e a cicatrização da pele, e aliviar a dor, inchaço, coceira no ânus ou sangramento, causados pela hemorróida.
Esses supositórios podem ser encontrados com os nomes comerciais Ultraproct ou Proctyl, e devem ser usados introduzindo o supositório profundamente no ânus, depois de defecar e de fazer a higiene da região anal. A dose normalmente recomendada pelo médico é de 1 supositório cerca de 2 a 3 vezes por dia, dependendo do tipo de supositório indicado.
Opções de remédios caseiros
Alguns remédios caseiros, como o banho de assento com a castanha da índia ou o cipreste, podem ajudar a aliviar os sintomas da hemorróida pois possuem propriedades vasodilatadoras e anti-inflamatórias, e podem ser usados para complementar o tratamento indicado pelo médico. Veja como preparar os remédios caseiros para hemorróida.
Os remédios caseiros para hemorróida não substituem o uso de medicamentos indicados pelo médico, porém podem ajudar a diminuir a dor causada pela hemorroida e acelerar a recuperação.
Veja como preparar alguns ótimos remédios caseiros no vídeo a seguir:
Como aumentar a eficácia dos remédios
Além do uso de remédios indicados pelo médico para diminuir o desconforto causado pela hemorroida, é necessário:
- Fazer uma dieta rica em fibras, como fruta e sementes, por exemplo;
- Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia, pois assim as fezes ficam mais macias;
- Não fazer muita força ao defecar e defecar sempre que surgir vontade;
- Usar almofadas para as hemorroidas quando se está sentado, que têm forma de aro para aliviar a dor;
- Fazer banhos de assento durante 15 a 20 minutos, cerca de 2 vezes ao dia para diminuir a dor;
- Evitar usar papel higiênico, lavando a região com água e sabão sempre que possível.
Em alguns casos, também pode ser necessário fazer uma cirurgia para remover a hemorroida, que só é feita quando os outros tratamentos não foram eficazes para controlar a dor, o desconforto e o sangramento, especialmente ao evacuar, mesmo após o tratamento com remédios. Conheça os principais tipos de cirurgia para hemorroida.