Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Aditivos alimentares prejudiciais para saúde

Alguns componentes que são adicionados aos produtos industrializados para deixá-los mais bonitos, gostosos, coloridos e também aumentar o seu tempo de validade podem fazer mal para a saúde, podendo provocar diarreia, hipertensão, alergia e até câncer, por exemplo.

Por isso, antes de comprar um alimento é muito importante ler o rótulo e, se a lista de ingredientes for muito grande ou não for simples de entender, o melhor é não comprar. Veja como identificar os aditivos nos alimentos.

Lista dos principais aditivos alimentares

Confira na tabela alguns exemplos de aditivos alimentares artificiais que fazem mal à saúde e quais os danos que podem causar:

E102 Tartrazina - Corante AmareloLicores, fermentados, cereais, iogurte, gomas, balas, caramelosHiperatividade, asma, eczemas, urticária, insônia
E120 Ácido CarmínicoSidra, bebidas energéticas, gelatina, sorvete, embutidosHiperatividade, asma, eczema e insônia
E124 Corante VermelhoRefrescos, gelatina, gomas, balas, geleias, compotas, bolachasHiperatividade, asma, eczema e insônia, pode causar câncer
E133 Corante Azul BrilhanteLaticínios, balas, cereais, queijos, recheios, gelatina, refrescoPode acumular-se nos rins e vasos linfáticos, provocar hiperatividade, asma, eczemas, urticária, insônia, câncer. É um corante absorvido pelo intestino e pode fazer com que as fezes fiquem verdes.
E621 Glutamato MonossódicoTemperos prontos, massa instantânea, batata frita, snacks, pizza, condimentos, produtos diet

Em doses baixas leva a uma maior atividade das células do cérebro e pode destruir os neurônios com rapidez, prejudicando o correto funcionamento do cérebro. Está contraindicado em pacientes com transtorno bipolar, doença de Parkinson, doença de Alzheimer, epilepsia e esquizofrenia.

E951 AspartameAdoçantes, refrigerantes diet, balas, chicletesA longo prazo pode ser cancerígeno. Não deve ser ultrapassada a quantidade de 40 mg/kg por dia.
E950 Acessulfame de PotássioAdoçantes, gomas, sucos de fruta industrializados, bolachas, sobremesas lácteas industrializadasConsumido a longo prazo pode ser cancerígeno.

Os conservantes e outros aditivos alimentares podem aparecer no rótulo apenas em forma de siglas ou com seu nome escrito por extenso, como apresentado na tabela.

​Os aditivos E471 e o E338, apesar de poderem ser perigosos, ainda necessitam de mais comprovação científica dos possíveis danos que podem provocar à saúde.

Aditivos alimentares naturais que não prejudicam a saúde

Alguns tipos de aditivos alimentares são naturais, pois são retirados de alimentos e não prejudicam a saúde, como, por exemplo, o E100 Curcumina, E162 Vermelho da beterraba, betanina e o E330 Ácido Cítrico. Estes podem ser consumidos com tranquilidade porque não fazem mal à saúde.

Veja também: 3 motivos para comprar alimentos orgânicos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...