Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como ler o Rótulo dos Alimentos para Emagrecer

Você costuma ler o rótulo dos alimentos que consome? Isso é muito importante para saber exatamente o que está dentro da embalagem para poder decidir se irá comprar ou não.

Lendo o rótulo é possível saber se o produto é rico em açúcar, sal ou fibras, que são importantes para prevenir e controlar problemas de saúde como diabetes e pressão alta ou simplesmente emagrecer.

No Brasil algumas informações são obrigatórias, como a quantidade de gordura trans e mesmo que a quantidade seja igual a zero, é importante que ela esteja no rótulo. Também é obrigatório dizer se o alimento contém glúten, vestígios de amendoim ou nozes, por exemplo, porque estes alimentos causam alergia em muitas pessoas.

Saiba o que realmente é importante para procurar nos rótulos nesse vídeo:

Para entender o que está no rótulo, você precisa identificar:

1. Lista de ingredientes

A lista de ingredientes indica a quantidade deste nutriente presente no alimento e ela é feita indicando a ordem de maior para menor quantidade. Isso significa que o primeiro ingrediente é o que está em maior quantidade e assim sucessivamente. Por isso se num pacote de biscoitos na lista de ingredientes do rótulo o açúcar vier em primeiro lugar, fique alerta, porque a sua quantidade é muito grande. E se num pão integral, a farinha de trigo vier em primeiro lugar, isso indica que a quantidade de farinha comum é muito grande, e por isso o alimento não é tão integral assim.

Como ler o Rótulo dos Alimentos para Emagrecer

Na lista de ingredientes do rótulo também se encontram os aditivos, corantes, conservantes e adoçantes usados pela indústria, que muitas vezes aparecem como nomes estranho ou números. Veja 3 passos para diminuir o consumo de açúcar.

2. Informação Nutricional

A informação nutricional normalmente está indicada dentro de uma tabela, onde é possível saber as calorias do produto, a quantidade de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, sal e outros nutrientes opcionais, como açúcar, vitaminas e minerais.

Essa informação é dada com base em 1 porção do produto, que normalmente vem descrita em medidas caseiras, como 1 fatia de pão, 1 pacote, 5 bolachas ou 1 unidade.

A %VD indica a concentração de cada nutriente por porção do alimento, com base em uma dieta de 2000 kcal por dia. Assim, se na parte do açúcar tiver 20%, significa que 1 porção daquele produto já fornece 20% do açúcar total que deve ser ingerido por dia.

Como ler o Rótulo dos Alimentos para Emagrecer

Quem é diabético, por exemplo, deve procurar produtos que não contenham açúcar nos ingredientes e que sejam ricos em fibras na informação nutricional.

No caso de pessoas com pressão alta, o mais importante é observar o sal na lista de  ingredientes e a quantidade de sódio na informação nutricional. Entenda a diferença dos tipos de gordura mostradas no rótulo dos alimentos.

Como comparar os rótulos de alimentos diferentes

Para comparar produtos, deve-se avaliar a informação nutricional para uma mesma quantidade de cada produto. Por exemplo, se os rótulos de 2 tipos de pães dão a informação nutricional para 50 g de pão, então é possível comparar os dois sem fazer outros cálculos. No entanto, se o rótulo de um pão fornece a informação para 50 g e o outro fornece os dados para 100 g de pão, é necessário fazer a proporção para comparar de forma adequada os dois produtos.

O que procurar nos rótulos

Além de observar a lista de ingredientes e os nutrientes você deve optar pelos alimentos cujos rótulos não tenham em primeiro lugar nem açúcar, nem farinha de trigo e que não sejam ricos em sal ou sódio. Assim, o mais seguro é procurar sempre os alimentos sem adição de açúcar e os integrais, mas mesmo assim é importante verificar no rótulo se ele tem mesmo pouco açúcar e se não foi feito com farinha de trigo comum.

Você também poderá gostar de:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...