Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

3 principais causas da gastrite

A gastrite é uma inflamação do estômago que deve ser tratada rapidamente para evitar suas possíveis complicações, como úlcera gástrica e até câncer no estômago.

Embora o tratamento normalmente seja fácil, é muito importante descobrir quais as suas causas para evitar que volte a surgir provocando sintomas muito incômodos como dor de barriga, náuseas, vômitos ou falta de apetite.

Assim, as 3 causas mais comuns do surgimento de gastrite são:

1. Excesso de estresse

3 principais causas da gastrite

O estresse é uma das causas mais comuns de gastrite e de outros desconfortos gástricos. Em alguns momentos intensos da vida, o estômago pode produzir mais ácido clorídrico e menos muco protetor da mucosa do estômago e isso pode levar a uma irritação e inflamação do estômago, originando a gastrite. Ela também pode ser chamada de gastrite nervosa, aguda ou erosiva, que é caracterizada apenas por uma lesão superficial.

Geralmente, este tipo de gastrite se cura com o controle da ansiedade e do nervosismo que a causaram. É muito comum que estudantes em períodos de testes e provas desenvolvam gastrite aguda, assim como pessoas submetidas à muita pressão no trabalho, por exemplo.

2. Consumo de alimentos contaminados

3 principais causas da gastrite

Alimentos contaminados com uma bactéria chamada Helicobacter pylori é uma causa comum de gastrite e, muitas vezes, o paciente permanece sem sintomas por muitos anos. A bactéria permanece na superfície dos alimentos crus e, ao serem ingeridos, colonizam o estômago. Isso causa uma infecção, perturbando o controle da secreção de ácido clorídrico e provocando uma diminuição da defesa da mucosa. Veja os sintomas da Helicobacter pylori no estômago.

A gastrite é, geralmente, curada com a erradicação da bactéria, com antibióticos específicos, orientados pelo gastroenterologista. O diagnóstico definitivo da presença da bactéria pode ser feito através de uma biópsia do tecido do estômago, retirado durante uma endoscopia digestiva.

Nem todas as pessoas que ingerem a bactéria são sensíveis a ela, porém, algumas pessoas desenvolvem gastrite ao ingerirem alimentos contaminados com esta bactéria.

Veja como deve ser a dieta para tratar gastrite e úlcera.

3. Uso de alguns medicamentos

3 principais causas da gastrite

A necessidade de tomar alguns medicamentos, especialmente os anti-inflamatórios não esteroides (AINE), pode causar gastrite, sendo que esta causa é muito comum em pacientes idosos.

Isso acontece porque este tipo de remédios fragiliza a mucosa do estômago, causando gastrite. Esse tipo, a gastrite crônica, geralmente evolui lentamente e pode produzir úlceras e sangramento.

As lesões superficiais causadas pelo uso deste tipo de medicamento desaparecem com a sua interrupção.

Outras possíveis causas da gastrite que também podem ser citadas são o consumo de álcool, o cigarro e certas doenças, como a doença de Crohn e o linfoma, por exemplo.

Assista o vídeo para saber identificar os sintomas:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...