Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Suplementos alimentares: O que são, para que servem e como usar

O que são:

Os suplementos alimentares são substâncias químicas produzidas especialmente para complementar a alimentação. Eles podem ser compostos de todas as vitaminas e minerais e por isso são conhecidos como Multivitamínicos ou podem conter apenas determinadas substâncias, como ocorre no caso da Creatina e da Spirulina, que são indicados especialmente para quem pratica algum tipo de atividade física.

Suplementos alimentares: O que são, para que servem e como usar

Para que servem os suplementos alimentares

Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação saudável e não como forma de substituição e eles devem ser utilizados sob indicados de um médico ou nutricionista. Existem suplementos alimentares que contêm todos os nutrientes diários necessários (polivitamínico e minerais), como o Centrum e o Oneaday, e existem aqueles suplementos que contêm uma quantidade muito maior de proteínas, carboidratos ou outros componentes.

Os tipos de suplementos alimentares que existem são:

  • Suplemento alimentar hipercalórico: para engordar
  • Suplemento alimentar proteicos: para ganhar massa muscular
  • Suplemento alimentar termogênico: para emagrecer
  • Suplemento alimentar antioxidante: contra o envelhecimento
  • Suplemento alimentar hormonal: regularizar os sistema hormonal

Veja o que pode acontecer se tomar medicamentos ou suplementos sem orientação de um profissional de saúde.

Como usar os suplementos alimentares

Para tomar os suplementos alimentares sem prejudicar à saúde é importante só tomar o suplemento indicado pelo médico ou nutricionista respeitando o tipo e a dose recomendada pelo profissional porque o excesso de vitaminas ou outras substâncias também podem prejudicar o fígado e os rins, causando intoxicação e até mesmo câncer.

Quando o suplemento é indicado por um profissional da saúde devidamente certificado ele é seguro para ser usado por aquela pessoa a que se destina e para garantir a sua eficácia é importante seguir as recomendações médicas em relação à dose e ao tempo que deve ser ingerido.

Suplementos alimentares para emagrecer

Os suplementos alimentares para emagrecer são os termogênicos, pois eles aumentam o metabolismo basal e contribuem para eliminação de gordura. Alguns exemplos são: Whey protein, CLA, Cafeína, L- Carnitina, Ômega 3. Apesar de serem eficazes no processo de emagrecimento, estes suplementos não excluem a necessidade de seguir uma dieta hipocalórica e realizar atividade física, sendo somente uma forma de alcançar melhores resultados mais rapidamente.

Suplementos alimentares para ganhar massa muscular

Os suplementos alimentares para ganho de massa muscular só devem ser utilizados por quem pratica atividade física regularmente. Eles, quando são devidamente utilizados, podem ajudar a aumentar a massa muscular, pois contêm os "tijolos" que formam os músculos.

Alguns exemplos de suplementos alimentares para ganho de massa muscular são: M-Drol, extreme, Mega Mass, Whey protein, Linolen e L-carnitina.

Suplementos alimentares naturais

Os suplementos alimentares naturais são melhores que os sintéticos, pois não prejudicam o corpo, mas apesar disso, eles também só devem ser utilizados sob orientação do médico ou do nutricionista.

Alguns exemplos de suplementos alimentares naturais para emagrecer são: Pimenta caiena, Açaí e African Mango, da marca internacional Biovea.

Veja alguns exemplos de suplementos que podem ser feitos em casa:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...