O que você precisa saber?

O que é e para que serve o Sódio

O sódio é o principal ingrediente do sal de cozinha comum, que é o cloreto de sódio, importante para a manutenção do equilíbrio do pH do sangue, dos impulsos nervosos e da contração muscular. Ele é encontrado em praticamente todos os alimentos mas quando consumido em excesso pode causar aumento da pressão e doenças cardíacas.

Por isso, a Organização Mundial da Saúde recomenda que a quantidade de sódio que deve ser consumida diariamente deve ser de apenas 5g por dia para adultos saudáveis, o que equivale a uma colher de chá.

O que é e para que serve o Sódio

Onde encontrar o sódio

1 grama de sal de cozinha possui 40% de sódio no entanto, mas o sódio não é apenas encontrado em alimentos salgados, ele também está presente nos refrigerantes light e diet, que possuem quantidades expressivas dessa substância.

Enquanto 200 ml de refrigerante comum possui em media 10 mg de sódio, a versão light varia entre 30 e 40 mg. Assim, quem toma 1 litro de refrigerante light, consome 300 mg de sódio em um único dia, ultrapassando a quantidade ideal para a saúde.

Confira a quantidade de sódio em um copo de 200 ml:

Bebida Quantidade de sódio
Refrigerante zero 42 mg
Suco em pó 39 mg
Água com sabor 30 mg
Água de coco de caixinha 40 mg
Suco de soja 32 mg
Suco de caixinha sabor maracujá 59 mg

Outras fontes de sódio são os frutos secos e os frutos do mar. Saiba mais exemplos e as suas quantidades aqui.

O que é e para que serve o Sódio

Para que serve o sódio

O sódio é importante para a manutenção da saúde e tem como principais funções:

  • Garantir equilibrado o pH do sangue;
  • Favorecer os impulsos nervosos e a contração dos músculos;
  • Melhorar a qualidade os impulsos elétricos do coração;
  • Equilibrar a quantidade de água no corpo;
  • Favorecer o funcionamento dos rins.

Mas além do sódio, o potássio também é importante para a saúde e o equilíbrio entre o sódio e o potássio no sangue é fundamental para que o corpo funcione corretamente.

Complicações do excesso de sódio 

O excesso de sódio causa retenção de líquidos e por isso a pessoa pode ficar inchada, com as pernas pesadas, cansadas e com celulite. Além disso, aumenta o risco de hipertensão, derrame, problemas renais e osteoporose.

Como diminuir o consumo de sódio

A melhor forma de diminuir o consumo de sódio diariamente é não consumindo refrigerantes, e usando menos sal para temperar. Um bom substituto do sal comum é o sal de ervas, que te ensinamos a preparar no vídeo a seguir:

Outras dicas que podem ajudar são não ter um saleiro em cima da mesa, não temperar saladas com sal, não comer salgadinhos fritos ou biscoitos salgados ou batata frita, por exemplo. Além disso tudo, você precisa ter o hábito de ler os rótulos de todos os alimentos induztrializados, procurando a quantidade de sódio presente.

Quantidade ideal de sódio no sangue

A quantidade de sódio no corpo pode ser medida através de um simples exame de sangue. Os valores de referência do sódio no sangue variam entre 135 a 145 mEq/L.

O sódio pode estar aumentado em caso de desidratação, sudorese excessiva, vômito, diarreia, diabetes, coma, doença hipotalâmica, uso de esteróides ou pílula contraceptiva. Pode estar diminuído em caso nde insuficiência cardíaca, cirrose, vômito, diarreia, doença renal, insuficiência adrenal, síndrome nefrótica, intoxicação por excesso de água, efeito colateral de alguns remédios como tiazidas e diuréticos. 

Mais sobre este assunto:
Carregando
...