Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dermatofitose: sintomas e tratamento

A dermatofitose, também conhecida por tinha, caracteriza-se por uma infecção fúngica da pele, que pode começar pelo aparecimento de pequenas manchas, que podem se espalhar para o resto do corpo.

Este tipo de micose pode afetar animais e humanos em qualquer região de pele, como couro cabeludo, unhas, região da barba, pés, virilhas, entre outros, causando vermelhidão e coceira intensa. O tratamento consiste geralmente na administração de medicamentos antifúngicos tópicos e orais.

Dermatofitose: sintomas e tratamento

Quais os sintomas

Os sintomas podem variar, dependendo da região que é afetada pelo fungo, podendo ocorrer vermelhidão, coceira, aparecimento de manchas na pele, que podem ter um contorno um tom vermelho mais intenso, com relevo e descamação. Caso a infecção se dê nas unhas, estas podem tornar-se mais fracas, amareladas e quebradiças.

Tipos de dermatofitose

Existem vários tipos de dermatofitose, que são classificadas mediante a região da pele afetada:

1. Tinea capitis

A Tinea capitis, também conhecida por tinha do couro cabeludo, é uma infecção fúngica que afeta o couro cabeludo, causando descamação e coceira intensa e é mais frequente em crianças. Saiba quais as causas e sintomas da micose do couro cabeludo.

2. Tinea corporis

Este tipo de micose pode aparecer em qualquer região do corpo e geralmente manifesta-se sob a forma de manchas com um contorno vermelho, com ou sem relevo, com a aparência de uma espécie de anel. Saiba como identificar a Tinea corporis.

3. Tinea cruris

A Tinea cruris afeta principalmente a região da virilha, parte interna das cochas e nádegas, causando coceira intensa, sendo mais comum em pessoas do sexo masculino.

4. Tinea pedis

Também conhecida por pé de atleta, esta é uma infecção fúngica que afeta os pés e que se transmite geralmente em locais públicos úmidos, como balneários e piscinas, sobretudo se a pessoa andar descalça. Saiba como identificar e tratar a micose no pé.

Como é feito o tratamento

Geralmente, o tratamento consiste na administração de remédios antifúngicos, que podem ser aplicados diretamente na pele sob a forma de gel, pomada ou spray, como o clotrimazol, miconazol ou bifonazol.

Em casos mais severos, em que os produtos de ação tópica não tenham efeito, pode ser necessário tomar comprimidos, como o cetoconazol ou a terbinafina, por exemplo, que só devem ser usados se forem receitados pelo médico.

Tratamento caseiro

Existem algumas plantas que podem ajudar a tratar a dermatofitose e a aliviar a coceira, porque contêm propriedades antifúngicas e cicatrizantes.

As plantas que podem ser usadas para preparar remédios caseiros para a micose de pele são a sálvia, aipim, babosa e melaleuca, por exemplo. Veja como preparar estes remédios caseiros.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar