Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

10 motivos para comer Proteínas

As proteínas são nutrientes necessários para o organismo produzir partes essenciais do corpo, como músculos, hormônios, tecidos, pele e cabelo. Além disso, as proteínas foram os neurotransmissores, que são os responsáveis por transmitir os impulsos nervosos que formam os pensamentos e os comandos físicos para o corpo se movimentar.

As proteínas são um nutriente encontrado em alimentos como carnes, peixes, ovos e derivados do leite, além de existir em alimentos de origem vegetal, como soja, feijão, amendoim, gergelim e lentilha.

10 motivos para comer Proteínas

Veja a seguir 10 motivos para comer proteínas:

1. Produzir massa muscular

As proteínas são nutrientes essenciais para a manutenção e aumento da massa muscular, pois para o músculo crescer é preciso ter, além da prática de atividade física regular, um consumo adequado de proteínas de boa qualidade, como as encontradas em alimentos de origem animal, como carne, frango e ovos.

A quantidade de proteína a ser consumida para ter hipertrofia varia de acordo com o peso e com o tipo e a quantidade de atividade físcia pratica. Veja quais alimentos ajudam a ganhar massa muscular.

2. Produzir anticorpos

Os anticorpos e as células de defesa do organismo são feitos a partir de proteínas, e sem uma ingestão adequada desse nutriente o sistema imunológico fica enfraquecido e o organismo passa a ser mais suscetível a doenças e infecções.

Além do consumo adequado de proteínas, outros nutrientes como zinco, selênio e ômega-3 também são importantes para manter uma boa imunidade. Veja dicas para aumentar o sistema imunológico.

3. Manter pele e cabelos saudáveis

10 motivos para comer Proteínas

As proteínas são as responsáveis por formar o colágeno, substância que dá firmeza à pele e previne as rugas e marcas de expressão. Além disso, a queratina, principal componente dos cabelos, também é uma proteína, e por isso cabelos saudáveis precisam desse nutriente.

É importante lembrar que alimentos como carne e ovos, que são naturalmente ricos em proteínas, são os principais responsáveis por produzir colágeno e queratina, não sendo necessário focar o consumo em alimentos ou suplementos de colágeno.

4. Equilibrar os hormônios

Os hormônios também são substâncias no organismo formados por proteínas, e por isso para ter um bom equilíbrio hormonal é necessário consumir adequadamente este nutriente. Problemas como Síndrome dos Ovários Policísticos, estresse ou ansiedade podem ser causados por alterações hormonais, e uma alimentação equilibrada é essencial para melhorar os sintomas e tratar as doenças.

5. Manter um bom Sistema Nervoso

Os neurotransmissores como adrenalina e acetilcolina são feitos de proteínas, e são os responsáveis por transmitirem os impulsos nervosos que geram os pensamentos, as emoções e os comandos que fazem todo o organismo se movimentar e funcionar adequadamente.

10 motivos para comer Proteínas

6. Recuperação de feridas e cirurgias

As proteínas são a base principal da formação de novos tecidos, sendo necessárias para recuperar problemas como feridas e cortes de cirurgias. Elas formam partes essenciais do corpo, como vasos sanguíneos, tecido conjuntivo, células, colágeno e pele, sendo importante ter um consumo adequado de proteínas após grandes cirurgias, como cirurgia cardíaca e transplante de órgãos.

7. Transportar oxigênio

Os glóbulos vermelhos, células responsáveis pelo transporte de oxigênio no sangue, são formados por proteínas, e por isso um baixo consumo desse nutriente pode causar problemas como anemia, fraqueza, palidez e falta de disposição.

8. Fornecer energia

Além dos carboidratos e das gorduras, as proteínas também podem ser utilizadas como substrato para produzir energia no organismo e regular a glicemia, especialmente em dietas pobres em carboidratos. Cada grama de proteínas fornece 4 kcal, a mesma quantidade fornecida pelos carboidratos.

9. Manter a saúde das articulações

A articulações são formadas por tendões e têm uma grande presença de colágeno, que funciona como um amortecedor entre os ossos, evitando o seu desgaste e o aparecimento de dores. Assim, como o colágeno é feito de proteínas, elas também são importantes para manter uma boa saúde das articulações e prevenir lesões durante a prática de exercícios físicos, que forçam muito as articulações. Veja para que serve e quando usar o colágeno.

10 motivos para comer Proteínas

10. Digerir e absorver os alimentos

O suco gástrico e as enzimas digestivas são formados por proteínas, responsáveis por quebrar os alimentos em partículas menores que serão absorvidas pelo intestino.

Além disso, as células do intestino possuem transportadores que são formados por proteínas e que funcionam como portas que permitem a entrada dos nutrientes digeridos no organismo.

Quantidade de proteínas que se deve comer por dia

A quantidade necessária de proteínas que se deve comer por dia varia de acordo com o peso da pessoa e com a atividade física praticada. Por exemplo, um adulto que:

  • Não pratica atividade física necessita de 0,8 g de proteína por cada kg de peso;
  • Pratica atividade física leve precisa de 1,1 a 1,6 g de proteína por kg de peso;
  • Pratica musculação necessita de 1,5 a 2 g de proteína por kg de peso.

Isso significa que um praticante de musculação com 70 kg precisa ingerir 105 g a 140 g de proteína, que deve ser distribuída ao longo do dia para ter um bom resultado de manutenção e produção de massa muscular. Conheça 10 Suplementos para ganhar Massa Muscular.

Para saber mais sobre os alimentos ricos em proteína, assista ao vídeo a seguir:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...